E daí caros colegas!
Minha estréia por aqui descreve rapidamente como foi meu principal projeto de 2012, falo principal, pois consegui iniciar e terminar este ano (há uns 4 começados...), foram 2 Brewster Buffalos da Hasegawa em escala 1/72. Mesmo sendo um avião com pouca história bélica para os americanos (diferente dos finlandeses e até mesmo dos britânicos), tenho para com este pequeno avião uma relação nostálgica e sentimental, pois foi um dos primeiros aviões que eu montei, lá nos anos 70, e é claro que me refiro a este aqui:
A hasegawa lançou sua linha de Buffalos no final dos anos 90, com possibilidades de construir os modelos F2A-1 e F2A-2, e as versões voadas com os finlandese, que eram modelos F2A-1 modificados. Naquela época todo o mercado esperava os F2A-3, que eram os modelos de nariz longo, e os únicos que, em mãos americanas, viram a cor das balas recebidas, em uma campanha desastrosa em Midway, com o VMF-221. Uns 15 anos depois finalmente a Hasegawa lança o tão esperado F2A3, mas não com o nariz injetado, e sim em resina, em mais um de seus intermináveis combos:
O kit do Buffalo é um dos melhores, senão talvez o melhor kit da Hasegawa nesta escala, tanto em engenharia, quanto em fidelidade, falo das versões injetadas, pois para construir o F2A-3 com o nariz resinado, é ajustar, lixar, ajustar, lixar de novo, passa o primer, lixa novamente, ajusta e recupera um monte de linhas!
Usei para estes kits os seguintes acessórios:
- 1 set de PE da Eduard;
- 2 set de máscaras da Eduard;
- 1 set da Pavla em resina (surpreendente bom!);
- Decais do próprio kit e da Skymodels;
- Tintas da Gunze acrílica
Vou colocar algumas fotos do período de construção, onde pouco putty foi utilizado, montagem bem tranquila, único melhoramento foram: furar as saídas de escapamento, furar as asas para a abertura das 0.50 e recolocação das luzes de navegação nas pontas das asas.
Percebam que a versão F2A-3 tem a barriga sem a janela, já a versão de nariz curto, tem a janela. A Hasegawa fornece decais para os frames, cheguei a pensar em utilzar, mas como tinha as máscaras da Eduard, foi com tinta mesmo.
Usei as segintes tintas:
Para o Light Gull Grey: Gunze H51
Para o Blue Gray: Gunze H42 + H51 + flat white
Fiz pré e pós shading para realçar as linhas dos paínes, e até acertar a cor do blue gray, foram MUITAS tentativas...acho que ficou razoável.
Seguem as fotos dos modelos prontos:
F2A-3 do VMF-221
F2A-2 do VF-3
É impressionante como a versão em "azul cinzento" é desproporcional, as versões anteriores eram bem mais equilibradas com o nariz curto. Interessante que quando estes aviões foram substituídos pelos Wildcats, houveram muitas reclamações dos pilotos, pois segundo eles, o pequeno Buffalo, era mais manobrável e tinham o "avião nas mãos", diferente do modelo da Grumman.
Bem, fiquei satisfeito com o resultado final, as fotos foram tiradas com um iphone 4, portanto sem muita qualidade...
Uma honra participar aqui!
abs e ótimo ano!
Dillenburg
Minha estréia por aqui descreve rapidamente como foi meu principal projeto de 2012, falo principal, pois consegui iniciar e terminar este ano (há uns 4 começados...), foram 2 Brewster Buffalos da Hasegawa em escala 1/72. Mesmo sendo um avião com pouca história bélica para os americanos (diferente dos finlandeses e até mesmo dos britânicos), tenho para com este pequeno avião uma relação nostálgica e sentimental, pois foi um dos primeiros aviões que eu montei, lá nos anos 70, e é claro que me refiro a este aqui:
A hasegawa lançou sua linha de Buffalos no final dos anos 90, com possibilidades de construir os modelos F2A-1 e F2A-2, e as versões voadas com os finlandese, que eram modelos F2A-1 modificados. Naquela época todo o mercado esperava os F2A-3, que eram os modelos de nariz longo, e os únicos que, em mãos americanas, viram a cor das balas recebidas, em uma campanha desastrosa em Midway, com o VMF-221. Uns 15 anos depois finalmente a Hasegawa lança o tão esperado F2A3, mas não com o nariz injetado, e sim em resina, em mais um de seus intermináveis combos:
O kit do Buffalo é um dos melhores, senão talvez o melhor kit da Hasegawa nesta escala, tanto em engenharia, quanto em fidelidade, falo das versões injetadas, pois para construir o F2A-3 com o nariz resinado, é ajustar, lixar, ajustar, lixar de novo, passa o primer, lixa novamente, ajusta e recupera um monte de linhas!
Usei para estes kits os seguintes acessórios:
- 1 set de PE da Eduard;
- 2 set de máscaras da Eduard;
- 1 set da Pavla em resina (surpreendente bom!);
- Decais do próprio kit e da Skymodels;
- Tintas da Gunze acrílica
Vou colocar algumas fotos do período de construção, onde pouco putty foi utilizado, montagem bem tranquila, único melhoramento foram: furar as saídas de escapamento, furar as asas para a abertura das 0.50 e recolocação das luzes de navegação nas pontas das asas.
Percebam que a versão F2A-3 tem a barriga sem a janela, já a versão de nariz curto, tem a janela. A Hasegawa fornece decais para os frames, cheguei a pensar em utilzar, mas como tinha as máscaras da Eduard, foi com tinta mesmo.
Usei as segintes tintas:
Para o Light Gull Grey: Gunze H51
Para o Blue Gray: Gunze H42 + H51 + flat white
Fiz pré e pós shading para realçar as linhas dos paínes, e até acertar a cor do blue gray, foram MUITAS tentativas...acho que ficou razoável.
Seguem as fotos dos modelos prontos:
F2A-3 do VMF-221
F2A-2 do VF-3
É impressionante como a versão em "azul cinzento" é desproporcional, as versões anteriores eram bem mais equilibradas com o nariz curto. Interessante que quando estes aviões foram substituídos pelos Wildcats, houveram muitas reclamações dos pilotos, pois segundo eles, o pequeno Buffalo, era mais manobrável e tinham o "avião nas mãos", diferente do modelo da Grumman.
Bem, fiquei satisfeito com o resultado final, as fotos foram tiradas com um iphone 4, portanto sem muita qualidade...
Uma honra participar aqui!
abs e ótimo ano!
Dillenburg