Fórum de discussões do Antrvm Ratvs

Messerschmmit Bf 109 E-3 - Major Hans "Assi" Hahn

Compartilhe
    rodrigobm

Messerschmmit Bf 109 E-3 - Major Hans "Assi" Hahn

Mensagem  rodrigobm em 30/11/11, 06:50 pm

Oi!

Olha só pessoal, vou montar mais um Bf 109, quarto ou quinto esse ano, nem eu sei mais. E talvez eu faça mais um depois deste ainda, não sei. Aliás eu não sei nada de nada. Depois acho que farei um P-40N...

Desta vez vai ser um kit da Tamiya, ainda em 1:72, enquanto o problema de espaço persistir.... Embora seja um E-4/7, eu vou replicar um E-3, o aparelho “branco 13” voado pelo Major Hans “Assi” Hahn na primavera de 1940 quando este fazia parte do 4./JG 2, em Northern, Alemanha.

O kit:

Embalagens lacradas ainda, esse kit chegou semana passada…

O kit da Tamiya é muito bom, ah mas a fuselagem do ICM é mais comprida (2,5mm) e portando correta... Bom, sendo honesto eu não estou nem aí para isso. A qualidade do plástico da Tamiya é excelente, a injeção ótima, sem rebarbas....

As transparências são ótimas...

Os decais que vieram com ele não estão grande coisa, estão meio amareladas, mas não vou usar mesmo...

Vou usar essas que comprei faz uns meses na Eagle Editions:

A versão vai ser o “White 13”:

Algumas pequenas comodidades, máscaras para o canopy:

Cintos da Eduard, que devem chegar em 3 ou 4 dias (shippados da LM fazem dois meses...) Já foram liberados na alfândega...

E vou usar esse volume da Osprey que comprei dias atrás do Frank Castle na WK, e que ele enviou muito rápido, valeu Castle!

Bem, esse vai andar mais devagar que os demais, ficaria feliz se conseguisse trabalhar nele um ou dois meses, mas eu não sei se consigo levar esse tempo, ando meio compulsivo...

Admin
    Admin

Re: Messerschmmit Bf 109 E-3 - Major Hans "Assi" Hahn

Mensagem  Admin em 30/11/11, 09:05 pm

Ihhhh, acho que vc tá é gostando desse troço...

Soca pólvora por que o kit é bom. Tenho um já com RLM65 parado. Uma hora vou retomar... Quem sabe vendo o seu não me animo?

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 11/12/11, 09:55 pm

Pô, Rodrigão...

Qual é o teu tipo sanguíneo ? Se for A Positivo, vou querer uns ml para ver se vem junto esse DNA de "Linha de Produção"... o homem é uma máquina de moer estireno...

Achei mais legal o primeiro profile... aquele com a camuflagem escura... mas agora já compraste tudo para fazer o outro, né ?... (além disso, quem falou que era para eu dar pitaco ? srsrss...)

Com certeza, será mais um belo trabalho. Agora, vê se passa essas moscas nos cobres e te atira logo nos 1/48, porque onde se guarda 3 Me-109 1/72, com certeza cabe um 1/48... aí vais levar mais tempo para montar o kit, pois tem mais peças, dá para detalhar mais, etc... aí fica montando só essas moscas de fruta: 109, Polikarpov I-16, Storch, F-2, P-40... aí quando mudares, começa a incrementar os caças mais "taludos": P-47, Dauntless, Hellcat, etc... essa é minha sugestão.

Forte abraço.
    Jet Cool
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 13/12/11, 08:31 pm

Admin escreveu:Ihhhh, acho que vc tá é gostando desse troço...

Soca pólvora por que o kit é bom. Tenho um já com RLM65 parado. Uma hora vou retomar... Quem sabe vendo o seu não me animo?

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

Obrigado por acompanhar Mestre Rato. Pretendo melhorar a qualidade com este trabalho. Ao menos me esforçarei para tal Very Happy
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 13/12/11, 08:36 pm

Jetcommando escreveu:Pô, Rodrigão...

Qual é o teu tipo sanguíneo ? Se for A Positivo, vou querer uns ml para ver se vem junto esse DNA de "Linha de Produção"... o homem é uma máquina de moer estireno...

Achei mais legal o primeiro profile... aquele com a camuflagem escura... mas agora já compraste tudo para fazer o outro, né ?... (além disso, quem falou que era para eu dar pitaco ? srsrss...)

Com certeza, será mais um belo trabalho. Agora, vê se passa essas moscas nos cobres e te atira logo nos 1/48, porque onde se guarda 3 Me-109 1/72, com certeza cabe um 1/48... aí vais levar mais tempo para montar o kit, pois tem mais peças, dá para detalhar mais, etc... aí fica montando só essas moscas de fruta: 109, Polikarpov I-16, Storch, F-2, P-40... aí quando mudares, começa a incrementar os caças mais "taludos": P-47, Dauntless, Hellcat, etc... essa é minha sugestão.

Forte abraço.
    Jet Cool

Mestre Volmir, Muito Obrigado por acompanhar. Sim meu sangue é A+ mas é meio gordo heheheh.

Te faço uma contra proposta: Monto um 1:48 e te dou um 1:48 e montamos juntos nos sábados de encontro da GE. Tenho um P-47 com decais FAB lacrado que te sensibilizaria. Very Happy
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 13/12/11, 08:40 pm

Bom pessoal;

Sinto a necessidade de deixar clara uma coisa: Não sou um excelente modelista, e procuro me divertir tão somente. Preciosismo, só no serviço, pois é dele que eu tiro os proventos pra minha família e por que não, é dele que vem a grana que eu invisto no modelismo. E deu. Porém isso não significa que, dentro do meu propósito, eu queira melhorar. Melhorar? Mas em quê? Precisamos identificar as fraquezas antes. As minhas principais estão na pesquisa e na montagem. Comecei a criar o hábito de incluir livros nas compras e não só kits, ferramentas e insumos. Ainda estou longe de esmiuçar os detalhes de um kit – nunca o farei - mas os livros ajudam a melhorar um pouco a pesquisa.

Outra grande fraqueza: Meu espaço em casa é ruim, e estando em casa, acabo muitas vezes reduzindo o tempo nos kits, pois preciso sempre estar “lambendo” meus filhotes, vivo muito em função deles, o que me agrada demais. Acabo querendo fazer tudo muito rápido o que nem sempre é recomendável. Resolvi comprar um novo apartamento que é pensado e será escolhido em função de um espaço confortável para fazer e expor meus modelos. Em relação ao tempo, criei o hábito de atender ao convite dos excelentes amigos da Gruta Estirênica, e além da ótima companhia e camaradagem que existe aí, procuro maximizar o tempo, e professor lá é o que não falta para dicas e críticas, que eu levo a sério. Se uma pessoa dispõe de seu tempo para sugerir ou criticar algo, o mínimo que devo fazer é escutar e refletir. Sei bem que existem os críticos que na realidade só estão interessados em “pentelhar”, por necessidade de auto-afirmação constante, na internet tem uma porção deles, mas na GE não tem ninguém assim.

Sendo assim, resolvi encarar esse kit de maneira diferente e fazer um trabalho que realmente esteja de acordo com os meus limites estabelecidos. Achei importante deixar isso posto aqui.

Bem, o começo é o de sempre: Cockpit. N.E: Moeda emprestada do Zarichta

Não quis replicar o real, e fiz uso de alguma licença poética, para que ficasse ao meu gosto, com sprue esticado. Tudo foi pintado com: Selador plástico => Primer automotivo => Sombreamento (preto) => laca emulada via color chart da Eagle (RLM02) => RLM02 clareado com branco diluído => Verniz automotivo brilhante => Detalhes pintados com esmalte Model Master => Wash com óleo Van Gogh “Raw Umber” e tudo selado com verniz fosco Easy Colors (verniz brilhante + fosqueante).

Aqui uma foto já com verniz fosco, faz muita diferença e complementa bem o restante do processo.

O painel: Resolvi dar mais atenção ao invés de aplicar um PE, esses painéis da Tamiya valem o desafio:

Pintei ele com RLM66 Vallejo, no pincel. Com um pincel bem fino (3/0) “pinguei” pequenas gotas de preto e vermelho esmalte Model Master, e por fim, pincel seco em prata, também MM. Os instrumentos não tinham essas cores e aí está um pouco de licença poética.
    Os cintos, como mencionado, foram utilizados os da Eduard. Circo montado:

Para montar PE antes de aplicar: Prendo um pedaço de fita Tamiya com o adesivo virado pra cima, na base de corte. Aplico o PE base nele, de maneira a ficar preso. Isso facilita o controle na hora de aplicar as outras partes nele. Após o conjunto pronto, retiro e colo no lugar definitivo.

Assento finalizado.

Tudo pronto para fechar a fuselagem:

Por hora é só galera. Talvez feche hoje a fuselagem, ou amanhã, tenho umas coisas a resolver na rua e acho que não terei tempo de retomar. Amanhã tenho um longo programa com as crias e depois vamos ver os Muppets (muito legalllll). Mais certo que retome só na quarta, à menos que a fome bata forte.

Abs!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 14/12/11, 08:55 pm

Olá pessoal!

Peguei um gripão e não pude sair ontem como eu queria. Consegui ânimo no final da tarde pra trabalhar no sistema de mira e fechar a fuselagem. Esse kit tem encaixes tão bons que me entristece ter posto a mão em outros. Espero que os Fine Molds sejam tão bons quanto.

Hoje fiz uns simulacros dos suportes das entradas dos radiadores das asas, com sprue esticado, eu estico sprue que é uma beleza agora que aprendi. Inclusive esticar sprue olhando pras paredes enquanto não se pensa em nada além do jantar é mais legal que montar kits.

Achei a textura dos radiadores bem bacaninha, só pintei com um cinza bem, bem escuro e depois passei um pincel seco com prata, ficou bacaninha apesar de não aparecer.

“Adispois”, colei as asas, e uni elas à fuselagem, tomando cuidado com a questão do diedro:

Bom, é o que a casa oferece hoje hehehe

rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 16/12/11, 11:41 am

Olá,

Achei que estava pronto para a pintura, mas encontrei uma falha e consertei com super bonder gel, vou dar uma lixada ainda. Acho que já vou colar os profundores, essa pintura não necessita que eu cole depois. Na emenda das asas com a fuselagem não foi nada de massa. Vou aproveitar pra dar um melhor acabamento geral, essas fotos em macro mostram coisas que eu não consigo enxergar.

Inté mais!

rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 18/12/11, 09:52 am

Olá Pessoal;

Ontem eu apliquei selador e depois uma camada de primer:

“Adispois”, passei um sombreamento. Nesse ponto, devo fazer uma observação. Estou usando um aerógrafo da Badger (100g), comprado semanas atrás na Chicago Airbrush Supply (não fui taxado Razz). Sem dúvida é um excelente equipamento, mas não consigo com ele o mesmo controle que consigo com o meu Gatti AG2. É muito mais fácil, para mim, trabalhar com meu Gatti. Falta testá-lo com algo na 1:48, o que farei no GB do ME 262, em janeiro. No entanto, resta sempre frisar que aerógrafo é questão de gosto e blá-blá-blá (tem hífens?). Se meu Gatti tivesse o copo integrado ao corpo, na parte superior (é engatado lateralmente), seria perfeito.

Sombreamento:

Por último, de lambuja, apliquei RLM 02 em algumas partes já sabidas por todos, e depois apliquei RLM65, clareando-o depois com a mistura de branco diluído.

Está assim:

Inté mais!

Bradley

Mensagem  Bradley em 19/12/11, 12:35 am

Meu amigo.
    Me permite um palpite?Dá uma borrifada de RLM65 beeeeem diluído(funcionando como filtro), pode ser a foto, mas o contraste me parece um pouco acentuado(apenas para meu gosto, em hipótese alguma pense q está ruim).

Até!
    Admin
    Admin

Mensagem  Admin em 19/12/11, 07:56 am

Concordo com o Bradley. Como ele disse... beeeeeem diluído.

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 21/12/11, 09:09 am

Oi Jackson, oi Rato.

Passei uma camada bem diluída, obrigado pelas opiniões!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 21/12/11, 09:10 am

Olá!

Passei trabalho com essa camuflagem, pois ela não é em borda dura, e eu não queria exagerar no esfumaçado. Com um mix de borracha maleável (dica do Brettas) + fita Tamiya + papel, a fiz à meu contento. Cada uma das três cores foi aplicada a base, clareada e escurecida, o que deu um trabalhão.

Não esqueci de mascarar o canopy. Foi pintado com RLM02, por baixo, depois aplicado o RLM71 já clareado no mesmo tom da fuselagem onde ele vai ter contato. As máscaras da Eduard dão uma enorme mão.

Eu queria que a pintura saísse melhor que as últimas. Então, com muito esforço (não esqueçam que sou limitadíssimo, aliás eu devia ser estivador, ou serralheiro, e não modelista), botei na minha limitada cabeça que devia dividir o avião, para trabalhar com mais calma. Dividi em 5 partes: Parte inferior total, asa superior esquerda, asa superior direita, fuselagem traseira e capô/parte frontal.

Cada uma dessas partes recebeu pintura individualmente, e após finalizar, fiz os desgastes como um todo. Mas vou ouvir o conselho do Brettas e no próximo, vou inclusive fazer o envelhecimento individualmente também. Mesmo sem pressa, não tem 10 dias que estou com esse kit na bancada e em mais dois, vou finalizar. Tá bom demais. Vou ali aplicar verniz e começar os decais. À tarde vou passear com meus filhotes, coisa boa essas férias.

E ontem peguei essas belezinhas, após algum stress com a HLJ/Fedex. Já estou com uma folha de decais da Eagle Cals pra eles.

Olhei atentamente pra eles e ainda acho que no geral, o melhor 109 na 1:72 é o E da Tamiya. Mas isso é assunto para outra hora.
    Inté mais!

Admin
    Admin

Mensagem  Admin em 21/12/11, 09:21 pm

Putz, tô até com medo.
    Olhe, 109E é Tamiya, embora o ICM seja dimensionalmente mais correto. Agora F, G e K é Fine Molds, hands down...

Acompanhando...

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Admin
    Admin

Mensagem  Admin em 21/12/11, 09:23 pm

Ah, esqueci de dizer. Vc está com um pouco de "orange peel", o famigerado efeito casca de laranja. Já experimentou usar umas gotas de retardador na sua mistura?

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 22/12/11, 10:28 am

Admin escreveu:Ah, esqueci de dizer. Vc está com um pouco de "orange peel", o famigerado efeito casca de laranja. Já experimentou usar umas gotas de retardador na sua mistura?

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

Olá Rato.

Essa textura ocorreu por outro motivo: Eu estava com medo da tinta muito diluída (thinner) atacar o plástico da Tamiya, isso é um bloqueio psicológico,teimosia, ou algo assim. Então acabei exagerando no primer, mesmo dando uma passada com esponja vegetal/coador de café, ainda ficou assim. A tinta apenas acompanhou.

Bom, ontem comprei um thinner muito fraco, o Renner 2002. Vou aplicar ele puro nas sobras de plástico que tenho da Tamiya, Academy, Dragon, Italeri, Revell, Trumpeter e Eduard pra ver o efeito.

Depois vou diluir tinta e primer com ele, e testar em uma sucata.

Coisa que qualquer um faz (testes) eu sempre adio....

Very Happy
    Admin
    Admin

Mensagem  Admin em 22/12/11, 11:15 am

Cara, o 2002 é um ótimo thinner. E não é fraco, não. Pega leve com ele. Eu costumava só usar o 2002 da Anjo. A menos que vc esteja interessado em pinturas muito brilhantes, não tem erro.
    Soca pólvora aí...

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 24/12/11, 01:59 pm

Admin escreveu:Cara, o 2002 é um ótimo thinner. E não é fraco, não. Pega leve com ele. Eu costumava só usar o 2002 da Anjo. A menos que vc esteja interessado em pinturas muito brilhantes, não tem erro.
    Soca pólvora aí...

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

Já testei e o thinner 2002 é "ÓTEMO"

Valeu aí!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 24/12/11, 02:00 pm

Bom pessoal, acabou para efeitos de GB/WK.

Coloquei um canopy provisório (pra quem não sabe, a patroa pôs fora ontem por engano o canopy, a blindagem do piloto e a antena). Semana que vem vou colocar um que ganhei do Bradley de presente de Natal, e aproveitarei pra fazê-lo aberto.
    Observações: Este foi o último kit que fiz usando tintas automotivas diluídas com thinner Anjo 2750. Já estou misturando as lacas com thinner Renner 2002, vou começar um P-40N e usarei este novo diluente nele.

Os decais da Eagle são ótimos, mas não reagem quase ao amaciante da Gunze, que eu gosto de usar para fazer os decais conformarem bem nas linhas de painel.

Comecei este kit na Gruta Estirênica dia 10/12, por uns 4 ou 5 dias ao todo não mexi nele, acho que em um total deu menos de 20 horas de trabalho. Não fiquei satisfeito com o resultado, preciso melhorar em vários aspectos, já tomei nota. Mas ficou melhor que os dois Hasegawas que fiz antes dele. Acho que levo ainda um par de anos pra acertar a mão à meu gosto, faço uma experiência nova a cada kit, anoto os resultados e tal. Mais cedo ou mais tarde chego na fórmula que combina com minhas habilidades.

Agradeço muito como sempre, todos que visitaram e contribuíram com mais essa jornada, em especial aos meus Amigos Bradley e Brettas, que são minha fonte de inspiração constante. E ao Zarichta que me apresentou ao kit excelente da Fine Molds que ele está fazendo e que me fez querer dar uma caprichada – que não consegui – neste trabalho.

As fotos:

Inté mais e Feliz Natal à todos!

Pacheco

Mensagem  Pacheco em 25/12/11, 12:27 am

Parabéns pelo modelo Rodrigo...grande abraço.
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 27/12/11, 12:00 am

rodrigobm escreveu:Mestre Volmir, Muito Obrigado por acompanhar. Sim meu sangue é A+ mas é meio gordo heheheh.

Te faço uma contra proposta: Monto um 1:48 e te dou um 1:48 e montamos juntos nos sábados de encontro da GE. Tenho um P-47 com decais FAB lacrado que te sensibilizaria. Very Happy

NÃ-NÃ-NI-NÃ-NÃÃO... RSRSRS... Tomara que os caras não leiam isso... senão vai começar o complô de novo, srssrrsr...

Show de bola o interior do kit... num 109 1/72... muito bom. Parabéns.
    Quanto as tuas palavras, o privilégio é nosso no QG, de termos um companheiro pró-ativo e amigo como vc. Forte abraço.

Jet Cool
    Admin
    Admin

Mensagem  Admin em 27/12/11, 09:47 am

Opa, ouvi a palavra "complô" ???

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 28/12/11, 11:56 pm

Admin escreveu:Opa, ouvi a palavra "complô" ???

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

Não. Foi uma ilusão de ótica. A palavra escrita é "comprô" (2ª pessoa do singular do verbo "comprar", no pretérito perfeito do indicativo - forma coloquial subculta: Ex: Tu comprô ?). No máximo, um erro de digitação...

Rolling Eyes tomara que cole Rolling Eyes ...

Cool Jet

Alemão

Mensagem  Alemão em 29/12/11, 12:00 pm

Jetcommando escreveu:
    rodrigobm escreveu:Mestre Volmir, Muito Obrigado por acompanhar. Sim meu sangue é A+ mas é meio gordo heheheh.

NÃ-NÃ-NI-NÃ-NÃÃO... RSRSRS... Tomara que os caras não leiam isso... senão vai começar o complô de novo, srssrrsr...

Show de bola o interior do kit... num 109 1/72... muito bom. Parabéns.
    Quanto as tuas palavras, o privilégio é nosso no QG, de termos um companheiro pró-ativo e amigo como vc. Forte abraço.

Jet Cool

Tarde demais, o próximo presentinho será na escala correta. Laughing Laughing
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 30/12/11, 05:03 pm

Alemão escreveu:Tarde demais, o próximo presentinho será na escala correta. Laughing Laughing

Exatamente. 1/72, a escala correta para mim...

Abração...até sábado que vem..

Jet Cool

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Tópicos similares

-

Data/hora atual: 23/09/17, 11:42 am