Fórum de discussões do Antrvm Ratvs

Dobradinha do Jet !

Compartilhe
    Jetcommando

Dobradinha do Jet !

Mensagem  Jetcommando em 04/07/14, 11:51 pm

Buenas, dizem que desgraça pouca é bobagem, então...

Existe um prato típico feito com estômago de boi, cortado em tirinhas - a famosa "dobradinha", que aqui nos pampas recebe o nome de "mondongo"... pois então:

Aqui estão os temperos e demais componentes do prato e guarnição de mesa:

A-10A Academy - kit nº 1652

E aqui... O MONDONGO !

Kit Matchbox nº 40121, travestido de Revell (Revista Asas de Guerra)

É isso aí. A idéia é fazer uma montagem comparativa e de quebra, finalizar dois kits numa tacada só . Uma façanha para mim .

Acompanhar isso vai ser só para quem tem estômago ... vamos começar a fervura:

Os dois kits, lado à lado, em suas embalagens originais:

Algumas comparações:

Fuselagens:

Fica clara a diferença técnica do molde, mais simplório no Matchbox (que é o protótipo, inclusive...) mas as dimensões parecem corretas. O problema mais significativo será o canhão, pois a Matchbox fez o kit com o canhão de 20 mm que equipou o protótipo no início.

As asas:

Derivas; aqui uma diferença significativa. Não descobri ainda se ela realmente existiu entre o protótipo e o avião de produção. Pelas fotos, não me parece que haja diferença e até agora não li nada à respeito.

Motores:

A engenharia do Matchbox é diferente e num olhar imediato, parece que o motor é maior...

E os assentos ejetores; quero dizer: um assento ejetor e um banco de carro:

Essa cadeira da Matchbox é mesmo lamentável... ia até consertá-lo, mas o RodrigoBM me cedeu o ejetor do Academy dele (que ele achou horrível... porque ele não viu isso... ) e quebrou o meu galho.

Breve novidades.

Jet

Última edição por Jetcommando em 28/01/15, 01:08 pm, editado 1 vez(es)
    Jetcommando

Re: Dobradinha do Jet !

Mensagem  Jetcommando em 06/07/14, 12:52 am

Segue, devagarito...
    O único melhoramento que fiz nos ejetores foi esse, com alumínio de latinha:

Cortei a tirinha e depois limei cuidadosamente para dar forma. Colagem com Super Bonder:

Para não misturar as peças (os sprues tem cor parecida) e também não perder tempo tendo que separá-las, guardo as miudezas nesses tubinhos, devidamente identificados. Aqui estão os componentes de cada cockpit, já com o ejetor do Academy destinado ao Matchbox. O cockpit dele é de chorar: o piloto sentava naquele banco de carro, apoiado numa "tábua", sem nada por baixo... é muita safadeza desses caras .

Um "Dry Fit"...

Partindo para o cockpit do Academy (painel já pintado);

Uma vez pintada a banheira, apliquei os decais dos paineis laterais e console, com a costumeira solução de água e cola branca:

O porão da bequilha é conjugado à banheira (lembrei do F-86...); a colagem é tranquila. Apenas umas marcas de injeção para cobrir, o que fiz com discos de estireno, colados com tolueno, que foi aplicado com um pincel:

Depois de seca a cola, lixei utilizando a maquineta da Avon e finalizei com lixa 600.

Mesmo sendo a colagem tranquila, fica uma fenda na junção da parede do porão com a parte inferior da banheira, o que preenchi com sprue esticado, colando tudo com tolueno:

Conjunto pronto !

Algo me diz que o Matchbox vai me dar mais trabalho ...
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 23/07/14, 06:47 pm

Então, continuemos !

Ejetores preparados para receber o cinza:

Detalhes pintados a pincel. Embora as tintas fossem Tamiya e Gunze, ficou enrugado

Ejetor instalado no cockpit do Academy:

Como eu disse, o Matchbox ia me dar mais trabalho. Mas estou achando o máximo fazer essas correções.

Como o cockpit se tratava de uma tábua onde se apoiava o banco de carro que acompanhava o kit, resolvido o problema do ejetor (grato, Rodrigo Ocama !) usei a base dele como parâmetro para construir o cockpit:

Eu sabia que um dia a TIM ia me ser útil ...

Antes de colar a base do assento sobre o assoalho do cockpit, é necessário fazer um entalhe de cada lado do assoalho, para encaixar nos ressaltos existentes na fuselagem, onde anteriormente se apoiava a base do assento:

Para fazer as laterais, também é necessário fazer um entalhe para a base do assento, que fica mais alta do que o assoalho.

Para fazer o painel frontal, escolhi uma chapinha fina de estireno:

Depois de desenhado, recortado e ajustado:

Na lateral do cockpit tem uma espécie de acolchoado... usei essa fita de lacre para imitar:

Primeiramente, lixei uma face até afinar bem. Lixe sem dó.

Depois passei rapidamente a chama do isqueiro nas bordas, pois a lixa levanta uns fiapinhos que, quanto mais você lixa, mais eles aparecem...

Medi, desenhei e cortei dois pedaços:

Colagem normal, com cola humbrol:

Enquanto secava a cola dei continuidade a uma correção que, creio, será uma das mais delicadas. Observem que a peça que representa o porão da bequilha é rasa, sem nenhuma profundidade, o que é ridículo...

Com base no kit da Academy, levei a peça para o que seria sua posição correta (fixada com Pritt Tak):

Foi necessário cobrir essa marca de injeção, o que fiz com a já conhecida técnica do disquinho de estireno:

Para ter uma idéia, observei essa foto do meio. O porão da bequilha é o menor; o outro porão é o alojamento do canhão:

Marquei referências para colocar as nervuras:

Construção do porão:

Preparando as nervuras:

Uma prévia. Ainda faltam algumas que só poderei posicionar depois de definir o local correto da bequilha.

Falando-se na bequilha ... olha elas aí. Achei que era muita desfaçatez da Matchbox "inventar" uma bequilha para o A-10 então, fui para o livro. Era isso mesmo... a bequilha do protótipo era essa mesmo.

Toca corrigir:
    Inicialmente, consegui um cilindro de metal, cedido e usinado pelo Mr Bradley, mestre da militaria:

Escolhi uma haste de pirulito com o diâmetro interno correto, para fazer as seções:

Garfo da bequilha:
    Cortando o bloco base:

Lixado na forma correta, estiquei um sprue:

Primeiro, broquei o alojamento, para depois cortar e formar o "degrau" na peça:

Base do atuador:
    Cortei um cilindro pequeno da haste de pirulito e, com uma tira de estireno fino, que se dobrasse sem quebrar, cortei um retângulo e dobrei-o sobre o cilindro, colando as pontas num bloco de plástico:

Depois, só cortei o bloco de plástico e lixei para dar a forma correta:

Para fazer o atuador, usei uma agulha hipodérmica, revestida com capa de fio branco e os reforços estruturais foram feitos cortando hastes de cotonete. Infelizmente, não consegui fotografar o passo a passo, pois a bateria da máquina acabou ...

Foram acrescidos alguns detalhes e feita uma peça pequena que fica logo abaixo da base do atuador; uma chapinha com os cantos arredondados e um cilindro pequeno (sprue esticado) em cima.

Subconjuntos montados:

Conjunto montado, comparado com o Academy. Dá para o gasto, né ?

Segue o baile...
    Rato Marczak

Mensagem  Rato Marczak em 03/08/14, 12:45 pm

Jet...

Dessa vez me caíram os butiás do bolso. Já vi você fazendo várias peças em scratch, mas nessa bequilha você se superou.
    Muito bom, sem 'mas'...

Abraço

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 18/08/14, 12:17 am

Caro Rato:

Assim como o Belga, elogio seu tem peso 3... obrigado.
    Mas, olha bem, que deve ter algo errado... Razz 

Vamos a mais alguns avanços:

A bequilha ainda não estava pronta; tinha que fazer o eixo da bequilha. Broquei o garfo e estiquei um sprue:

O único detalhe a ser observado, é que o sprue esticado não tem o mesmo diâmetro ao longo de seu comprimento; ele vai ficando mais largo, de modo que entre com facilidade no orifício do garfo. Assim, fui introduzindo-o até alcançar o limite. Depois foi só cortar o excedente para fora do garfo. Para soldar, apliquei tolueno.

Partindo para os faróis. Para fazer as conchas dos faróis, usei o próprio sprue do kit, na parte onde segura as peças, pois ali o formato dele é apropriado:

Utilizando uma broca, aprofundei a concha, para receber o fundo metálico:

Uma pequena barra de sprue feita com aquela chapinha onde fica o número da peça; ela vai segurar um dos faróis.

Farol inferior colocado:

Ambos os faróis no local. Observem que o farol superior é um pouquinho menor, portanto, recorri a outro sprue (cedido pelo Lenon, valeu, amigão !). É conveniente brocar um alojamento para assentá-lo com segurança.

O resultado me deixou tão satisfeito que apliquei na bequilha do Academy também. Eis as duas:

Buenas, agora, para prosseguir, eu precisava pintar de branco o porão da bequilha do Academy. Resolvi separar tudo que precisava ser pintado dessa cor, já que eu tenho pouca tinta e preciso aproveitá-la ao máximo. Também quero otimizar o tempo. Esbarrei num aspecto que o Rato tinha observado muito bem: os porões dos trens do Academy deixam muito a desejar. E o Matchbox era o esperado: ruim .

Passei então, a trabalhar nisto, para depois poder pintar o branco em tudo que for necessário. Isso levou tempo, pois nos trens principais de ambos os kits, tive de construir alojamentos para o local onde recolhe a roda, pois NOS DOIS KITS, deixaram apenas o espaço vazio...

Vamos ao Academy primeiro que, pasmem, me deu mais trabalho. Observem o primor de acabamento do interior do alojamento das rodas. Isso, pintado de branco, vai aparecer, com certeza...

Dei uma lixada nas laterais da parte inferior:

Para fazer o fundo dos porões, risquei com a própria peça, o formato básico sobre uma chapa de plástico:

Desbastando a superfície e acertando o encaixe. Observem que já está recortada uma peça ao fundo:

Peças coladas com Bonder:

Partindo para as nervuras:

Colei uma no centro e fui distribuindo para ambos os lados:

Fica igualmente um buraco para a retaguarda, aparecendo todo o interior da asa... é preciso fechá-lo. Com plástico fino, para facilitar o corte, fiz duas chapas, cobrindo todo o espaço. A colagem foi com Bonder:

Depois de seca a cola, com uma lâmina bem afiada, cortei a parte que cobria o local para onde recolhem as rodas:

Para fechar as laterais, aceitei a sugestão do Bradley: usei durepoxi:

Imagino que requeira alguma lixa depois de seco. Mas é melhor do que um buraco com vista para o interior das asas...

Resolvi que não ia encanar com a profundidade dos porões principais do Matchbox, se o fizesse, teria que mexer nas pernas dos trens principais, o que, decididamente, não quero fazer, a não ser que seja absolutamente necessário, para equalizá-los com a nova bequilha... então, apenas acrescentei umas nervuras com sprue esticado:

Colava uma extremidade com bonder, cortava no tamanho e assentava a peça no local. Depois de todas colocadas, apliquei uma pincelada de tolueno ao longo de cada nervura, para completar a colagem e obter um perfeito assentamento:

Trabalho terminado em ambas as asas:

O local do alojamento das rodas não é melhor que o do Academy, mas me pareceu mais simples de corrigir. Inicialmente, tem umas marcas feias de injeção no fundo dessas peças, que seriam a parte frontal dos porões:

Para corrigir, sem elocubração: preenchi com durepoxi. Coloquei uma bolotinha e compactei com o cabo de uma ferramenta metálica, umedecida, tentando alisar ao máximo:

Buenas, por enquanto é isso. Ainda tenho que fechar a caixa das rodas do Matchbox...

Última edição por Jetcommando em 08/12/14, 12:09 am, editado 1 vez(es)
    Rato Marczak

Mensagem  Rato Marczak em 18/08/14, 12:22 am

É... melhor eu tentar participar mais das 'montanças'...
    Excelente Jet. Tô salvando as fotos aqui porque eu não desisti do A-10, só posterguei um pouquinho. O Hunter me deu uma baita trabalheira nas asas, coisa que não esperava.

Soca pólvora.

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 10/09/14, 12:15 am

Valeu, Professor !

Socando pólvora, então !

Conforme disse, tinha que fechar as caixas das rodas do Matchbox. Para isso, cortei chapinhas de plástico para fechar as laterais; usei um pouquinho de pritt-tak para mantê-las no lugar certo e apliquei bonder por capilaridade (bem... pelo menos tentei... minha bonder já está meio viscosa ); para fazer o fundo e o "teto" da caixa, cortei um retângulo de estireno bem flexível e colei; quero pintar antes de conformá-lo, por isso está assim, de pé:

E para encaixar na altura, tive de desbastar a parte de cima da peça:

Finalizando a famigerada bequilha... sim, ela ainda não estava pronta...
    Colei um pedacinho de sprue esticado bem pequeno, ao lado daquele cilindro que fica acima do farol inferior da bequilha, bem como uma estrutura laminar à frente do garfo da bequilha; por último, o amortecedor:

Cortei uma tira de alumínio de latinha:

Dessas tiras, fiz quatro peças, afiladas nas extremidades:

Para fazer o suporte do amortecedor, usei duas rodelas de sprue esticado; a primeira delas, cortei em duas metades, cujas faces retas foram coladas ao corpo da bequilha:

A outra rodela inteira, será o espaçador no vértice do triângulo que se forma com a articulação do amortecedor:

Agora sim, é finita !

Aproveitei também para refinar as portas dos trens; o "antes e depois":

Se desse para cortar ao meio, dobrava o número de peças (e ainda teria que dar uma lixadinhas, rsrsrs...) .

Voltando ao Academy, fui surpreendido por uma foto do porão dos trens principais mostrando que ele é... LISO POR DENTRO !  NENHUMA NERVURINHA  ! Quem mandou não pesquisar direito ?  

Não chega a ser uma tragédia ... apenas removi as nervuras e parti para reproduzir o pouco que tem lá dentro (que aliás, acho que vai ficar mais legal...)

Agora sim, tudo pronto para o primer:

Por enquanto é só !
    Rato Marczak

Mensagem  Rato Marczak em 10/09/14, 02:21 am

Show. Tô acompanhando...
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 27/10/14, 09:24 pm

Cumpre uma breve, porém necessária retrospectiva, justificando o imenso hiato desta montagem. Umas duas semanas antes do Open de Santa Maria, dediquei-me a preparar os kits para o evento. Ocorre que depois do evento, contraí uma forte alergia que evoluiu para uma pneumonia. Sujeito podre, umas duas semanas, entrei no antibiótico por dez dias e só então a coisa melhorou, mas estou com uma tosse seca já completando um mês e estou investigando, de modo que peço desculpas pela ausência de informação. Vamos ao que interessa, embora não seja muito...

Todas aquelas peças receberam primer, foram pintadas e repintadas de branco; no momento, estou empenhado em fechar o Academy. Para isso, adicionei o peso na parte da frente do avião:

Esferas de chumbo, unidas por generosas camadas de cola polivinílica, para evitar a reação:

Não resisti e fiz um "Dry Fit" dos conjuntos principais, para verificar se o peso foi suficiente (está sem os trens, mas basta suspender o kit pelo eixo dos trens) Incrivelmente, precisará de mais peso !!

Os encaixes parecem bons.

Já no Matchbox, isso vai levar um pouco mais de tempo, pois o cockpit sai do zero... aqui, a foto na qual me baseei para fazer o painel principal:

Como de costume, selecionei os instrumentos mais significativos. Outro detalhe, é que - em ambos os kits - o painel não tem o formato do avião real, que é quase quadrado. Então, a gambiarra ficou assim:

Usei essa foto para lembrar do arranjo dos instrumentos.

Como dá para ver na foto anterior, os instrumentos ainda estão grosseiros. Fiz uma limpeza, acertei contornos, uma lixadinha aqui, outra ali... melhorou um pouco:

E os painéis laterais, que por conta daquela "almofadinha" lateral, ficarão bem fininhos. Usei tiras de estireno. Posteriormente, cortei uma placa de maior espessura e colei sobre cada painel lateral.

Para recortar os paineis, tomei por base um desenho da revista "In Detail & Scale", risquei com o scriber e depois apliquei nanquim preto, para marcar:

Entre essas "grandes etapas", por assim dizer, costumo ir tocando alguma coisa paralelamente. Observem a comparação das rodas:

À esquerda, a roda principal do Matchbox e a bequilha que eu já separei para substituir a do kit; à direita, as rodas do Academy.

Aqui, as rodas do Academy em cima e embaixo as adaptadas para o Matchbox. Para substituir as rodas principais, vou usar as do F-15 da Revell nacional, fazendo os baixo relevos e depois aumentando o cubo.

Buenas, pessoal. É isso.
    Jet
    Rato Marczak

Mensagem  Rato Marczak em 28/10/14, 12:40 am

Mas que milico abusado!

Jet, invejável a sua dedicação a esse(s) projeto(s). Não sei se ainda tenho saco pra encarar tanto pepino num kit.
    Estou com as cópias dos assentos ejetávies. Não sei se ainda dá pra colocar no seus kits, mas os detalhes valem a pena. O único porém é que eu copiei em poliéster (ahrrg), pois estou sem Rencast...
    Me avise

Abraço

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 29/10/14, 09:55 pm

Grande Professor !

Acho que somos os únicos dois a frequentar esse tópico, rsrssr...
    Buenas, ironicamente, se tiveres sobrando um desses assentos, ele irá para o Matchbox... pois já colei o assento do Academy. Escute o que digo, rsrss, sujeito que não sabe "qual-é-o-quê" vai dizer que o matchbox ficou melhor que o Academy, he, he, he...

Eu considero essa minha teimosia mais um defeito do que uma virtude, mas... fazer o quê ? E repito, estou me divertindo mais com os scratchs !

Forte abraço e obrigado por acompanhar !

Jet
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 06/01/15, 09:09 pm

Bem, pessoal, vamos dar continuidade à fervura dessa dobradinha, que ainda falta um bocado...

Pior que a família viajou, mas Dna Onça teve o cuidado de levar a câmera ... tive de contar com o apoio do Mestre da Militaria, Bradley... vamos ao que interessa:

Minha vocação "goiabeira" é inegável... o Matchbox está indo mais rápido, rsrsrs... colei a fuselagem, que foi dividida em três módulos, para desespero do modelista: o bico (com o arremedo de canhão), a fuselagem principal e a cauda, onde se apoiam as derivas.

Não colei o bico, pois o canhão ainda será construído.

Os painéis laterais foram colocados:

Para preencher a enorme brecha que ficou na emenda da fuselagem principal com o módulo das derivas, usei sprue esticado, colado com tolueno; usei uma cor bem diferente, para facilitar o trabalho de lixa:

Também foi necessário fechar o espaço atrás do cockpit. Para isso, fiz uma peça utilizando cartão plástico (plasticard ?!? Não, não... Credicard ) Posicionei a peça e colei com cianoacrilato:

Aproveitei para ir colando o que dava: fechei os porões dos trens; já tinha pintado as chapas que os fechariam; risquei o ponto de dobra com a lapiseira:

Com uma lâmina reta, marquei o ponto de dobra:

Colagem feita:

Com os módulos dos trens fechados, foi necessária a aplicação de putty:

Buenas, por enquanto é isso... já tem mais alguns avanços, mas estou aguardando o Bradley me enviar as fotos...

Agradeço, mais uma vez, a paciência e prestígio dos amigos que tem acompanhado essa "indiada". Entretanto, entro em férias amanhã e devo viajar, o que significa mais um bom tempo sem postagens ... mas no retorno, vamos acelerar esses Javalis !

Jet
    Rato Marczak

Mensagem  Rato Marczak em 20/01/15, 09:26 pm

"Minha vocação "goiabeira" é inegável... " --->>> Você ainda tinha dúvidas?

Olhe, de vez em quando ainda olho para o meu aqui. Mas não tem jeito. Muita coisa na bancada.
    Não sei se aprecio todo esse seu trabalho justo num kit Matchbox, mas sem dúvida seu salto em habilidades modelísticas é evidente.
    Vais abrir o 'joelho' de abastecimento no porão de rodas de bombordo?
    Seu assento está aqui. É só avisar quando vc volta.

Soca pólvora assim que voltar.

Abraço

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 22/01/15, 04:27 pm

Rato Marczak escreveu:
    Não sei se aprecio todo esse seu trabalho justo num kit Matchbox, mas sem dúvida seu salto em habilidades modelísticas é evidente.
    Vais abrir o 'joelho' de abastecimento no porão de rodas de bombordo?
    Seu assento está aqui. É só avisar quando vc volta.

Soca pólvora assim que voltar.

Abraço

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

Caro Professor:

Agradeço, lisonjeado, o elogio. Mas como dizia meu pai, "a dor ensina a gemer", rsrsrs... por isso vejo alguma virtude nos kits goiabas. Quanto ao joelho do javali, o melhor mesmo é na feijoada e então vai ficar assim mesmo, rsrsrsrs...

Devo retornar ao RS nesse sábado, porém, não sei ainda se direto para Sapucaia ou com escala em Sto Ângelo, para visita a uma sobrinha. Ao chegar, entrarei em contato contigo, para vermos assuntos da GE dos quais me inteirei no e-mail, mas requerem uma boa conversa... aí aproveito e apanho o assento.

Abraço.
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 29/01/15, 05:17 pm

Mais umas migalhas...

Prá não dizer que não fiz nada pelo Academy, fechei a fuselagem dele, também...

E instalei o cabeamento no porão dos trens; agora é fechar as asas e ajustar o cabo lá dentro.

E voltamos ao Matchbox  !

Pirataria descarada do canhão, srsrsr... esse set eu comprei no Open de Santa Maria para o A-10 da Academy; ao lado, o material básico para a versão "Tabajara".

Primeiramente, colei a peça com os discos do canhão, num pedacinho de plástico fino; utilizei duas gotículas de cianoacrilato (bonder):

Com a peça colada, perfurei cuidadosamente através dos discos de PE, para conseguir o mesmo alinhamento na chapinha de plástico;

Antes de descolar, risquei o contorno dos discos com uma lapiseira:

Depois, passei uma gillette para descolar a peça de PE:

Por fim, cortei os discos de plástico, usando uma seção de antena e um martelinho pequeno:

Esse canhão irá substituir o moldado no kit; acho que vai ficar melhor :

Também finalizei o painel principal; colei as chapinhas dos instrumentos já pintadas de preto fosco; com tinta guache, colori alguns instrumentos.

Por fim, apliquei gotinhas de verniz brilhante para simular o vidro nos instrumentos:

Segue a fervura...
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 17/02/15, 11:57 pm

Buenas, pessoal, mais alguns (modestos) avanços:

Cabeamento dos porões do Academy ajustados e asas coladas:

Conforme eu havia dito, foi necessário mais peso na frente... alguém aí consegue imaginar um peso mais apropriado para o A-10 ??

Montei e colei o conjunto dos exaustores e as naceles dos motores:

Agora o tormento (prá variar, no kit da Academy... do F-89 para cá, só está PIORANDO !): ajustar o conjunto do cockpit. Por conta do peso agregado, tive de remover o alojamento da escada (ia fazer fechado, mesmo); mesmo assim, não encaixa bem e a colagem fica extremamente forçada. Apesar de ter olhado bem antes de montar, estou chegando à conclusão que montei algo errado, mas não consigo descobrir o quê... fica a dica para quem for encarar esse kit. Muita atenção na montagem desse conjunto. Outra coisa: a instrução manda colar um lado e depois fechar a fuselagem. Eu optei por fechar a fuselagem antes e colar o "queixo" depois, fiado nos "bons encaixes"  da Academy, se comparando com o Matchbox... ledo engano !

Aí a colagem foi morrendo de medo, aos poucos... fiz um reforço na superfície e iniciei colando com cianoacrilato, para manter no lugar:

Com a parte posterior fixada, comecei a colagem com cola da Tamyia:

Tive de colocar essas "talas", pois a quando fazia pressão para colar um ponto, desalinhava outro... foi osso.

Voltamos ao Matchbox... pois a empolgação ao fechar a fuselagem foi tanta que... ESQUECI DE COLOCAR O PESO !!!  Cirurgia necessária: abri o bico usando uma gilette:

Com uma pinça, mergulhei esferas de chumbo na cola polivinílica e fui depositando, primeiramente por baixo do painel:

Depois depositei mais, pelo orifício do bico e tornei a colá-lo. Caso o peso se revele insuficiente, o plano "B" é tentar acrescentar pelo orifício do canhão, que ainda será instalado. Mas fiz um Dry-fit, à exemplo do Academy, e pareceu-me suficiente. E tem a bequilha, que é pesadinha também (metal)...

Montei os motores:

Correção das derivas:
    Comparando, percebe-se que as do Matchbox se projetam para baixo;

Coloquei as do Academy por cima e risquei o formato correto:

É bastante coisa para remover; iniciei cortando com serra e alicate de unha; depois fui desbastando na lixa:

Dando acabamento com lixas 400 e 600:

Colagem do painel principal. Gostei muito do resultado:

Finalmente, o Dry-fit. Vou ter que passar numa madeireira e comprar uns mata-juntas, rsrsrsr... mas estou me divertindo pacas com ele ...

Até mais !
    Jet
    Shinke

Mensagem  Shinke em 23/02/15, 10:55 am

Very Happy

Ae Jet, este é que levaste na gruta? Acompanhando....
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 23/02/15, 11:55 am

Esses mesmo, Shinke ! Smile

Valeu por acompanhar ! Cool

Jet
    Shinke

Mensagem  Shinke em 25/03/15, 05:37 pm

Jetcommando escreveu:Esses mesmo, Shinke ! Smile

Jet

Novidades? Embarassed
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 28/03/15, 11:10 pm

Shinke escreveu:
    Jetcommando escreveu:Esses mesmo, Shinke ! Smile

Jet

Novidades? Embarassed

Pois então... estou concluindo o trabalho de scriber e rebitamento no Matchbox; estou sem tempo para fazer o upload das fotos para o Photo Bucket. Não tem jeito de postar direto do PC ?? Essa novela de upload é um saco... sem contar que meu limite de armazenamento já está quase estourado.
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 30/03/15, 09:56 am

Muito bom VOlmir.

1 Abraço.
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 01/04/15, 12:14 am

Valeu pela visita, Rodrigão...

Bueno, vamos dar andamento ao Matchbox... demorei nesse trabalho de scribe de painéis e linhas, pois o kit é pobre nesse aspecto.

Imprimi e usei um perfil em escala da revista "In Detail and Scale" e meu scriber "tabajara":

A seguir, os "estragos" feitos; procurei marcar com lápis:

Para riscar as linhas em torno das turbinas, utilizei essa fita adesiva de rotulador (rotex), cortada em várias tiras mais estreitas. A cola dela é boa e dá para utilizar mais de uma vez.

Alguns rebites, com o rebitador igualmente "tabajara". Ele cumpriu bem a missão:

Outras linhas e painéis:

Para cobrir a linha de emenda das naceles dos motores, apliquei corretor ortográfico, depositado com a ponta de um palito de dentes:

Aplicando sprue com tolueno nas fendas da raiz das asas:

E para terminar a rodada, colei os suportes dos motores.

E para não dizer que o Academy foi abandonado, colei o conjunto das asas. Cabe observar que os encaixes, que pareciam ser bons, mostraram-se truncados... e esse monte de pregadores está aí porque, ao pressionar a fuselagem dos lados para colar o conjunto do cockpit, ela simplesmente descolou em cima... tive de refazer a colagem e pressionar em cima, pois a pressão lateral fazia a peça abrir...

Mas segue o baile...
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 01/04/15, 01:48 pm

Bacana, agora vc usa uma cola legal.

What a Face
    Shinke

Mensagem  Shinke em 03/04/15, 05:56 pm

Very Happy

Cabra macho..trabalheira eihn?
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 08/04/15, 08:30 pm

Rodrigão, a cola da Tamya é mesmo excelente, mas não fica serelepe que o tolueno ainda não acabou... Very Happy

Shinke, depois de reproduzir um painel de P-40 na 1/72, me falar em "trabalheira" é zuação, né ? Rsrsrrs... valeu por acompanhar !

Continuando a fervura do mondongo e a preparação da guarnição e demais quitutes:
    Apreciei por demais colar os grandes conjuntos, deixando separado apenas os motores de ambos os kits, pois a pintura será mais fácil com eles separados. Acho que agora atingi 50% da montagem:

Close do Academy:

E do Matchbox; eu já tinha visto outros kits montados e sabia que ele era meio tronxo. Procurei caprichar no alinhamento, mas mesmo assim, ele ficou um pouco tronxinho, sim... afinal, goiaba sem bicho não é goiaba !

Agora, a idéia é mandá-los para o primer e começar a revisão dos inúmeros defeitos que vão aparecer ...

Fase do tempero da Dobradinha: escolher o armamento e começar a prepará-lo, bem como todo o resto de penduricalhos: trens, portas, antenas, etc, etc...

Sábado será dia de montagem na GE  e espero trazer mais avanços para os amigos !

Jet

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 22/09/17, 07:37 pm