Fórum de discussões do Antrvm Ratvs

FINALIZADO 24/6 - Focke Wulf Fw 190 A-8 Tamiya 1:48

Compartilhe
    rodrigobm

Re: FINALIZADO 24/6 - Focke Wulf Fw 190 A-8 Tamiya 1:48

Mensagem  rodrigobm em 18/04/12, 10:35 am

Zarichta escreveu:
    rodrigobm escreveu:
    Zarichta escreveu:Mas bah Rodrigo!!
    Que belo sombreamento hein??
    Gostei mesmo. Essa pintura promete.
    Onde mesmo tu eo Bradley compram o combfiller? Vou começar a aderir essa técnica depois dos meus percalços com o Me262 do GB de jato.

E pelo que vi, o Tamiya não apresenta encaixes tão perfeitos. LEmbro que meu Wurger da Eduard teve encaixe melhor (o Brettas vai me matar Rolling Eyes )

Abraços meu velho!!

Valew meu caro!

Eu comprei Kombi Filler em uma das lojas de tintas pra carro na João Pessoa,Azenha tu vai pela João Pessoa em direção à Azenha, depois de atravessar a Ipiranga, entra na primeira à direita. Ae segue por ela, é mais ou menos no meio da quadra. Custa 12 pilas e dura toda a eternidade e mais um pouco. Dá de 45065432765 a zero na massa da Humbrol que eu usava antes.

Abs!

Vou ver se consigo em alguma loja aqui por perto, pois Azenha é contra-mão para mim.
    Valeu e send bullets que a montagem está muito boa.

Abs.

Pode crer! Se quiser experimentar, deixei um tubo dessa massa na minha maleta da GE, pode pegar emprestado!

Abs!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 18/04/12, 10:36 am

Bom, é hora de preparar a tinta pra essa bagaça, pois acabou a que estava pronta.

Eu encomendei tintas automotivas no padrão RLM, de acordo com a cartela famosa da Eagle, a Luftwaffe Color Chart, tenho uma que troquei tempos atrás com o Helder, cara muito legal esse.

Encomendei 200ml de cada cor (na realidade não todas da cartela, apenas as mais usadas) e vem em uma consistência bem pastosa, rende muito.

Como essas tintas ficam paradas lá em casa muito tempo, tem que se misturar muito bem, pra ficar certinho, antes de diluir. Esse é o RLM 76, desconsiderem o tom, afinal, varia de máquina pra máquina na hora da foto, depois no monitor de cada um. Mas se eu comparar com a cartela, está bem certinho.

Depois eu coloco um pouco em um recipiente de 60ml que eu compro por R$ 1,25 nas casas Linna aqui em Porto Alegre, mas creio que qqr loja de material farmacêutico, hospitalar ou mesmo de aretesanato tem. Esses recipientes resistem muito bem ao thinner e ficam bem vedados. Para uma boa durabilidade da lata e garantia de fechamento da tampa, eu evito sujar ao retirar a tinta, compro seringas em uma farmácia e uso pra puxar a tinta da lata. Minha diluição, pro meu gosto, é bem alta. Coloco apenas 8,5 ml de tinta, depois 48 ml de thinner (1:5,65). Eu uso assim porquê pinto com aerógrafos de bico fino (Badger 100G e Gatti AG2) e também porquê as capas sendo finas, fica fácil controlar o efeito do sombreamento. Vou aplicando várias capas até chegar onde quero.

Eu diluo com o thinner da Renner, o 2002, que é muito bom pra tintas automotivas. Esse thinner se acha em lojas de tintas automotivas, ferragens e até em alguns casos, em supermercados (o Bourbon aqui de Porto Alegre vende).

Porém como todo o thinner, se aplicar direto no plástico vai dar problema, então por isso protejo bem a superfície aplicando o primer antes. E antes do primer, o selador.

Abs!

rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 03/05/12, 06:13 pm

Bom, vamos à atualização. Como já disse, sábado apliquei o RLM 76 e 82, mas não tirei fotos do processo, pois estava sem a minha câmera (nota do editor, a nova chegou ontem Very Happy Very Happy). Mas o que não faltam são testemunhas Very Happy, pintei lá na Gruta Estirênica e lá estavam o Bradley, o Zarichta, o Jet Commando, o Alemão, o Boxm@n e o Rato.

Agora quem está fazendo escola é o Blanco, pois to pensando em remover e pintar novamente. Pintei tudo à mão livre pq sou um baita preguiçoso e não tenho saco de mascarar.

Erros....

A transição entre as cores está ruim em vários lugares, foi ao reaplicar o 76 pela segunda vez...

Bom, pq eu penso em remover (ainda não estou certo disso)?

O sombreamento eu não fiz bem, nesse caso específico de sombreamento, o 262 ficou melhor. Não foi questão de peso e sim como apliquei as linhas, tá na hora de mudar e pensar que ele tem apenas que ajudar e não dificultar.

Também o 76 nas asas. O desgaste/envelhecimento tem que obedecer o fluxo de ar que passava por elas e eu apliquei umas manchas aleatórias (pra fuselagem ficou bom). Essa observação foi feita pelo Rato, e essa lição eu vou levar daqui por diante. Vou no mínimo retocar o 76, talvez sombreá-lo novamente.

E as manchas do leme ficaram ruins, essas já refiz, ficaram ruins tb e vou refazer mais uma vez

Os riscos que vcs viram nas asas são o seguinte: com um lápis aquarelável (tenho mania de sempre usá-los para alguma coisa) de cor próxima à cor que pintarei, traço de leve o contorno da camuflagem, vai me servir de guia e eu me sinto mais seguro assim do que olhando toda hora o desenho, não que eu não olhe, olho, mas sempre marco onde pintarei. Estou tentando deixar bem leves os traços, pra não aparecerem depois.

Por hora é isso.

Abs
    Bradley

Mensagem  Bradley em 03/05/12, 10:19 pm

Cara.

Lembra q tu sempre pode apelar para as tinta óleo e para o fading...
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 03/05/12, 11:38 pm

O que me aboba,é a rapidez dos caras... Shocked Shocked Shocked

Será que em algum momento da minha existência vou conseguir montar assim ? Embarassed acho que não... Crying or Very sad

Jet(deprimido..) Sad
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 04/05/12, 01:00 pm

Bradley escreveu:Cara.

Lembra q tu sempre pode apelar para as tinta óleo e para o fading...

Sim, esse vai ganhar fading, mas preciso consertar o 76 e depois retocar o 82 nas asas. To achando que o próximo encontro na GE vai ser só pra isso.

Abs!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 04/05/12, 01:12 pm

Jetcommando escreveu:O que me aboba,é a rapidez dos caras... Shocked Shocked Shocked

Será que em algum momento da minha existência vou conseguir montar assim ? Embarassed acho que não... Crying or Very sad

Jet(deprimido..) Sad

Volmir não me interprete mal, sabes que não te sacanearia de maneira alguma.

Mas, no exato momento em que pores as mãos em um bom kit, isso vai ser um dos fatores decisivos pra velocidade com que construirás ele. Respeito quem curte uma goiaba, argumentos são fartos pra isso, mas eu não curto, tá além do que posso e consigo, dae demora e fica ruim, claro não é o teu caso, mas a demora se dá tb por isso. E tem tb o fato do tempo investido, falastes no teu tópico que o tempo tá curto, então acho que somando tudo dá bem o resultado. Mas deves te sentir bem, pois uma vez finalizados, teus kits mostram um capricho muito legal.

Recém terminei (terminei? Aquilo precisa de várias coisas) um 262 Dragon/Trimaster pro GB Jatos da WK (me incomodei com o xuszma lá....), comecei 1º de janeiro e fui até 30 de abril, 4 meses. Fosse um outro faria no máximo na metade do tempo.

E a pintura, fiz no sábado 28, estavas lá, foi só deixar [Brettas mode on] Fluuuiiiiirrrrrrrrrrrr Cool[/Brettas mode off]

Very Happy Very Happy Abraços!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 16/05/12, 02:53 pm

Pessoal!

Retomo essa cachaça no sabadão!

rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 21/05/12, 06:18 pm

Retomando!

Sábado fui cedão trabalhar no 190, lá na GE, tenho "um cantinho" lá com minhas coisas:

Tintas necessárias separadas e talsz:

Tenho uma maleta de ferramentas "fixa" lá, pra não ter que ficar carregando um monte de coisas (preguiça total mode on):

Eu estou com problemas, tenho regredido nas pinturas ao invés de progredir.

Até aqui tudo bem , sem grandes problemas, até havia acertado melhor o 76/82 e tinha ficado melhor...

Eu tenho uma mania de traçar linhas com lápis aquarelável, pra me guiar, esse até não é o problema:

O problema é que as manchas ficaram muito ruins...

Elas ficaram muito ruins por duas coisas: não "espalhei" mais a tinta, fazendo uma borda muito dura, e não devia ter concentrado tanto o marrom, olhando o profile ele está mais "leve". Outra coisa, já experimentei clarear esse marrom com verde, com amarelo, com branco, com mistura dessas cores duas a duas, mas sempre fica ruim, ô cor chata de clarear.

Então sinceramente, estou meio sem saber como fazer. Acho que deveria remover e pintar de novo, já está até com verniz, mas acho que devia pintar de novo.

Estou pensando nisso.

Abs!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 28/05/12, 11:15 am

Bom, a pintura não estava como eu queria, parei pensei em uma melhor forma de representar o aparelho (se não for pra fazer diferente e melhor, então deixaria como estava)...

Ontem, com algodão, cotonetes, acetona e paciência, removi tudo (já tinha removido quase tudo semana passada)...

E apliquei de novo o rlm66 no canopy, desta vez foi Tamiya XF-63

Novidades mais adiante. Abraços;
    RodrigoBM
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 28/05/12, 02:18 pm

Oi

Agora ao meio dia comecei a repintura. Passei selador e primer...

Já selado/primeado (graças aos produtos automotivos, cerca de 35 minutos é suficiente pra TUDO, inclusive montar e desmontar o circo, limpar aerógrafo e afins);

Abs!
    RodrigoBM
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 29/05/12, 02:26 pm

Bom, como planejado, troquei o almoço por uma seção de pintura, sombreei meu 190 novamente:

Abraços;
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 30/05/12, 03:35 pm

Bom, hj ao meio dia como era a intenção, passei a base do RLM76, base pois foi apenas uma fina camada. Vou tentar simular os desgastes hoje antes de ir pra casa.

Eu redimensionei e imprimi os profiles do avião, de modo a ficar "1:1" com o kit, e dessa maneira poder marcar bem os limites da pintura, com lápis aquarelável bem de leve (depois haja olho pra achar heheh). Depois, é à base da mão livre

rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 31/05/12, 03:23 pm

Atualizando!

Ontem à noite clareei o RLM76 (adicionei branco diluído):

Tirei umas fotos pela manhã:

E agora na hora do almoço, apliquei a base do RLM82, que será desgastado mais adiante:

Por enquanto é isso que a casa oferece!
    Abs!

Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 01/06/12, 12:08 am

Very Happy Puxa ! ainda bem que passou aquela revolta de tirar fotos, postar o trabalho, etc... assim podemos acompanhar. Bom, para mim (que não entendo bulhufas de Luftwaffe 2GM)o kit já estava muito bom, mas se vc resolveu refazer... certamente é porque vai ficar melhor. Mas dei uma cutucada lá no teu tópico do Mig-3... quero ver algo diferente de Me-109, 262 e Fw 190... ô povinho germanófilo ! Very Happy

Abração e até sábado !
    Jet Cool
    Pacheco

Re: Focke Wulf Fw 190 A-8 Tamiya 1:48

Mensagem  Pacheco em 01/06/12, 01:16 am

Muito show a pintura...abraços.
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 01/06/12, 11:14 am

Jetcommando escreveu: Very Happy Puxa ! ainda bem que passou aquela revolta de tirar fotos, postar o trabalho, etc... assim podemos acompanhar. Bom, para mim (que não entendo bulhufas de Luftwaffe 2GM)o kit já estava muito bom, mas se vc resolveu refazer... certamente é porque vai ficar melhor. Mas dei uma cutucada lá no teu tópico do Mig-3... quero ver algo diferente de Me-109, 262 e Fw 190... ô povinho germanófilo ! Very Happy

Abração e até sábado !
    Jet Cool

Falaaaaaa Mestre Volmir! Sim, tô tentando deixar melhor do que na primeira tentativa, vamos verrrrr What a Face

O MiG era pra estar pronto, mas acabei ratiando com ele e no fim caiu algumas posições na fila! Mas em breve vamos escangalhar ele também!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 01/06/12, 11:14 am

Pacheco escreveu:Muito show a pintura...abraços.

Valew Pacheco! Vamos seguindo o barco!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 01/06/12, 11:15 am

Atualizando!

Ontem à noite teve reunião a reunião aberta mensal na Gruta Estirênica, muitos amigos estavam lá:

Eu dividi meu tempo entre fazer o desgaste na pintura do RLM82 e bater papo com o pessoal. Achei que não ia conseguir fazer a pintura mas terminei ela muito cedo, deu até pra dividir uma pizza com o Blanco e o Bradley, já que o restante da "Jorjada" não quis mastigar nada.

Bom, surrar a pintura, o que é isso? É clarear a cor base, nesse caso o RLM82. Não tem muito segredo, pra clarear verdes, ou se usa amarelo, ou amarelo + branco. As clareadas que eu faço SEMPRE são no "olho", senão fica sempre igual o tom, e portanto, artificial.

Então, vamos separar o material:

Você pode comprar aqueles potinhos da Gunze, ou da Tamiya, ou alguma outra marca famosa, ou usar forminhas de empada (tenho umas 30), ou também reaproveitar algum material, eu uso muito os caldos da Knorr pra cozinhar pra minha família, então sempre os lavo e guardo pra usar. Coloco um pouquinho de amarelo, como ele é bem puxado pro laranja, clareio com branco e diluo antes de misturar o verde:

Depois é aplicar à gosto. Agradeço as fotos que o Bradley tirou da hora em que eu aplicava.

Aproveitei pra retocar alguns pontos com o RLM 76:

E o resultado final:

Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 01/06/12, 12:27 pm

Poderemos ver "ao vivo" no sábado ? Very Happy

Abraço
    Jet Cool
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 01/06/12, 01:44 pm

Jetcommando escreveu:Poderemos ver "ao vivo" no sábado ? Very Happy

Abraço
    Jet Cool

Sim, sim, vou trabalhar nele amanhã Cool
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 04/06/12, 12:58 pm

Buenas, vamos às novidades do final de semana. Planejei acertar o RLM 83 e foi isso que eu fiz. Fui pra GE pela manhã, me "abanquei"...

Devagarinho vamos separando o material...

Não quis usar o RLM 83 direto, resolvi clareá-lo adicionando 3 gotas de branco diluído à cor base:

Antes de fazer as manchas, testei a cor no capô do motor, ainda sem os desgastes na foto:

Tinha uma assombração na GE pintando o meu kit!

Para fazer parte das manchas na fuselagem, antes eu precisava posicionar a cruz, mas eu acho que não tenho cruzes pretas nessa escala, então medi e pintei as bagaças:

Depois parti para o RLM 83, clareado. Fiz o contrário do que seria correto, apliquei ele clareado e depois arrematei com a cor base (mais escura), bem diluída, nas asas. Na fuselagem deixei ela mais clara, diluída e bem esfumaçada, mas não sei não, acho que ficou ruim, pelas fotos que o Brettas postou gentilmente, acho que deviam ficar mais como uma sujeira aleatória do que como manchas..

Será que devo desfazer e pintar novamente? Vou pensar nisso.

Pacheco

Re: Focke Wulf Fw 190 A-8 Tamiya 1:48

Mensagem  Pacheco em 04/06/12, 03:17 pm

Que beleza hein...vem premio pela frente com certeza.
    Parabens.
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 04/06/12, 03:57 pm

Não, não. Acho que tu não tens que pintar novamente. A única solução prá ti é abandonar o hobby. Não tem mais jeito. Quando o elemento tira a tinta do kit mais de uma vez, a situação dele é irremediável. Significa que ele se impoôs um padrão de qualidade tão alto que jamais alcançará.

LARGA DE FRESCURA, TCHÊ ! Mad

O kit está uma jóia e as cruzes pintadas ficaram show. Certa vez, o Petuco me deu um conselho que me tem sido muito válido: quando o sujeito começa com essa história, faz, olha... bá, mas isso aqui se fizer assim, mais um pouco... vai ficar melhor. Aí mexe. Olha: Mais um pouquinhoo... pronto, estraga tudo. Comigo, normalmente "acende uma luzinha" : Já tá bom... não mexe mais... e posso assegurar que não tenho me arrependido... acho que é o teu caso. Outra situação é: experimenta sair um pouco do padrão "Luftwaffe", para descansar os olhos com outras cores e formas, rsrsr What a Face

De qualquer forma, sigo acompanhamdo...
    Jet Cool
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 12/06/12, 10:33 am

Pacheco escreveu:Que beleza hein...vem premio pela frente com certeza.
    Parabens.

Valew Pacheco!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 23/09/17, 11:49 am