Atualizando a bagaça (de leve):
Sábado foi dia de Gruta Estirênica e com muito custo e sono (fiz madrugadas aqui no serviço semana passada) dei uma passada lá, sempre acho que não vou, mas acabo indo, ser fominha é f****da.
Lavei todas as peças que ia usar, com água e detergente de louça, pra remover a gordura. Removida, colei todas as peças em suportes feitos de sprue esticado, para poder manuserar melhor. Usei bonder pra colar, que dá pra retirar facinho e sempre colo em uma parte da peça que não vá aparecer. As peças maiores colei em palitos de sorvete com fita crepe. O foto corroído eu colei em um pedaço de fita tamiya (que é uma b*sta e não é Tamiya).
A primeira coisa é preparar a superfície do plástico para receber tinta. Acho que todo mundo já sabe que eu uso muito as tintas automotivas. Nesse caso, antes de tudo, eu aplico selador plástico, em uma levíssima camada (se "molhar" o plástico ele derrete) nas peças e depois de seco o selador (10 minutos quando muito) eu aplico o primer. Meu selador é da marca Anjo, e o primer também. Ambos eu já deixo envasados. O selador envaso na mesma consistência que vem na lata e o primer eu diluo numa proporção de 3:7 (3 partes de primer e sete de diluente). O diluente/solvente que uso é o thinner da Renner, o 2002. Serve tanto para o primer, quanto para as tintas e o verniz (capítulo posterior) que uso, todos automotivos (laca nitrocelulose, ou laca simplesmente)
Então, selador e primer aplicados (nesse caso, o primer é aplicado mais para proteger o plástico da tinta - que é muito agressiva - do que para revelar imperfeições ou nivelar a superfície), vamos para o sombreamento, que é feito para dar um aspecto de envelhecimento.
Esse sombreamento é feito com um cor escura (preto) bem diluída.
Chega a hora da cor base, nesse caso o RLM02, aplico ele em camadas finas (sempre em camadas finas para controlar bem o efeito e não perder o sombreamento feito).
E depois misturo à cor base um clareante, nesse caso é o branco e aplico aleatóriamente, também em camadas finas) para dar mais uma envelhecida. Depois pinto as poucas cores dos instrumentos, e uso pra isso sempre tintas acílicas da Acrilex, aplicadas ou com um pincel bem fino ou com a pontinha de um palito de dentes:
Depois de todas as cores aplicadas, um verniz brilhante é aplicado:
E então a sujeira é aplicada. Uso tintas óleo da Van Gogh ou Rembrandt, sem essa de que são caras, são caras mas duram uma vida toda e tem pigmentos bem fininhos. Nesse caso usei sépia, diluída com Varsol removedor e umas gotinhas de secante cobalto (pra acelerar a secagem). Uso frascos com conta-gotas pra isso, deixo tudo envasado e assim evito sujeira demais e controlo bem pra não desperdiçar.
Aqui as peças sujas (já limpei os excessos mas não fotografei, falha minha)...
Abraços!