Fórum de discussões do Antrvm Ratvs

P-51D "The Enchantress" - Tamiya 1:72 - Finalizado 04Set2015

Compartilhe
    rodrigobm

P-51D "The Enchantress" - Tamiya 1:72 - Finalizado 04Set2015

Mensagem  rodrigobm em 13/04/15, 02:15 pm

Já que to postando no GB da WK, aproveito pra postar aqui tb.

Vamos lá então. Para o GB citado, vai ser montado o já conhecido kits da Tamiya:

Fotos dos saquinhos ainda fechados:

Manual e decais do kit (não vou usar neste projeto):

Bem amarelados…

Vou usar uns decais da Kagero, que acho, ganhei do Coronel Volmir, ele não gosta de aviões com hélices.

Vou fazer à princípio o serial 72671, achei bacaninha:

Última edição por rodrigobm em 04/09/15, 03:54 pm, editado 7 vez(es)
    rodrigobm

Re: P-51D "The Enchantress" - Tamiya 1:72 - Finalizado 04Set2015

Mensagem  rodrigobm em 13/04/15, 02:16 pm

Uma pobre, porém limpinha atualização:

Chegaram uns mimos da Quickboost, dentre eles alguns assentos.

Os assentos da Quickboost confeccionados em resina são, baratos, muito bem moldados, sem rebarbas e vem com cintos já moldados, que dão mais realismo do que os foto corroídos (minha opinião).

Comecei separando tudo que vou usar, gosto de serrar com cuidado, retirando assim dos sprues, ou com essa pequena tesoura:

Li todo o manual pra ter certeza de que retirei todas as peças que vou usar, e que são as peças certas para a versão que farei:

Aproveitei pra serrar a base do assento, que faz parte do canal onde a resina é injetada. Cuidado quando serra, vá devagar para não quebrar a resina, e cuide onde está serrando, para não danificar a peça. Já experimentei no local onde vai:

Também aproveitei para mergulhar os canopys no Future. Ele vai dar um aspecto mais brilhoso nos canopys. Recomenda-se deixar secar por umas 12 horas, mas como é uma das primeiras coisas que eu faço, seguramente vai secar por no mínimo uma semana ou dez dias.

Regra de ouro: Tudo guardado em um saquinho, para não perder:

Regra de ouro vol 2: Eu guardo as sobras sempre identificadas, assim fica mais fácil achar quando eu precisar:

Rato Marczak

Mensagem  Rato Marczak em 21/04/15, 10:39 am

Grande escolha, Rodrigo. Os P-51 do Pacifico não são muito escolhidos por modelistas.
    Se sobrar um decal desses de cauda verde, guarda pra mim.
    Soca pólvora aí...

Abraço

RAto Marczak
    www.ratomodeling.com
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 21/04/15, 02:53 pm

Rato Marczak escreveu:Grande escolha, Rodrigo. Os P-51 do Pacifico não são muito escolhidos por modelistas.
    Se sobrar um decal desses de cauda verde, guarda pra mim.
    Soca pólvora aí...

Abraço

RAto Marczak
    www.ratomodeling.com

Guardo sim! Obrigado!

Abs!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 21/04/15, 02:53 pm

Um pouco de ação no feriado:

Separei o assento e coloquei ele em um pedaço de árvore para poder manusear melhor para pintar:

Tem uma pequena imperfeição atrás, nem vai aparecer, mas vou corrigir com uma gotinha de corrector ortográfico:

Comparando com o original do kit, que nem é tão ruim assim, aliás, é bem bom...

Para lembrar da posição na hora de colar o assento de resina, encaixei o original e bati uma foto do cockpit:

Abs

rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 21/04/15, 03:28 pm

Hora de pintar alguma coisa. Bem, eu compro muita tinta, e no final das contas, é bom terem uso. Depois de usar em várias ocasiões para detalhamento as tintas da Andrea, da Scale75 e da Vallejo (todas acrílicas e as duas primeiras mais usadas por figureiros), resolvi pintar o interior do kit totalmente com elas. Como não tem cores específicas para aviação militar, é bom ter algum senso de cores, pois é necessário fazer misturas. É necessário ter uma boa idéia de qual é a cor na qual você quer chegar, e saber como chegar nela.

Vou usar tintas da Andrea (e a cor “prata” da Citadel, que eu ganhei do Rato faz uns anos …)

Algumas Vallejo serão usadas também:

E um set de tons para pintura de madeira e couro, da Scale 75:

Peças separadas, limpas e lavadas:

Para uso no aerógrafo, vou usar diluentes, o da Mural eu uso para tintas da Andrea e da Scale e o da Vallejo para Vallejo kkk

Meu velho aerógrafo Badger 100g, com bico e agulha filhos, é o suficiente:

E na hora de usar pincéis para detalhar, optei por usar meus Winsor & Newton, série 7, para usar essas tintas no pincel, basta diluir com água. Tem 4 aí na foto, mas usei só o 0 e o 000. São pincéis caros, feitos com pelo de marta do tipo Kolinsky, mas valem o investimento. Em cuidando bem, vão durar bastante. Uso APENAS com esse tipo de tinta e água.

Vamos ao interior green, nas paredes do cockpit:

Depois bolei um bronze green Tabajara, para o assento:

Apliquei um preto “quase preto”, no piso do cockpit e adjacências, ele vai me ajudar no que vou fazer mais adiante:

rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 21/04/15, 04:06 pm

Vou tentar fazer um efeito que simule madeira no piso do cavalinho. Para isso vou usar o set da Scale75:

Como diluente vou usar... água. Esse é o lado bom dessas tintas.

Pincéis à postos:

Começo com uma cor base:

Como pintei de preto o piso, dei passadas irregulares com o pincel, para deixar parte da cor de fundo:

Depois fui variando com mesclas de outros tons, imitando os veios da madeira:

Vou ainda melhorar isso mais adiante.

Aproveitei os tons e simulei o couro da almofada do assento, e com outras cores fiz os cintos de segurança do piloto:

Fiz um duto traqueado que fica dentro do cockpit, só precisei enrolar um filamento de cabo de fone de ouvido em outro, depois pintar de preto:

rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 21/04/15, 04:23 pm

Um pequeno truque meu, para quando o painel não tem com os relógios mostradores, não é necessário prática, nem tampouco habilidade, até mesmo eu consigo fazer Smile

Pintado o painel com uma cor próxima do preto, neste caso é preto fosco, com uma gotinha de branco e outra de marrom, depois com um pincel 000 de ponta fina, faço pequenas marcações, irregulares, dentro dos mostradores, com silver da Citadel:

Depois apliquei um pincel seco com gum metal da Humbrol, do tipo metalizer. Sei que não é o real, mas fica muito escondido e escuro, para dar forma e aparecer dentro do cockpit opto por isso:

Depois, com o mesmo pincel 000, apliquei verniz brilhante da Andrea. Deixei escorrer pela ponta do pincel até preencher os relógios, um a um.

rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 21/04/15, 04:42 pm

Finalizando as atualizações por hoje:

Pintei o cabeamento que vou colocar atrás do assento do piloto. Me baseei apenas no que queria fazer, sem me preocupar com a realidade. Deixei um pedacinho de capa de fio, para simular a base e a conexão do cabo.

Dei um trato no radiador:

Hora de montar tudo dentro do cockpit e fechar a fuselagem:

Agora é partir pra lixa, massa, scriber e essas coisas heheh que saco.

Achei uma foto do avião real e de seu piloto:

Rato Marczak

Mensagem  Rato Marczak em 21/04/15, 10:13 pm

Excelente, Rodrigo. Já me deu vontade de começar um...

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 22/04/15, 04:16 pm

Obrigado Rato. É um kit bem legal pra fazer.

Abs
    Shinke

Mensagem  Shinke em 22/04/15, 04:29 pm

Cool

Muito bom seo Rodrigo. Tá charope!
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 27/04/15, 02:09 pm

Cara... SENSACIONAL ! Shocked O painel, o cabeamento... muuuuito jóia ! Queria ver ao vivo ! Smile

Jet Cool
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 18/05/15, 01:54 pm

Shinke escreveu:Cool

Muito bom seo Rodrigo. Tá charope!

Obrigado Shinke!

Abs!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 18/05/15, 01:55 pm

Jetcommando escreveu:Cara... SENSACIONAL ! Shocked O painel, o cabeamento... muuuuito jóia ! Queria ver ao vivo ! Smile

Jet Cool

Obrigado Volmir!

Abs!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 18/05/15, 01:55 pm

Olá pessoal,

Cada vez o tempo é mais escasso, mas seguimos com o cavalinho.

Neste final de semana consegui uma horinha para mexer com o kit. Vamos acertar alguns detalhes que são necessários:

Essa parte assinalada é ruim de acertar, mais fácil cortar e colocar uma plaquinha de plasticard.

Furei as asas e testei os suportes dos tanques, depois juntei tudo com muito cuidado e deixei secando:

Um lado das asas veio com uma falha na injeção e o baixo relevo veio falhado, vou reescrever, o que é uma barbada. Corto um pedacinho de fita de rotuladora (acho que ganhei esse rolo do Blanco, há anos) e coloco como guia para o scriber.

Depois, bem de leve passo a ponta do scriber. Prefiro passar umas 5 vezes de leve, do que uma ou duas mais fortes e estragar a peça. Tenho scribers caseiros, da Tamiya e da Trumpeter, gosto bastante deste Trumpeter, ainda mais para 1:72:

Removo a fita e com um pincel de cerdas duras, escovo o baixo relevo e limpo os restos de plástico.

Por último, com cola extra thin da Tamiya, passo o aplicador apenas umedecido de leve com a cola, no relevo que eu escrevi:

Puffffff, fica bom. Colei as asas:

Ainda precise lixa aqui e ali, refazer alguns rebites… mas acho que mais umas duas horas e está pronto para a tinta.

Abs!!

Shinke

Mensagem  Shinke em 19/05/15, 09:42 am

Suspect

Duas horas pra quem não tem tempo pode ser uma semana! kkkkk

Bacana Rodrigo Very Happy
    Zarichta

Mensagem  Zarichta em 28/05/15, 08:20 am

Sem tempo mais termina 25 modelos por ano.
    Dá a receita ae??
    Manda ver.

Abs!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 27/07/15, 02:26 pm

Shinke escreveu:Suspect

Duas horas pra quem não tem tempo pode ser uma semana! kkkkk

Bacana Rodrigo Very Happy

Valeu Shinke!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 27/07/15, 02:26 pm

Zarichta escreveu:Sem tempo mais termina 25 modelos por ano.
    Dá a receita ae??
    Manda ver.

Abs!

Bah, foi-se o tempo kkkk.

valeu!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 27/07/15, 02:32 pm

Oi.

Vou tentar adiantar mais um pouco a montagem. A minha bancada em casa já foi reinstalada provisoriamente, e é hora de usá-la um pouco.
    Resolvi “fechar e não fechar” as linhas de painel das asas. Para que ficassem 100% fechadas, eu teria que aplicar massa mais de uma vez e lixar, pois ela se contrai. Ou então usar super bonder gel. Conversando com amigos semana passada entre eles o Bruno, ele me encaminhou um link interessante:

http://forum.largescaleplanes.com/index.php?s=8c6197857e121a952470f165d4188409&showtopic=46527

Olhando as fotos, resolvi fechar as linhas, mas deixa-las subentendidas. Sim, nessa escala não apareceriam, mas resolvi deixar levemente marcadas, não sei se consegui, na hora da tinta saberei...

Outra coisa que resolvi comparar: o processo de aplicação da massa automotiva versus corretor ortográfico. Estou simplificando tudo, não uso mais tinta automotiva há tempos, e os produtos mais tóxicos aos poucos estão sendo substituídos por menos tóxicos. Questão de gosto, não existe certo ou errado, existe o que o caboclo gosta ou não.

Então vamos aplicar, começando pela massa automotiva, diluída com solução à base de acetona, protejo onde não quero que entre e onde não quero lixar. Removi os cabos do cockpit pra facilitar o manuseio, depois recoloco:

Ah, rebitei um a um com uma agulha de costura, depois lixei, os rebites do capô do motor:

Aplico com pincel de ponta fina:

Resultado final:

Depois a mesma coisa do outro lado, mas com corretor ortográfico da Bic. Não precisa diluir, não tem toxidade ou ao menos deve ser 500 vezes menor. Aplico com o mesmo pincel de ponta fina. Seca mais rápido e lixa muito mais fácil. Bobeei e apliquei fita para proteger da lixa só depois de aplicar:

Pronto:

Mesma coisa na parte de baixo:

Feito:

Desculpem a iluminação. A bancada está improvisada e as luminárias são diferentes do que eu estou acostumado. Aos poucos me acerto.

Zarichta

Mensagem  Zarichta em 28/07/15, 08:55 pm

Qual ficou melhor na tua opinião?
    Acho que depois do acabamento e pintura fica melhor de saber o resultado.
    Quanto menos produtos com cheiro, melhor. A saúde agradece.

Muito bom. Manda brasa!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 24/08/15, 01:56 pm

Zarichta escreveu:Qual ficou melhor na tua opinião?
    Acho que depois do acabamento e pintura fica melhor de saber o resultado.
    Quanto menos produtos com cheiro, melhor. A saúde agradece.

Muito bom. Manda brasa!

Em relação à massa? Corretor, sem dúvida, faz a mesma coisa, seca mais rápido e lixa mais fácil. Experimentei depois o Surfacer 500 da Gunze, também é bom. O negócio é simplificar.

Abs!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 24/08/15, 01:57 pm

Oi!

Nem lembro direito onde parei. Não lembro onde estou. Não lembro quem sou. Quem são vocês? A vida é uma série de dúvidas, e na realidade, quem cozinha o feijão por mais tempo, vai saber o ponto da cremosidade.

O cavalinho precisa voar. Cavalos marinhos voadores. Sempre achei legais. Cavalo marinho morre afogado?

Hora do primer. Para puxar o brilho, na ausência de ganchos, aplique preto brilhante. Usei o da Tamiya X-1. Sim, ele pode receber o Alclad por cima. Mas não faça isso logo de cara. De um tempo. Faça uma DR com o modelismo. Apressado come crú e essas coisas. Deixo secar uns 4 ou 5 dias. Não caia no golpe do “seco ao toque”. Ou caia, a vida é sua. Eu deixo secar bem.

Fixo as peças com palitos de dentes e etc, corto e lixo a pontinha, pra ficar “plana”, depois aplico uma gota da minha melhor amiga. Super Bonder gel. Aliás, dinheiro não dá em árvore, uma micro gota. Não tenha pressa, novamente. Fixe bem tudo, devidamente limpo/lavado/livre de gorduras.

Duplinha do barulho, Badger 100G + engate rápido da Grex (G-MAC), com regulador de vazão. Recomendo. Não, não é a mesma coisa que o Sagyma.

Os meus aerógrafos estão adaptados para uso com esse sistema da Grex. Alguns deles:

Gosto muito de ter peças de reposição para todos. Se eu lembrar só na hora que precisar, vou ter problemas:

Massinha Silly Putty para isolar o que não vou pintar (porões já pintados):

Preteou o olho da gateada:

Pequena dica, o homem das neves me ensinou há 40 mil anos atrás, em um sonho. Eles fixavam na mesa o potinho onde iriam misturar a tinta, com um pedacinho de fita. Assim eles não viravam tudo em cima da mesa.

Mazolha, ficou preto!

A moça que vende certidões de conclusão de curso superior me contou que era legal variar um pouco. Ao invés de tapar as linhas de painel perfeitamente, ficaria legal deixar elas “subentendidas”, de modo a mostrar que foram tapadas, mas aparecerem de leve aqui e ali, dando um aspecto mais interessante. Eu achei a ideia dela legal, mas exagerei...

Mostrei pra ela, e ela riu de mim. Vou refazer, não ficou como ela disse.

Abs!

Zarichta

Mensagem  Zarichta em 24/08/15, 02:32 pm

Velho, não estou vendo nenhuma foto sua.
    Será que é só meu browser?
    Na WK também não estou vendo nada dos seus posts.

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 20/11/17, 12:54 am