Fórum de discussões do Antrvm Ratvs

Pintura do ME-109 G2 do Kommodore Hannes Trautloft, JG54.

Compartilhe
    Kommodore Gigio

Pintura do ME-109 G2 do Kommodore Hannes Trautloft, JG54.

Mensagem  Kommodore Gigio em 14/11/11, 08:01 am

Caros colegas e amigos do Jarbinha (saudades do amigo da cavalaria). Eu aqui no meu exílio estou montando um BF-109 G2 do JG54 (Kommodore Hannes Trautloft).
    Também estou montando 3 spits e 1 Tempest que está quase pronto,,,sim é aquele que comprei da Eduard a muitos anos...
    Pois bem, parece haver uma grande confusão na côr marrom que o Me de Trautloft utiliza , alguns dizem ser RLM 79.( Utilizado no teatro de operações no Norte da Africa juntamente com o RLM 78. ) Já li que o marrom poderia ser uma côr Russa (não duvido também, pois o JG54.... muito "non standard" em vários aspectos) . Para resumir, as cores superiores são RLM 2 , RLM 70 e o tal do marrom, que gostaria de saber se alguém pode ajudar ou dar uma sugestão.
    Grande abraço e estarei participando com este BF 109 G2 e com o TEMPEST do Curitibano Pierre Clostermann no IPMS Madri que irá acontecer no início de Março. Pretendo também levar estes 2 kits para o IPMS em São Paulo e o IPMS UK em Novembro de 2012.
    Quem sabe o clube faz uma janta ou promove alguma coisa para mandar algúem aqui pra Março participar? Grande abraço a todos e obrigado.

Kommodore Gigio.
    Admin
    Admin

Re: Pintura do ME-109 G2 do Kommodore Hannes Trautloft, JG54.

Mensagem  Admin em 14/11/11, 08:34 am

Fala Gigio...

Espero que alguém mais qualificado aqui te ajude, pq Luftwaffe não bem a minha praia. Vou ver o que consigo, mas como dizia o Luiz Amaral: o negócio é não pintar de azul o que era vermelho...

Pois é, seria ótimo participar de uma dessas grandes convenções européias. Via as fotos da IPMS Modelworld e do concurso Torrent ainda outro dia. De babar.

Vc não vai no GPPSD em Sampa no próximo fim de semana?

Abraço

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Kommodore Gigio

Mensagem  Kommodore Gigio em 14/11/11, 12:14 pm

[
    Grande Mestre Rato! Obrigado por responder meu tópico, espero que algum Germanólogo de carterinha possa me dar uma dica. Sim, adoraria ir a São Paulo! Mas infelizmente só vou ao Brasil em Janeiro e bem rapidamente. Em Sampa conheço um pouco o pessoal, mas só é meu amigo de manter contato o Adrian Vaudano, pois fomos colegas na VARIG desde 1988. Ele é ligado ao IPMS e é juiz nos concursos que eles promovem. Participei já umas vezes, o Jarbas sabe. Mas o nível é muito alto e eu sou um pequeno gafanhoto perto dos grandes mestres.
    Descobri hoje que teve uma exposição do IPMS POA. Na verdade eu nem sabia que havia um IPMS POA. Vocês fazem parte? Quero aproveitar pra te dizer que o site é muito bacana. E eu sei que vocês se reunem bastante. Isto que eu sinto falta. Aqui em Madri o IPMS é só virtual , não existe uma sala ou um lugar pra se reunir. E eu não gosto muito de mundo virtual, gosto do real, conversar e aprender com os outros modelistas.
    É isso Amigo Rato, se falar com o Jarbas diz pra ele me mandar um email, eu não reconheci ele entre os usuários deste site, deve ter um nome de guerra diferente. Abraço e um dia ainda volto a POA ou Caxias do Sul, onde sou natural. (gringo da serra).
    Abraço!
    Gigio.

quote="Admin"]Fala Gigio...

Espero que alguém mais qualificado aqui te ajude, pq Luftwaffe não bem a minha praia. Vou ver o que consigo, mas como dizia o Luiz Amaral: o negócio é não pintar de azul o que era vermelho...

Pois é, seria ótimo participar de uma dessas grandes convenções européias. Via as fotos da IPMS Modelworld e do concurso Torrent ainda outro dia. De babar.

Vc não vai no GPPSD em Sampa no próximo fim de semana?

Abraço

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    [/quote]
    Brettas

Mensagem  Brettas em 27/03/12, 07:15 am

Gigio e Rato,
    Infelizmente somente agora vi o tópico, mas se ainda for de alguma ajuda, segue algumas informações que tenho.
    Existem realmente uma série de informações, algumas erradas, sobre o uso das cores pelo JG 54 do "Ostfront".
    O certo é que o JG 54 usou uma grande variedade de cores e camuflagens durante aquele período, tando no Bf 109 quanto no Fw 190.
    Alguns autores, analisando documentos e as poucas fotos coloridas da época, tem afirmado que o RLM 79 não foi usado em muitos aviões, pois muitos eram aeronaves com pintura inicial européia, portanto 74, 75 e 76. Muitas dessas aeronaves eram pintadas em campo utilizando tintas que foram enviadas e talvez até tintas encontradas, principalmente em Silverskaya, base importante do JG 54.
    Um esquadrão famoso, o JG 5 que tinha base em Petsamo na Finlândia, recebeu grande número de Bf 109F e G destinados ao Norte de África, portanto pintados em RLM 79, 78 e um verde escuro que poderia ser RLM 80. Fez grande uso desse padrão, aplicando o branco temporário para melhorar a camuflagem.
    Bergströn e Sundin, no seu último livro usam o AMT-4, muito parecido com o RLM 82 nos perfis das aeronaves, trocando o RLM 79 pelo RLM 02. Merrick diz que o 61 e 62 e até mesmo misturas de cores como o 04 e 23 ou o 81 e 82, poderiam ter sido usadas.
    Para resumir essa confusão, esse Bf 109G-2 voado pelo Major Hannes Trautloft em 1942 poderia ter as cores RLM 76 (partes inferiores), 04 (papo e faixa), 70, 02 e 82 (ou AMT-4).
    Estou enviando 4 imagens para você dar uma olhada.
    Infelizmente não tenho referência da foto colorida que me foi enviada por um amigo.
    Um abraço!

Fonte: http://www.bf-109.com/

Fonte: http://www.bf-109.com/

Fonte: http://theprofilepaintshop.blogspot.com.br/

Zarichta

Mensagem  Zarichta em 28/03/12, 10:41 pm

Grande Brettas.
    Essa eu vou anotar aqui Smile

Abraço
    Brettas

Mensagem  Brettas em 30/03/12, 06:32 pm

Zarichta escreveu:Grande Brettas.
    Essa eu vou anotar aqui Smile

Abraço

Legal Zarichta, se tiver alguma informação, posta qui pra a gente!
    Abração!

PS.Lembrando que esse G-2 era pressurizado! Wink
    Admin
    Admin

Mensagem  Admin em 01/04/12, 07:46 pm

Nada como um experten...
    Valeu Brettas. Essa tá guardada.

Abração

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Kommodore Gigio

agradeço ao Brettas.

Mensagem  Kommodore Gigio em 09/10/12, 05:59 am

Caro Brettas.
    Muito Obrigado. O Me do Kommodore Hannes Trautloft está quase pronto, irá participar do IPMS Uk em Telford. Espero não fazer feio. Prometo colocar fotos quando estiver pronto. Grande abraço a todos os amigos do Rio Grande e especialmente de POA!
    Kommodore Gigio

9./ JG54.

Mensagem  Kommodore Gigio em 11/10/12, 03:36 pm

Caros modelistas, acabei de constatar que meus decals são uma grande porcaria, portanto o 109 de Hannes Trautloft fica pra próxima, meu G2 vai ser do 9./JG54. Mas está quase impossível de conseguir fotos deste G2 desta unidade, do III Gruppe. Consegui somente do GELB 3, mas quero mais de outros Aviões, alguém tem uma referência boa de Profiles do 9./JG54? Abraço! e o avião está a ponto de começar a pintura....
    Kommodore Gigio

109 G2 JG54.

Mensagem  Kommodore Gigio em 30/01/13, 05:28 am

Queridos amigos modelistas, em especial ao Bretas, que me ajudou no tocante a algumas dúvidas que tive. Meu 109 ficou pronto e tive a oportunidade de levá-lo ao IPM em TELFORD. Participei do concurso e foi muito emocionante. Fiz amizade com uns modelistas fera (Luis Mira e Chema) aqui de Madri. Os 2 venceram medalha de OURO e Troféu do BOMBER COMMAND. São fera mesmo estes caras. Se alguém quiser ver meu 109G2 do JG54 as fotos estão em WEBMODELISMO.COM na parte superior tem um link que se chama TUWEBMODELISMO e lá vocês encontrarão as fotos com a bandeira do nosso BRASIL.
    Abraço a todos.
    Zarichta

Mensagem  Zarichta em 12/02/13, 09:04 am

Kommodore Gigio escreveu:Queridos amigos modelistas, em especial ao Bretas, que me ajudou no tocante a algumas dúvidas que tive. Meu 109 ficou pronto e tive a oportunidade de levá-lo ao IPM em TELFORD. Participei do concurso e foi muito emocionante. Fiz amizade com uns modelistas fera (Luis Mira e Chema) aqui de Madri. Os 2 venceram medalha de OURO e Troféu do BOMBER COMMAND. São fera mesmo estes caras. Se alguém quiser ver meu 109G2 do JG54 as fotos estão em WEBMODELISMO.COM na parte superior tem um link que se chama TUWEBMODELISMO e lá vocês encontrarão as fotos com a bandeira do nosso BRASIL.
    Abraço a todos.

Grande Gigio!
    Não encontrei. Poderia psotar aqui?

Abraços!!

Cristian
    Kommodore Gigio

Mensagem  Kommodore Gigio em 12/02/13, 02:16 pm

Cristian, tá na pagina web de um modelista Espanhol, ele se chama Raul Corral.
    O site é webmodelismo.com Dentro do site tem um atalho acima no lado direito que diz "tuwebmodelismo". Lá estão fotos de vários kits de vários modelistas. Tem um 109 com a bandeira do Brasil, este é o meu, dá uma olhada e vê se tu gosta. Abraço!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 24/09/17, 04:36 pm