Fórum de discussões do Antrvm Ratvs

Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

Compartilhe
    Shinke

Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

Mensagem  Shinke em 26/04/12, 01:19 pm

Very Happy

cirurgia de vesícula é coisa mais ou menos simples, mas sempre requer cuidado, pois se a pedra se deslocar para o pâncreas ai a coisa complica. Te cuida cara!
    Éverton Vieira

Mensagem  Éverton Vieira em 26/04/12, 01:20 pm

Pessoal este espaço que vcs frequentam e só para sócios???
    Ou eu posso aparecer para ver como é???
    Grande abraço
    Zarichta

Mensagem  Zarichta em 27/04/12, 10:00 am

Éverton Vieira escreveu:Pessoal este espaço que vcs frequentam e só para sócios???
    Grande abraço

Éverton, mandei uma MP para você.

Abraços.

robv

Mensagem  robv em 27/04/12, 01:25 pm

Zarichta escreveu:
    Éverton Vieira escreveu:Pessoal este espaço que vcs frequentam e só para sócios???
    Grande abraço

Éverton, mandei uma MP para você.

Abraços.

também queria saber como funciona. hehehe

Abraços
    Zarichta

Mensagem  Zarichta em 02/05/12, 08:21 am

Fotos! Fotos! Fotos!! cyclops
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 02/05/12, 08:10 pm

Então, pessoal... não quero frustrar as expectativas (nem gerar...) de ninguém, mas o fato é que a evolução será lenta, considerando que estou sem bancada em casa e tenho restringido meu trabalho no modelismo às reuniões do clube, quinzenalmente... estou planejando algo para melhorar essa situação e conseguir montar em casa (na velha mesa da sala...), mas depende de alguns fatores então... por enquanto é nesse ritmo lêsmico mesmo Sad .

Vamos ao que interessa: Fase de pesquisa é igualmente mais massante para o tópico, pois o kit fica parado, aguardando decisões importantes... Smile

Chegaram os Python 3 e o assento ejetor do kit da Italeri, cedidos muito gentilmente pelo FabWan (muitíssimo obrigado ! Very Happy )

Diante disso, consultando o livro do "F-5E no Brasil" do Rudnei Cunha, fui para o site dele e achei o que eu queria (bem... na verdade o que eu queria era uma foto, mas me contentei com o perfil...):

Depois de ler o livro, deduzi que a vibração do pessoal lá na WK pela minha escolha de fazer um F-5 camuflado do 14 era porque os insanos achavam que eu ia fazer um "Agressor" Shocked Shocked ...

Mas, para infelicidade geral e quebração do MEU galho na hora de pintar... eu não considero aquelas pinturas "oficiais" da FAB, portanto... a camuflagem (estilo vietnam) ficará para o próximo e este vai ser mesmo o do perfil; inclusive o serial. A única coisa que tenho diferente é o símbolo do esquadrão, que nos decais é colorido e o do perfil é baixa visibilidade. Nem sei se tem em decal...

Quanto ao ejetor, ele nem entra na banheira Mad , o que me levou a manter a linha de ação anterior: melhorar o do kit minimamente, até porque, quase não se vê nada no habitáculo Crying or Very sad .

As fotos do painel adiantado, da comparação entre os assentos e o início dos consoles laterais ficaram na máquina do Boxm@n, que está se amarrando para me enviar por e-mail Mad Mad Mad ...

Aberto a observações e comentários... não arrasem o Jet Cool
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 03/05/12, 05:00 pm

Boa Volmir, abrir o tópico já é um começo. Agora é ires no teu ritmo, sem pressão, que tudo sai legal nesse projeto.

Abs
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 03/05/12, 05:53 pm

Valeu, Rodrigão ! Very Happy

Mas com essa matilha do clube, sem pressão é quase impossível... Laughing é assim mesmo: "os cães ladram e a caravana passa", rsrsrrrs.

Pois foi graças à pressão que o Boxm@n finalmente mandou a foto:
    Aqui dá para ver bem a diferença de tamanho dos assentos. Também o pouco de scratch feito no cockpit até agora. Alguns instrumentos no painel principal e nos consoles laterais. Obviamente, ainda vou detalhar.

Pacheco

Re: Meu 1º FAB !!

Mensagem  Pacheco em 04/05/12, 02:28 am

Oi Jet,estou fazendo o mesmo no meu F-5.
    Consegui reproduzir os paineis laterais e agora vou partir para o frontal.
    Parabéns.
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 04/05/12, 12:25 pm

Pacheco escreveu:Oi Jet,estou fazendo o mesmo no meu F-5.
    Consegui reproduzir os paineis laterais e agora vou partir para o frontal.
    Parabéns.

Hmmm... posta umas "fotinhas", prá gente "plagiar", rsrssrs... What a Face

Teu kit é 1/72 ? Tenho também uma foto de um modelista que fez um esquema (que eu não fiz porque não sei fazer...) interessante: ele pegou uma foto e reduziu à escala e fez como se fosse um decal. Se quiseres, te mando a foto do painel que ele fez.

Abraço do Jet e obrigado por acompanhar. Cool
    Rato Marczak

Mensagem  Rato Marczak em 04/05/12, 01:54 pm

Jetcommando escreveu:...a evolução será lenta, considerando que estou sem bancada em casa e tenho restringido meu trabalho no modelismo às reuniões do clube...

Esse é dos meus!
    Soca pólvora aí Jet...

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Pacheco

Mensagem  Pacheco em 04/05/12, 05:31 pm

Oi Jet,o trabalho de reforma do meu F-5 ainda esta longe de terminar.
    Se quiser conferir,va no link abaixo.
    Grande abraço.
    http://cafemodelismoforum.livreforum.com/t4899-f-5e

Última edição por Pacheco em 04/05/12, 05:34 pm, editado 1 vez(es)
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 04/05/12, 05:32 pm

Jet eu não sei a data do teu aniversário!

http://www.1999.co.jp/eng/10000577
    http://www.1999.co.jp/eng/10070594

What a Face What a Face What a Face

Abs!
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 04/05/12, 07:22 pm

Caro Pacheco:

Estou degustando, nesse momento, seu tópico no Cafémodelismo... partilho da opinião de outro modelista lá no início: o kit já estava EXCELENTE ! Nem sei porque você decidiu reformá-lo novamente (pela terceira vez, se entendi bem !!! Shocked ), mas... pelo andar da carruagem, vais conseguir deixá-lo ainda melhor Shocked Shocked Shocked !!! Eu estou aprendendo algumas coisas e já estudava a possibilidade de rebaixar as linhas desse kit; seu trabalho é inspirador. E sinto-me lisonjeado por você acompanhar meu trabalho.

Rodrigão, NÃO TÔ ENTENDENDO !!!?? Neutral Vê lá, hein ? Não vai me aprontar !! Suspect

Abração do Jet a todos Cool
    Pacheco

Mensagem  Pacheco em 04/05/12, 10:28 pm

Grande jet,estarei de acompanhando seu trabalho.
    Este aviao e muito bonito.
    Tenho outros F-5 para fazer e preciso solucionar outros problemas.
    Grande abraço.
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 07/05/12, 02:09 pm

Jetcommando escreveu:Caro Pacheco:

Estou degustando, nesse momento, seu tópico no Cafémodelismo... partilho da opinião de outro modelista lá no início: o kit já estava EXCELENTE ! Nem sei porque você decidiu reformá-lo novamente (pela terceira vez, se entendi bem !!! Shocked ), mas... pelo andar da carruagem, vais conseguir deixá-lo ainda melhor Shocked Shocked Shocked !!! Eu estou aprendendo algumas coisas e já estudava a possibilidade de rebaixar as linhas desse kit; seu trabalho é inspirador. E sinto-me lisonjeado por você acompanhar meu trabalho.

Rodrigão, NÃO TÔ ENTENDENDO !!!?? Neutral Vê lá, hein ? Não vai me aprontar !! Suspect

Abração do Jet a todos Cool

Pô era teu aniversário e eu chutei, NÃO SABIA!!! Parabéns cara!! Te darei parabéns pessoalmente dia 19! Saúde e felicidade sempre!

Jetcommando

Pequeno avanço..

Mensagem  Jetcommando em 13/05/12, 01:41 am

Então pessoal... apesar de estar sem bancada, tirei o sábado para fazer o possível. Me "espraiei" na mesa da sala e travei meu primeiro contato com o material "resina & photo-etched"... confesso que foi peleia braba. Já sabia que a cola a ser utilizada era o cianoacrilato, mas acho que comprei Bonder para uso cirúrgico, porque os meus dedos foram o que ela colou melhor ao longo da tarde... mesmo assim, vamos lá:

Destaquei as aletas maiores dos Pythons e dei uma limada para aumentar os rollerons, que achei pequenos (a câmera ficou na indecisão do que focar e acabou focando melhor a lima, rsrsrsr... acho que o brilho das peças de metal confundiu a pobrezinha...):

Depois, o trabalho foi matutar um jeito de colar as aletas alinhadas (sabem como é, idade avançada, mãos trêmulas... visão desfocada...). Resolvi que ia colar uma aleta como base e marcar com lápis depois para alinhar as demais.
    Colando a aleta base: assentei o corpo do míssil numa bolotinha de pritt-tak e cobri um pouco da parte de cima, do exaustor para a ponta; dessa forma, eu utilizei a massa para fazer o posicionamento da aleta a seco e o próprio sulco que ficou do teste, auxiliou a manter a aleta na posição correta para a colagem. Só cuidado para não colar a massa junto !

Depois, com uma lapiseira 0,7 , marquei os limites e a linha de colagem:

Gente, deu um trabalhão e acho que ficou meio "lambança" de cola... mas considerando que é a primeira vez que lido com esse tipo de material, acho que me saí mais ou menos... ainda faltam as aletas menores (só de pensar, já estou sofrendo...). Ficaram assim, por enquanto:

Vamo que vamo, no tranco do cavalo manco !
    Abração do Jet

Pacheco

Mensagem  Pacheco em 14/05/12, 12:59 am

Manda bala Jet... cheers
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 14/05/12, 06:07 pm

Pacheco escreveu:Manda bala Jet... cheers

E vai ser de 20mm... Pontiac M-39, rsrsrs... Very Happy
    Abraço do Jet Cool
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 16/05/12, 02:48 pm

Bom, sabadão veremos avanços nesse projeto! Tá indo bem Volmir!
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 28/05/12, 11:38 am

Continuando a saga dos P3, agora minha preocupação era colar as aletas (minúsculas) da cabeça de guerra, o mais alinhadas possível... para isso, no melhor estilo "Jaca Tools" confeccionei um gabarito... Very Happy

Primeiramente, medi a distância da linha anterior das aletas, até a ogiva do míssil. Meu hiperpreciso olhômetro aferiu 7 mm... Very Happy

A partir daí, procurei o meu estoque de hastes, uma que se encaixasse o mais justo possível no diâmetro do P3, sem trancar; escolhida a haste, cortei um cilindro na mesma medida:

Testando o cilindro, verifiquei que ele ainda ficava um pouco folgado, o que resolvi colocando um pedacinho ínfimo de Pritt-Tak dentro dele, o que resolveu dois problemas: 1) Eliminou a folga 2) Fixou o gabrito, de modo que, quando a aleta encosta nele, ele não desliza do lugar. Smile (aquele pedacinho de fita na ponta era para delimitar o movimento do cilindro, mas não funcionou...)

Para garantir o alinhamento com as aletas traseiras, cortei uma chapinha plástica para servir de guia. Não fiz um retângulo para evitar qualquer possibilidade da bonder tocar na guia e colar a aleta nela... então diminui a largura da guia em relação à sua base, colada no cilindro. Observe-se que o comprimento é o suficiente para alcançar a aleta traseira:

Com a aleta traseira encaixada no vão existente entre as pinças do prendedor (logo adiante da mola) e este fixado em algum local (usei uma lupa com pinças), posicionei o gabarito:

Cuidado ao escolher o prendedor; usei um que tinha espaço suficiente para acomodar a aleta traseira, sem apertar demais, para não arriscar que descolasse. O míssil fica praticamente, só apoiado.

Finalmente, para realizar a colagem, fixei a aleta num instrumento usando uma bolotinha de Pritt-Tak; passei um filete de bonder na base, tomando cuidado para não colocar demais, principalmente na frente, para não colar no cilindro do gabarito. Very Happy Nessa hora o vivente descobre que treme mais do que tudo... Very Happy

Segue o baile... abração do Jet Cool
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 28/05/12, 02:17 pm

Te puxando heinhô Volmir?

Abs!
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 28/05/12, 11:34 pm

Pois então, Rodrigo...

Com dois engenheiros (Rato e Zarichta) me vigiando, tenho que enfirular o texto, What a Face rsrsrsr... quem lê, parece até tese de mestrado. Na prática o resultado é bem abaixo, rsrsr...

Valeu por acompanhar.
    Abração do Jet Cool
    Shinke

Mensagem  Shinke em 29/05/12, 10:39 am

Very Happy

Bacana, acompanhando bounce
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 12/06/12, 01:50 am

Vamos a um pequeno avanço... ainda no cockpit, uma mudança de direção: nos painéis laterais, optei pelos decais e finalizei o painel principal no scratch; retomando:

Aumentei a superfície do painel e preparei as molduras dos instrumentos:

Algumas molduras já pintadas e coladas no painel:

Fixadas as molduras, comecei a colorir o fundo dos instrumentos e para isso usei tinta tamiya branca e guache diluída com água e uma gotinha de detergente. Ele quebra a tensão superficial da água e permite à tinta aderir no plástico. Além disso, é de facílima remoção, caso dê algo errado. No radar, só fiz um "borrão" com zinc chromate green da vallejo... nem vai dar prá ver nada, rsrsrs... aqui, preparando a mistura do preto para retocar as molduras, já tendo aplicado os fundos branco e vermelho:

Aqui, as peças que vou acrescer: a câmera do gunsight e a proteção contra luz do radar. Essa particularmente eu não gostei, pois tira a visão do instrumento maior e mais diferente do painel; por outro lado, deu relevo, o que é mais percebido com o canopy fechado do que meramente a cor clara do radar. Então... ficou bom. Usei uma haste de cotonete, cortada na diagonal e com a borda refinada com broca:

Aqui, instrumentos pintados, faltando acrescentar as peças:

O painel pronto, com os instrumentos com o fundo riscado e as peças fixadas:

Aplicação cuidadosa do verniz fosco para selar tudo; lembrando que a guache sai com facilidade então, não arrastar demais o pincel... pode usar o aerógrafo também, mas a peça era tão mínima, que não valia a trabalheira da limpeza depois, rsrsr... Very Happy

Depois de seco o verniz, chegou a hora de "vitrificar" os instrumentos. Para isso, utilizei brilho fácil, aplicado com uma pena de vidro (ótima para isso !! Smile):

Pronto !

Por enquanto é isso !
    ABraço do Jet 🆒

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 20/11/17, 12:49 am