Fórum de discussões do Antrvm Ratvs

F-86F Sabre - Academy nº 1629 1/72 - FINALIZADO !

Compartilhe
    Jetcommando

F-86F Sabre - Academy nº 1629 1/72 - FINALIZADO !

Mensagem  Jetcommando em 09/10/13, 08:48 pm

Então, pessoal... mais uma presepada do Jet...

O kit é conhecido também. O F-86F da Academy, kit nº 1629:

Não custa uma repassada nas árvores. Canopie:

Árvores:

Fuselagens e as asas e tanques já montados:

Detalhe dos tanques, cujo encaixe não é dos melhores; e o assento ejetor:

Buenas, a primeira presepada foi corrigir os painéis que, segundo o Professor Rato, estão errados. Munido do perfil (que não está em escala), fui fazendo os "estragos" conforme a minha coragem e parca habilidade. Na verdade, era pretexto para eu usar os templates que tinha comprado...

Marquei com essas setinhas as linhas que sofreram alterações (criadas ou suprimidas). Só depois é que o Anta aqui pensou em separar as coisas por cores... aí já estava tudo fotografado... paciência.

Nas fotos mais aproximadas, dá para ver algumas linhas cobertas com massa (branca) e as linhas escritas:

Por enquanto é isso... tenho mais material, mas estou apertado de tempo agora. Não queria deixa de abrir o tópico, pois uma das coisas que gostei de participar aqui, é que de certa forma "nos obrigamos" a montar, pois a galera está fiscalizando .

Abraço do Jet e até breve !

Última edição por Jetcommando em 29/06/14, 03:25 pm, editado 1 vez(es)
    Jetcommando

Re: F-86F Sabre - Academy nº 1629 1/72 - FINALIZADO !

Mensagem  Jetcommando em 11/10/13, 09:42 pm

Mais um pouco... iniciando a montagem do conjunto entrada de ar+porão da bequilha+cockpit: verifiquei que as marcas de injeção iam ficar visíveis no interior da entrada de ar, bem com os pinos de encaixe e suas esperas...  nos círculos de injeção, apliquei o que aprendi lá na GE com o pessoal da militaria (Alemão e Bradley): cortei uns disquinhos usando estireno beem fino, no diâmetro mais aproximado possível:

Discos aplicados:

Peças destacadas. Uso essa lâmina de perfil reto e corto sobre o cartão de plástico. Depois, o trabalho de lixa é mínimo. A lâmina reta permite cortar de cima para baixo, acompanhando a curva da peça.

Lixando os discos. Depois mandei pirão nos pinos-guia, mas...

... agora vem a parte ruim da história . Essas etapas de montagem já tem um tempinho... aí eu desisti de abrir o tópico e fui umas duas vezes no clube e não fotografei nada... de modo que a partir de agora, os amigos verão o kit já fechado e com o primer aplicado. Peço desculpas desde já .

Mas cabe uma breve narrativa, principalmente aos candidatos a montarem esse kit. Sem sombra de dúvida, a pior parte é alinhar o conjunto do cockpit. Eu tive que optar: alinhar o nível do cockpit e deixar uma fresta gigante no porão da bequilha, ou colar o porão e depois ajustar o cockpit. Foi o que escolhi. Porém, o problema não foi totalmente resolvido, pois a curvatura da peça do porão não acompanhava a da fuselagem.

Caras, a colagem ficou sob pressão. Usei cola da Tamiya e prendedores fortes, além de ir colando aos poucos, conformando a fuselagem. No final, ficou satisfatório e o desalinhamento da entrada de ar, mínimo, no lado direito do avião. Uma desbastada resolveu. Mas fica sempre o temor do troço descolar depois de anos...

Então, conforme meu comentário acima, parece ser uma marca na engenharia da Academy; no F-89 enfrentei o mesmo problema. Eles conjugaram o cockpit com o porão da bequilha e nesse caso, tem mais a entrada de ar para complicar o alinhamento.
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 11/10/13, 11:41 pm

Uma vista geral dos conjuntos trabalhados:
    - Trens de pouso;
    - Piloto (do meu estoque);
    - O bico, já com uma cobertura de amarelo;
    - A tubeira foi pintada em cinza escuro e aplicado grafite em pó. O efeito é muito legal, mas vou refazer pois o manuseio vai tirando o grafite e ficou com um aspecto ruim.

- O ejetor;
    - O manche;
    - A base do canopy;
    - A cobertura do painel. Esta, aliás, pequena. Tive de fazer uma base para ela com plástico. Usei ela mesmo como molde para riscar em volta, cortar e ajustar a peça.

E o kit. O primer foi o mesmo que usei no F-5, mas ficou todo empolado... terei que polir bem:

Nos painéis, tanto o principal quanto os consoles laterais, usei pincel seco, preto, aplicando um pouco de branco em alguns mostradores que se destacavam na foto que tinha como referência:

A base da cobertura do painel:

E a cobertura (aqui, só posicionada para ilustrar).

Nas portas principais dos trens tem uns rebites que fiz usando o template para fazer o espaçamento uniforme:

Detalhe da entrada de ar, já desbastada no lado direito;

Um "Dry-fit". Ficou bom .

Outra falha: observem o contorno interno da saída da tubeira, na parte de baixo:

Faltou plástico, formou um "V" que terei que consertar.

Buenos, é isso por enquanto.
    Abraço do Jet !
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 20/10/13, 12:30 am

Hoje foi dia de montar kit na GE !  Mas passei quase todo o tempo dedicado a resolver a empolação do primer... e foi osso . Por sugestão do Bradley, usei esponjas e lixas 600 e 1200:

O próprio Bradley participou da empreitada, usando um disco de polimento para dar o acabamento.

Também lixei o apoio da cobertura do painel, que estava com protuberâncias da bonder e ainda necessitava alguns ajustes:

Depois, uma lavagem com detergente e água morna:

Enquanto secava o kit, comecei a trabalhar no piloto.

Um dos braços dele já era separado. O outro, foi seccionado para poder ajustá-lo de forma que o piloto encaixasse no assento:

Por último, massa nas fendas. Agora é deixar secar e acertar os contornos:

Ainda deu tempo para destacar e limpar a porta principal da bequilha, que tinha uma marca de injeção entre as nervuras:

Marca de injeção já removida:

Buenas, por enquanto é isso !
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 26/10/13, 07:31 pm

Iniciando a pintura básica do piloto:

Pus o piloto de lado para secar e fui dar uma trabalhada no cockpit. O apoio da cobertura do painel fez com que ficasse muito alto, impedindo o encaixe do pára-brisa. O jeito foi lixar bem a base da peça:

Agora sim, encaixando tranquilo:

Eu não sei se era intenção da Academy, mas me parece que o canopy poderia ser deslizante. Eu resolvi fazer. Primeiro cortei fora duas marcas de injeção que impediam o deslizamento livre da peça:

Depois, para evitar que o canopy caísse cada vez que o kit fosse manuseado, fiz um esquema simples de trava. Utilizando armação de Photoetched que sobrou das aletas dos Python III do F-5 (Valeu de novo, FabWan ! ), cortei uma peça em "T":

Depois, afinei a ponta com lima:

Em seguida, broquei o alojamento do "T" no pino guia do deslizante do canopy. Usei uma broca 0,25 mm:

Agora o pulo do gato: eu já havia testado e verificado que o pino guia do deslizante não girava livremente na fenda onde se encaixa. Isso é ótimo, pois o canopy ficará alinhado e justo. Então tive de brocar um ponto de passagem para o pino guia, à 90° de seu eixo. Fiz isso com uma broca grossa, bem no meio do curso da fenda, de modo que, mesmo deslizando o canopy todo para trás, ele não apareça:

Colagem do dispositivo de retenção, com bonder:

Teste de encaixe e funcionamento. Tive que retirar uns excessos de cola que vazaram para as laterais do pino guia. Depois disso, sucesso:

1) Encaixe do dispositivo de retenção, alinhando o "T" com a fenda e o pino guia no centro do curso, à 90°:

2) Girando o deslizante do canopy:

3) Deslizante alinhado e deslocado para a posição de canopy aberto. observe que não aparece o ponto de encaixe do dispositivo de retenção:

Até a próxima !
    Jet
    Kuckartz

Mensagem  Kuckartz em 30/10/13, 07:29 am

Tá muito legal a tua montagem Jet. Comprei esse mesmo kit, mas não tenho previsão para começar a montar.
    Onde tu conseguiu o perfil?
    Esse teu vai ficar profissa!
    Abraço
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 18/11/13, 11:30 pm

Buenas, pessoal, poucos avanços... é que está chegando a hora do meu martírio: a pintura . Sem contar a série de reveses que infelizmente acompanha minhas montagens. E olha que eu ainda tenho a ajuda do Bradley lá na GE, o único ser que eu conheço que gosta de lixar os kits (o Boxm@n também gosta, mas ultimamente ele não consegue chegar nessa fase ...). Vamos lá.

Valeu pela visita e elogios, Bruno. O perfil eu consegui no Walk Around do F-86, que tenho digital. Ele não está em escala.

Então... como eu observei, num sábado desses, fomos pintar as paredes da GE de branco; o Bradley apareceu por lá e como não tinha material para todos pintarem, o homem se prendeu a fazer o trabalho de lixa no meu F-86 (um pouco que faltou); a partir disso, revisei as linhas de painel e apliquei massa em alguns locais.

Massa Kombifiller diluída em acetona e aplicada a pincel:

Enquanto secava a massa, destaquei a porta frontal da bequilha e procurei dar o formato dobrado dela, sem cortá-la. Apliquei tolueno no local do corte, para amolecer a peça e dobrei-a.

Mas acho que não vai adiantar, pois me parece que o ângulo é mais fechado.

Neste último sábado, esqueci a câmera em casa ... mas não teve grandes coisas para mostrar mesmo. Lixa nas partes emassadas e o único detalhe que seria digno de nota, foi a escavação da saída de ar que ele tem no dorso. E para eliminar a linha de emenda, coloquei uma chapinha de plástico bem fina mas nem dá para ver por causa da pintura preta (já explico...).

Foi aplicado um promotor de aderência (comprado numa loja de automotivos como "Primer para plástico") e depois uma nova camada de primer automotivo muuuito diluído. Depois de seco e polido, apliquei preto brilhante. Resultado ? EMPOLOU !!  Ou seja: nova sessão de polimento garantida...  

A única coisa boa é que, depois disso, é a pintura final, o alumínio. Espero  que dê tudo certo.

Por enquanto é isso...
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 04/12/13, 12:39 am

Buenas...

Primeiro, um esclarecimento: não estou postando no fórum da IPMS POA porque meu PC está acusando Malware no site .

Agora, vamos ao que viemos:

Então, após, muitas idas e vindas, polimentos, lixas, filtro de café, etc... o bicho ficou assim:

Não tinha preto brilhante, então foi de fosco mesmo...

Chegando no clube, o troço não passou no controle de qualidade  ! Tudo de novo ! Prá piorar, nessa "sovação" do kit, acabou descolando a asa direita bem na raiz e abriu o bico!!

Colei com jet e tasquei bonder para "emassar" a fenda:

Colei a cobertura do painel:

Algumas linhas precisaram ser refeitas:

Feito (no meu padrão rasteiro, com as escapadas do scribe...)... depois apliquei um fio de cola da Tamyia para harmonizar as linhas.

Retoquei o cinza da base e do deslizante do canopy:

Depois, uma vez corrigidas as linhas e lixada a emenda do bico, apliquei novamente o preto (Tamyia - semigloss... era o que a casa oferecia...):

Close do painel:

Detalhe de como ficou a saída de ar dorsal (agora dá prá ver direitinho):

Partindo para a confecção da antena do rádiofarol: uma peça que parece um giroflex antigo... eu achei (pouquíssimas) fotos desse troço, e nos kits do pessoal, vi gente pintando de vermelho e de creme (dessa cor eu vi foto); pedi socorro ao Rato e a conclusão de uma rápida pesquisa de quinze minutos: creme. Então, mãos à obra !

Como a peça não veio (ou perdi... não sei), fiz com sprue transparente esticado:

Mestre Bradley "usinou" o formato ogival na dremel (original ) dele. Ficou muito boa:

Ajustando a altura e o encaixe:

Pintando: apliquei à pincel essa tinta beem diluída (alguém aí lembra desses frasquinhos  ? Essa tinta é mais velha que o Guick...)

"Futurizando" o canopy:

Agora estou trabalhando no piloto para poder fechar o cockpit... até mais !

Jet
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 20/01/14, 12:56 am

Buenas, meus pacienciosos acompanhantes... encerrando minhas férias (hoje é o último dia ...), alguns importantes avanços no Sabre:

Eu tinha parado no piloto, né ? Então:
    Pintura do capacete e face de branco; depois apliquei verniz para selar tudo:

Flat Flesh, da Tamiya:

Depois de bem seco, aplicação de óleo Sombra Natural:

Com o pincel umedecido em aguarrás, fui removendo o excesso e acertando os contornos com a ponta do palito:

Uma vez que o piloto estava pronto, comecei a instalar o cockpit.
    Manche:

Assento ejetor:

E o sujeito nos controles:

Agora observem: num Dry-fit, fica claro que o para brisa avança além do que deveria... obviamente me certifiquei de que, caso lixasse o excesso, ainda assim o canopy fecharia completamente.

Então, lixei a pequena diferença cuidadosamente.

Testando a abertura do canopy, verifiquei também que era muito estreita. Por fotos, vi que o canopy deslizava um pouco mais para trás. Para isso, tive que aumentar o curso do deslizante. Vamos lá:

Serra no berço do deslizante:

Um spruezinho para limitar, colado com tolueno:

Agora, uma sujada básica no deslizante do canopy. Como a peça fica num local pouco exposto, imaginei que ali o acúmulo de sujeira seria modesto. Usando giz pastel, apliquei uma poeira:

Usei o marrom, raspado em pequena quantidade no fundo de um cadinho:

Aplicado a pincel:

Retirado o excesso:

Buenas, hora de mascarar o canopy. Camaradas... essa peleia foi das mais feias. Primeiro por causa de mais uma pegadinha da Academy... O RELEVO DOS FRAMES É POR DENTRO DO PARA BRISA !!!  Isso é simplesmente horrível, pois, uma vez que você aplica as máscaras, de acordo com o ângulo de observação, parece estar deslocada... então foi um saco acertar isso, mas vamos a última das tentativas, a que deu quase certo...

Colei um pedacinho de fita da Tamiya por dentro e marquei bem os contornos do frame com uma lapiseira. Fiz isso em todas as peças do para brisa; frontal e laterais.

Eis as máscaras cortadas, com lâmina bem afiada e uma reguinha metálica:

Porque o "quase" ? Porque as máscaras se revelaram pequenas. Além do mais, verifiquei em foto que a base dos frames das laterais tem cantos arredondados e não em ângulo reto. Toca corrigir:

Aplicando as máscaras de fita, com a peça fixada num pedacinho de Pritt Tak:

Agora, um pequeno detalhe no canopy: essas partes em azul, são pequenas máscaras de álcool polivinílico que apliquei, pois no avião real, essas partes são transparentes.

Depois de aplicadas essas máscaras, broquei o orifício que existe aqui no canopy:

Na sequencia, coloquei silly putty para proteger o interior e também o cockpit e mandei alumínio extra-fino da Aerotech !

Contratempos: Essa tinta, seca, formou uma casquinha bem fina... a tinta uniu a peça e a silly putty... foi uma cirurgia para cortar com o mínimo de dano.

Da mesma forma, o dia estava muito quente e a sillyputty foi "derretendo" e entrou em tooodas as frestinhas do cockpit. Pense no trabalho para remover tudo...

Aproveitei o embalo e pintei quase tudo que precisava de alumínio (inclusive o avião, rsrsrsr)

Vamu qui vamu, finalizar o primeiro de 2014 !
    Rato Marczak

Mensagem  Rato Marczak em 03/02/14, 10:53 pm

Espero que não tenha estragado nada no cockpit.
    Pelo menos a julgar pelas fotos, ficou muito bom.
    Quando vamos vê-lo ao vivo?

Socos

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 17/02/14, 10:20 pm

Agradeço a torcida, Professor. O cockpit ficou intacto.

Mais um pouquinho...

Refiz algumas linhas que teimam em sumir, com os (infelizmente) costumeiros deslizes do scribe...

Também foi necessário um reparo de massa no tanque:

Agora vamos instalar o visor da mira, para poder fechar o canopy. Sem surpresa: a peça do kit é grotesca (parece um tijolo de vidro, para a escala...) e nem ia encaixar. Plano B: acetato.

Aplicando cola branca:

Visor posicionado:

Vamos fechar o canopy ! Aplicando cola branca:

Depois de colado o pára-brisa e a capota no deslizante, mais uma camada de tinta que corrigiu os descascados da primeira aplicação.  

Algumas peças que ainda faltava completar a pintura, foram finalizadas também.

Parti para a instalação dos freios aerodinâmicos, que ficarão fechados:

Mais uma vez, percalços... ambas as portas não se adaptam perfeitamente e ficou que nem assoalho de madeira: você pisa aqui, levanta a madeira lá na frente ... a idéia então era alinhar-colar e assim por diante, aos poucos:

Peça encaixada; percebe-se os desníveis.

Uma vez encaixada, alinhar, aplicar cola Tamyia...

E esse desalinhamento provocou mais um revés: ao encaixar o freio do lado esquerdo, pressionei os atuadores para alinhá-los e pronto: lá se foi a chapa do freio para dentro... por mais que eu tentasse tirar sem dano, não consegui. O negócio ficou TÃO encalacrado, que quebrou a ponta da lâmina com a qual eu estava tentando alavancar a peça... e ficou esses "escalavros" aí ....

Deixa esfriar a cabeça... fui fazer uma coisa que nem ia: tem uns protetores contra F.O.D que vem no kit. Resolvi fazer uma graça com eles. Dá para ver que a alça deles é maciça; marquei as extremidades e capei fora com a gilette:

Consegui adaptar essa broca finíssima na microretífica:

Com ela, perfurei o local para encaixar as alças feitas com fio metálico:

Ficou meio fora de foco , mas dá para entender, né ?

Depois de colocados os fios e cortados com excesso para baixo, apliquei Bonder na parte de cima, para soldar as alças:

Aplicado Bonder na retaguarda, depois de tudo seco, cortei esses excessos e lixei bem.

Visão geral das peças e os instrumentos envolvidos na operação:

Resultado final:

Conclusão: vão ficar melhores que o avião...

Falando-se nele... prosseguimos. Tem umas chapinhas na porta da bequilha, que fiz com papel alumínio:

Cortando as chapas:

Uma vez cortada a chapinha, posicionava-a com um palitinho com Pritt-Tak na ponta; colando com Bonder.

Chapas aplicadas:

Depois de aparados os excessos com gilette, o rebitador "Tabajara" em ação:

O praxe: substituir o pitot por agulha...

Brocar um orifício tão pequeno foi osso...

Mas o esforço compensou !

Agora, removendo as máscaras do canopy:

Tudo ótimo com a capota. Chegou na hora do pára-brisa...

Dá para ver o overspray; não ficou legal e dá para ver as marcas dos frames por dentro, dando a impressão de desalinhamento total entre o que foi pintado e o local correto dos frames  !!

Pensei várias soluções mirabolantes, mas não tem jeito. Meu pai sempre diz: "O preguiçoso trabalha dobrado". Sábio o seu João. Então não vamos inventar. O jeito é sacar fora o párabrisa e pintar os frames de novo, um a um, por dentro e por fora, pois o canopy abre...

Por enquanto é isso...
    Rato Marczak

Mensagem  Rato Marczak em 17/02/14, 10:35 pm

Jet,

Não sei em que ponto você está com esse bichinho, mas me deixe dar uma sugestão. A maior fonte de overspray é o excesso de máscaras pequenas. O que tenho feito é:

1. Mascare o para-brisa todo, inclusive os frames da parte 'oval'. Faça como se você fosse pintar apenas o frame 'externo'.

2. Pinte e remova a máscara. Vai ficar faltando os dois frames curvos.

3. Pinte um pedaço de decal preto com o mesmo alumínio que você usou.

4. Corte os frames com um gabarito curvo (sempre faço uns 5 para usar 1 ou 2...) e aplique como um decal comum.

Essa receita faz frames quase perfeitos e praticamente não traz risco nenhum para a transparência.

Abraço

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 18/02/14, 06:10 pm

Entendi. Mas o decal não ficaria alto em relação ao frame externo, pintado diretamente no canopy ?

Última edição por Jetcommando em 03/03/14, 01:43 am, editado 1 vez(es)
    Rato Marczak

Mensagem  Rato Marczak em 18/02/14, 06:30 pm

Você não vai conseguir ver nenhum degrau. No máximo uma tênue linha, como em muitos aviões reais.
    Dá uma olhada no meu Hurricane e no P-40...
    Pior cenário: vc não gosta do resultado. Remove os decais e mascara só os frames ovais, muito mais facilmente...

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 03/03/14, 02:27 am

Segui o seu conselho, Professor !  Smile 

Segura que vem mais...

O porão do trem de pouso é muito liso; resolvi fazer alguma coisa nele. De todo o emaranhado que eu vi em fotos, só achei plausível (pro meu nível rasteiro), representar esse mecanismo de recolhimento das portas principais dos trens, principalmente porque ele se "prolonga" para fora, segurando a porta. Achei que ia ficar legal.

Agulha de insulina cortada para os cilindros hidráulicos principais e fio de metal para os atuadores:

Reproduzi umas tubulações usando sprue esticado. Depois de tudo pintado, parece que desapareceu ...

Ainda falta colocar os atuadores das portas, feitos com fio. Mas só serão colocados depois de coladas as portar principais dos trens.

Mais uma foto, mostrando a tragédia que é esse para-brisa da Academy; dá para ver a grossura que ia ficar, se pintasse os frames segundo o molde:

Reunindo o material para o polimento e repintura dos frames...

E o pior vocês não sabem : na hora de polir o para-brisa por dentro, verifiquei que eu lixava, lixava... e lá estava o frame. A superfície do para-brisa estava opaca e o frame tava lá... firme... peguei um palito de dente e confirmei a minha suspeita: O FRAME É UM SULCO !!!  A impressão que tenho, é que os caras moldaram a peça ao contrário, pelo avesso... Se ele estivesse na forma correta, era só deixar a tinta escorrer dentro dele... mas está TOTALMENTE ERRADO !!!

Polindo o para-brisa: lixa 600, 1.200, 2.000 e polidor (creme dental)

Depois, polimento com algodão. Cuidado, pois isso gera calor !

Depois de repintados os frames da moldura, novo banho de Future.

Apesar de ter melhorado, os frames centrais ficaram ruins... tive de resolver isso mais tarde.

Enquanto seca o canopy, polimento na pintura:

Aproveitei para corrigir o encaixe dos cabides dos tanques subalares; os pinos são gigantes e o contorno do cabide não segue o desenho da asa... com uma lâmina e lixa, fui ajustando isso...

Agora um avanço importante: a pintura das faixas amarelas. Resolvi pintar o amarelo e usar os decais das listas pretas: vamos ver no que dá. Primeiramente, medi a largura da lista da fuselagem:

Analisei criteriosamente fotos para poder situar corretamente a faixa. Risquei traços na largura da faixa, no dorso...

... nas laterais...

... e embaixo do avião.

Depois, cortei tiras beem fininhas de fita Tamiya...

... e fui desenhando a faixa, unindo as extremidades dos traços, de forma que toda a faixa ficasse na mesma largura:

Procedimento semelhante para fazer as faixar das asas.

Tudo mascarado e pintado:

Retiradas as máscaras, após uns poucos retoques, retirei as fitas delimitadoras. Um que outro overspray foi removido com água e sabão. Benditos Future e tinta Tamiya  !!

Bem, todos já devem ter notado uma chapinha que às vezes aparece logo adiante da deriva... essa peça não vem no kit, mas resolvi fazer. Fiz umas três ou quatro para aproveitar uma... medi e cortei o papel alumínio (o mesmo que tinha usado na porta da bequilha):

Abri o rasgo que encaixa na raiz da deriva com a microretífica, é difícil dar o acabamento arredondado no final; os cantos foram arredondados com lixa:

Colei a chapinha com Future (foto meramente didática; ela é da primeira tentativa, observem que ainda não tem as faixas amarelas What a Face  What a Face...);

mas ela tem duas dobras, que reproduzi da seguinte forma:

Introduzi uma agulha de acupuntura por baixo da chapinha e marquei o relevo, pressionando com a ponta de um palito de dente. Descolou a extremidade :

Depois, apliquei Future com um pincel e tornei a colar a peça. Repeti a operação no outro lado:

Voltando ao para-brisa; à essa altura, o Rato já tinha me sugerido fazer os frames centrais com decal pintado. Achei muito boa a sugestão e - providencialmente -não é que tinha um decal de frame de P-38, JÁ METÁLICO !!, no estoque de decais da GE ?!?  Legal, né ? Cortei o excesso de filme, apliquei com Future, para colar bem. Aparei no tamanho, cuidadosamente:

Pois é... mas não vão pensando que tudo deu certinho, não ... eu ia só colocar por cima da pintura, mas o frame esquerdo era maior que o decal, além do overspray... sem perdão: descolar o para-brisa e lixar de novo... polir de novo...

Aplicar Future de novo e deixar secar para aplicar o outro decal .
    Que novela esse canopy...
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 09/03/14, 11:21 pm

Apliquei o frame que faltava:

Também pintei o detalhe em preto do bico, à mão, com esmalte sintético diluído:

Depois de seco, dei uma lixada de leve com lixa 2000, para alisar, pois a pintura à pincel, ainda mais fazendo contornos redondos, fica mais grossa do que a do aerógrafo.

Iniciei também, a pintura dos painéis que tem diferentes tons metálicos:

Há outros pequenos avanços que não fotografei ainda; em breve novidades ...
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 29/03/14, 04:23 pm

Segue o baile:
    Procurei umas fotos do avião real que estou reproduzindo e achei:

De imediato, percebi que o bico NÃO era amarelo  ! Fui confirmar nas instruções e de fato... eu "voei"  . Mas nada que não possa ser contornado.

O mais frustrante foi descobrir que do lado direito do avião tem outro nose art, que não vem nos decais...

Buenas, lixei toda a pintura amarela e aerografei o preto novamente:

Outro problema sério desse kit : as linhas na deriva, não se encontram... a articulação do leme e linhas de painéis ali em cima não se alinham. Eu já tinha visto isso ao pintar uns detalhes em cinza e preto que existem ali, mas como o desalinhamento não aparecia muito em virtude do fato de serem áreas pequenas, eu até ia deixar assim. Porém, ao verificar que a linha amarela que existe ali ia ficar completamente fora do lugar em um dos lados da deriva, resolvi reescrever o lado esquerdo do kit... tchê... que trabalheira inglória ...

Inicialmente, colei sprue esticado nas linhas que iria suprimir; quando fiz isso numa das asas, o resultado foi excelente, mas dessa vez, não sei porque, não ficou como eu esperava:

Lixando:

Pintura para revelar os resultados; foi necessário aplicar massa em alguns pontos:

Nova pintura:

Preparando para reescrever as linhas:

Utilizando essa fita de rotex (que é adesiva) como régua, fui traçando as linhas retas. Não foi fácil, a cola da fita não era forte e de vez em quando ela se deslocava. Lá se ia o traço do scribe ...

Linhas reescritas, apliquei um preto fosco. As linhas antigas ainda estavam lá !!

Próximos capítulos: mais massa e lixa... aarrgh...
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 29/03/14, 04:31 pm

Ah ! ia esquecendo:

Pintei a seção final da fuselagem com um tom metálico mais escuro e pintei de vermelho as coberturas anti F.O.D e o dreno de combustível que fica na lateral do avião (quase nem dá para ver):

Por enquanto é o que a casa oferece...
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 30/03/14, 11:48 pm

Aproveitei um momento de inspiração e fui corrigir a deriva. Por sugestão do Aircommando, apliquei corretor líquido:

Enquanto secava, com meu rebitador "Tabajara", fiz os rebites do painel das .50:

Depois de seco o corretor, lixei e apliquei uma camada de Tamyia; achei o resultado satisfatório:

Vamos adiante, então ! Mascarei o bico preto com sillyputty e mandei pirão no alumínio !

Por enquanto é isso... valeu, pessoal !
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 25/04/14, 09:58 pm

Um pequeno mas importante avanço, pois depois disso, creio que vai deslanchar (tenho que terminar antes da copa, senão o FabWan me mata... ):

Primeiro, o Badley e o Paulão sugeriram essa adaptação para pistas não preparadas ...

Rejeitado o projeto (eles ficaram magoados e disseram não saber porquê, uma vez que nos carros de combate funciona maravilhosamente bem...), fomos em frente, pintando a faixa amarela da deriva:

Depois fui preparar os montantes dos tanques para pintura... as peças são uma lástima, injetadas em duas metades que ficaram desencontradas. Se eu lixasse a parte que sobrava para cada lado, o montante ia ficar com quase a metade da largura correta... o jeito foi fazer novas peças :

Resultado final:

Depois pintei a antena de ADF e outro painel preto, logo abaixo:

Já deu para perceber que o lado direito ficou arranhado... isso por conta do seguinte: eu pintei o preto a pincel e ficou horrível, todo enrugado. Tentei lixar para ver se alisava e acabou arranhando o cinza. Resultado final desse frege: lixei todo o preto e repintei o cinza.

Instalei os tanques:

Mais uma vez, o contorno da peça não seguia a curvatura leve da asa, deixando uma fresta...

Solução: massa, cujo excesso removi com cotonete úmido e nos locais mais estreitos, onde o cotonete não entrava, enrolei algodão na ponta do palito de dente. Acrescentei um pouquinho de detergente também.

Tentei evitar ao máximo, mas ficou essa besuntação aí... menos mal que não danificava a pintura para remover...

Removidos os excessos de massa, última camada de future, para aplicação dos decais, o que ocorrerá nesse sábado, na GE...

Em breve novidades !
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 01/06/14, 08:07 pm

Então, pessoal... como sempre, operações relativamente simples para a maioria, tendem a apresentar uma série de problemas comigo... não foi diferente com os decais.

Nesse caso, os decais da Academy mantiveram sua tradição de "as aparências enganam"; seu filme é duro como uma casca e, diferentemente dos decais do F-89, estes eram menos resistentes, ocasionando diversas quebras. Mas vamos lá:

Separando o material:

Uma prévia:

Como já comentei anteriormente, tenho o hábito de cortar o filme dos decais. Precisava ver a minha situação, quando esses quadradinhos do xadrez da deriva se separaram na água, rsrsrs... ainda bem que coloquei um lado de cada vez !

A famigerada Sharkmouth... ela irá protagonizar uma tragédia que narrarei adiante...

O pior foi descobrir nas fotos que a pintura vermelha entra para dentro da entrada de ar. Isso foi o ponto de partida para a tragédia... explico mais adiante.

Com ajuda do Bradley, vamos instalar os faróis da bequilha. Eis aí as lâmpadas e lentes:

Usando um pedacinho de Pritt Tak para segurar a lâmpada, posicionei ambas em seus alojamentos, previamente brocados:

Depois colei as lentes com future:

Terminei de colocar os decais:

Bem, acima, a parte boa. Agora vamos aos problemas. Como eu disse, vários decais quebraram, pois o filme é duro como uma casca e não se conforma com a curvatura do kit:

Também os decais não colavam direito. Eu tinha de examinar os dedos constantemente, para ver se não tinha grudado algum. E foram vários... tinha que ficar cuidando muito onde pegava o kit. Até que... para pintar o vermelho da entrada de ar, fiz uma máscara com silly putty cobrindo todo o bico do avião. Antes mesmo que eu iniciasse a pintura, percebi que, ao ajeitar a massa, um decal veio junto !! DESASTRE !!! TODOS os decais (incluindo a boca...) grudaram na silly putty. Não gosto nem de lembrar. Consegui salvar, a muito custo, quase todos os decais. Não se salvaram uma lista preta na lateral do cockpit e... a boca. Despedaçou-se toda.

Para minha salvação, o Bradley (sempre ele...) tinha uma folha com a mesma versão, a qual ele não vai fazer e me cedeu ambos os decais. A nova boca:

Persistiu o problema da conformação, embora eu tenha aplicado um pouco de amaciante de tentado colar com future as partes levantadas:

E embaixo:

Agora vou selar tudo com future e aí pintar o vermelho dentro da entrada de ar e "remendar" os bordos de ataque e outras falhas...

Os trens de pouso foram colados e o peso funcionou bem. O avião não empinou o nariz.
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 28/06/14, 08:13 pm

Para concluir o detalhe da boca, pintei à pincel o vermelho que se projetava para dentro da entrada de ar. Isso foi facilitado pelo fato da própria peça fornecer um limite físico para a pintura, de forma que, usando um pincel chato e uma quantidade bem calculada de tinta, era só encostá-lo no limite da peça e vir trazendo. Depois, com um pincel muito fino, risquei o traço preto, também de dentro para fora.

Quando fui colar os montantes dos tanques, verifiquei que eles eram curtos ! Mas foi galho fraco fazer outros. Aliás, dessa vez, usei outro método que se revelou muito mais fácil (o fato de serem maiores as peças, também ajudou...); cortei duas tiras de plástico, um pouquinho mais largas do que o montante e afinei os bordos com lixa. Aqui já estão prontas para pintura:

Os atuadores das portas dos trens, que havia mencionado. Foram feitos com arame de aço muito fino; broquei um alojamento para eles nas portas, para poder realizar a colagem.

Parti para as luzes de navegação. Estiquei sprue transparente e plástico vermelho:

Broquei cuidadosamente o local das luzes nas asas. Mesmo assim, uma delas descolou. A velha encheção de saco: lixa e repintura...

Mas a idéia é essa: introduzir as hastes no orifício nas asas, depois cortá-las e lixá-las para o tamanho correto (ou quase ...).

Aqui a luz vermelha, já aparada. A verde foi feita com o sprue transparente e pintada com clear.

De envelhecimento, apliquei apenas um wash leve nos porões, portas e trens de aterrissagem. Reunindo o material (tinta óleo sombra natural e aguarráz):

Preparei uma mistura bem fluída:

Depois apliquei com um pincel fino. Não aparece muito bem nas fotos, mas eu queria que ficasse discreto mesmo.

E a última peça a ser colada ! O dreno de combustível:

Lixei bem a tinta na área de colagem e colei com cola da Tamiya; apliquei a cola no avião e deixei agir um pouco, para a dar aderência e segurar a peça na hora da colagem. Funcionou.

É FINITO !

É isso. Agradeço o prestígio dos amigos e até breve !

Abraço do Jet

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 20/11/17, 12:52 am