Fórum de discussões do Antrvm Ratvs

MiG-15bis - 1:72

Compartilhe
    Kuckartz

MiG-15bis - 1:72

Mensagem  Kuckartz em 05/07/15, 09:20 pm

Depois de postar fotos apenas na galeria, resolvi me aventurar e apresentar os passos da montagem do MiG-15bis da Eduard. Com certeza não vai estar tão bem explicado e detalhado como o tópico do Rato, mas vou tentar fazer o melhor. Antes de começar o kit eu aproveitei para reler o artigo do Rato, já para me preparar psicologicamente para as possíveis dificuldades do kit (valeu pelas explicações detalhadas Rato!).

Quando comprei o kit, estavam em promoção alguns sets de resina Brassin, então, para não "perder" a grana do frete resolvi comprar os sets do interior e do freio aerodinâmico. Além disso eu já tinha comprado o Walk Around da Squadron em uma queima de estoque. Em fim, acho que estou bem armado para essa empreitada.

Achei muito boa a qualidade das peças em resina, bem detalhadas. O próprio kit vem com um set de PE para o cockpit. Fiquei com bastante pena de não usar essas peças, então resolvi fazer uma mistura para o painel de controle. As peças de PE tem impressas todos os mostradores, mas não tem as texturas dos botões. A peças de resina tem todas as texturas, mas não tem nada impresso. Como eu não tenho decais dos instrumentos, para complementar o painel de resina resolvi arriscar o seguinte: usar o PE com os instrumentos impressos como fundo da peça em resina. Para dar certo precisei furar o local dos instrumentos e em seguida lixar a peça até ficar com uma espessura parecido com o PE. Na pior das hipóteses eu ia detonar a resina e teria que usar o painel de PE (o que não seria ruim).

No fim acho que consegui fazer o que queria. Gostaria de ter lixado um pouco mais a resina, para ficar mais fina, mas resolvi parar quando o painel do controle de das armas externas se separou (exagerei um pouco na lixa). Com um pouco de bonder eu coloquei de volta, como se nada tivesse acontecido. Só não dá para olhar muito torto se não a peça se solta de novo...

Outra coisa que precisava fazer era abrir o local dos freios aerodinâmicos, para poder usar o set de resina.

Feito isso resolvi experimentar outra coisa. Como vou fazer a versão do avião pilotado pelo Col. Pepelyayev (com 19 abates confirmados e mais 4 possíveis) durante a guerra da Coréia, achei que os painéis fossem ficar muito vazios, tendo em vista que o avião é todo em alumínio (tirando o bico em vermelho) e há poucos decais no kit. Olhando as fotos do avião deu para ver a grande quantidade de rebites presentes em toda a aeronave. Vasculhando pela internet encontrei um desenho com a indicação de todos os rebites. Então comecei a rebitar. Trabalho de escravo. Pensei duas vezes antes de começar, já que depois de começar não teria volta. Fiz      uns testes em uma asa "extra" do kit, que é para as demais versões. A ideia é rebitar e depois lixar bem para que fique bem sutil a presença dos rebites, caso contrário fica tudo muito poluído.
    Fiz tudo usando os rebites que vem no kit como referência de posição para que tudo ficasse o mais simétrico possível. Como há muitas superfícies curvas, em especial no corpo da fuselagem, eu usei régua e lapiseira para marcar as linhas. Depois usei o rebitador, a mão livre. Como todas as linhas estavam desenhadas não foi tão difícil de manter uma linha "reta".

Quando tirei a foto, não tinha limpado bem depois da lixa, então parece que ficou muito marcado, mas na verdade não ficou tanto (ou pelo menos é no que quero acreditar).

Por hora é isso. Assim que tiver mais quantidade de fotos continuo postando aqui.
    Rato Marczak

Re: MiG-15bis - 1:72

Mensagem  Rato Marczak em 10/07/15, 04:41 pm

Já começou bem melhor do que eu...
    Soca pólvora.

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 14/07/15, 09:00 pm

Bem vindo à bancada, Bruno !! E já começaste palhaçando a galera, né ? Simplesmente sensacional. Me encorajaste a dar mais umas "rebitadas" no meu A-10, rsrsr...
    Kuckartz

Mensagem  Kuckartz em 26/07/15, 10:10 pm

Vlw Rato! Se eu conseguir chegar na metade do que tu faz já vou estar mais do que satisfeito!
    E Jet... palhaçando a galera é o que tu fez com o canhão do A-10, sensacional! O dia que eu pegar um A-10 para fazer vou tentar a tua receita!

Bom, depois de algumas semanas eu juntei mais um material para continuar o post.
    Primeiro vem o interior pintado, e pronto para dar sequência à montagem.

Aqui o resultado do painel Frankenstein. De modo geral fiquei satisfeito. Tive um probleminha com o acabamento, um pequeno acidente, mas como o interior não fica bem visível vou deixar assim.

Interior quase fechado

Depois de um trabalho considerável para ajustar a posição do cockpit para poder (como diz o amigo Jet) "fechar o pastel", comecei a lixar e reescrever algumas linhas de painel e rebites, intercalando com a aplicação do Mr. Base 1000.
    Como a pintura será em BMF, a ideia é fazer alguns painéis com diferentes tons. Resolvi tentar obter esse resultado pintando algumas partes com preto brilhante, e deixar os resto com o branco da base, e depois aplicar o White Aluminium da Alclad (ALC 106) por cima. Gostei do resultado, ficou bem sutil e só é perceptível em alguns ângulos de incidência de luz.

Aqui vem o antes e depois do profundor e das asas

Ainda estou pensando em aplicar outros tons, e fazer um sombreamento, mas ainda não pensei bem na estratégia que vou usar.

Em relação à fuselagem, utilizei a mesma abordagem. A diferença que antes de aplicar o alumínio, vou usar o Stainless Steel em alguns painéis, na raiz das asas e na placa de reforço da cauda. Ainda não fiz, mas segue a imagem da fuselagem do jeito como está até o momento.

E por fim, coloquei uns rebites nos freios aerodinâmicos de resina, que vieram lisos. Depois de uma breve pesquisa pelo walkaround da squadron encontrei que, nas últimas versões do MiG-15bis, os freios eram feitos de uma única peça de aço inox, ao contrário das versões anteriores que eram compostos de duas placas metálicas.

Por hora é isso.
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 27/07/15, 02:21 pm

Muito bom, sobretudo a paciência para fazer os rebites e o resultado.

Abs
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 14/08/15, 08:30 pm

Cuidado com esse negócio de "estratégia", srsrsr...

Show de bola. Reitero o convite para o amigo comparecer nos sábados e dividir esse conhecimento com os demais modelistas...

Abraço do Jet Cool
    Kuckartz

Mensagem  Kuckartz em 18/08/15, 10:04 pm

O problema da estratégia é que tu pensa e pensa, acha que encontrou a melhor, aplica e descobre que não era a melhor heheheh, e depois tem que dar um jeito bagunça...

Mas enfim, continuando. Apliquei os diversos tons de alumínio na fuselagem e asas, o vermelho na entrada de ar e o preto na raiz das asas. Para ressaltar as linhas de painel apliquei o smoke da tamiya. A tensão foi grande, já que foi a primeira vez que faço esse tipo de coisa. Pratiquei antes com outras peças até achar que estava razoável, mas na hora da verdade o pânico sempre dá as caras.

Depois apliquei o verniz brilho, os decais e fiz um wash com tintas óleo. Tive alguns problemas com essa última parte. Tive que dar vários retoques aqui e ali. Quando satisfeito passei uma camada de verniz semi brilho.

Um detalhe que esqueci de mencionar anteriormente foi escape da turbina. Da mesma forma que o Rato fez, eu deixei para colocar essa peça depois de fechar a fuselagem (no manual a orientação é colocar antes). Mas ficaria muito ruim para lixar os encaixes. Eu não tinha nenhum cilindro para substituir a peça, então o que fiz foi lixar o tubo até que ficasse fino o suficiente para encaixar depois. Além disso tinha o agravante dos freios aerodinâmicos, que restringiam o espaço interno.

Aqui o escape semi encaixado, apenas para ilustrar a situação.

E por fim as peças dos trens de pouso, prontas para serem adicionadas ao kit.

Bom, eu deixei as asas para serem coladas depois, o que me deva mais flexibilidade para mascarar os painéis e etc.. Mesmo com os encaixes testados antes de começar a pintar, na hora da verdade algo teve que sair errado, afinal "shit happens". Um pouco da cola escapuliu e ferrou um canto da pintura (essas estratégias.... tem que tomar cuidado mesmo Jet). Então resolvi postar as fotos, para esperar esfriar a cabeça antes de continuar hehehe.
    Zarichta

Mensagem  Zarichta em 24/08/15, 08:10 am

Caramba Bruno, se está palhaçando mesmo! affraid

Baita trabalho como é de praxe. Uma pena que não vi o teu Sabre na reunião passada. Vi as fotos e ele ficou excelente!! Parabéns.

Parabéns pela montagem aqui também. Tenho o combo desse Mig e esses sets de resina também. Só estou esperando alinhar ele na bancada.
    Vou acompanhando o teu aqui para aprender as manhas. Manda ver que está ótimo!

Abraço!!
    Kuckartz

Mensagem  Kuckartz em 24/08/15, 08:36 pm

Zarichta escreveu:Caramba Bruno, se está palhaçando mesmo! affraid

Baita trabalho como é de praxe. Uma pena que não vi o teu Sabre na reunião passada. Vi as fotos e ele ficou excelente!! Parabéns.

Parabéns pela montagem aqui também. Tenho o combo desse Mig e esses sets de resina também. Só estou esperando alinhar ele na bancada.

Abraço!!

Vlw Zarichta! Como tu já deve saber o kit é muito bom mesmo. Pretendo levar ele na próxima reunião. Dependendo eu levo o Sabre junto para fechar um dogfight hehehehe.

Estou acompanhando os teus trabalhos tb, e como sempre aprendo muito!

Abraço
    Zarichta

Mensagem  Zarichta em 25/08/15, 07:56 am

Kuckartz escreveu:
    Zarichta escreveu:Caramba Bruno, se está palhaçando mesmo! affraid

Abraço!!

Vlw Zarichta! Como tu já deve saber o kit é muito bom mesmo. Pretendo levar ele na próxima reunião. Dependendo eu levo o Sabre junto para fechar um dogfight hehehehe.

Estou acompanhando os teus trabalhos tb, e como sempre aprendo muito!

Abraço

Leva mesmo.
    Baitas kits!!

Abs!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 25/08/15, 09:20 am

Aí Bruno, você está mandando muito bem. Impressionado eu não fico, pois já sei que és talentoso.

Excelente e cada vez melhor! Parabéns!

Kuckartz

Mensagem  Kuckartz em 29/08/15, 12:31 pm

Muito obrigado Rodrigo! Sempre acompanho tuas montagem e aprendo muito. Sempre aparece com ideias novas e acho sensacional!

Bom, em relação ao kit, depois de colar os trens de pouso, freios aerodinâmicos e etc ficou pronto. Fiz uma base simples e uma escada com sprue esticado. Desculpem a falta de detalhes e passo a passo. Ficou tudo meio resumido mesmo. Mas seguem as fotos do MiG-15bis finalizado.

Zarichta

Mensagem  Zarichta em 29/08/15, 08:32 pm

Cara, que base maneira. E que trabalho!!! Se tá ficando bom nisso hein?
    Muito bom seu trabalho Bruno. Excelente.
    Você tem que começar a levar seus trabalhos em exposições.

Abraços!!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 31/08/15, 05:44 pm

Zarichta escreveu:Cara, que base maneira. E que trabalho!!! Se tá ficando bom nisso hein?
    Muito bom seu trabalho Bruno. Excelente.
    Você tem que começar a levar seus trabalhos em exposições.

Abraços!!

Ficou incrível! Dá muito gosto de ver o capricho com os detalhes, o painel deu um trabalhão e o resultado foi ótimo.

Parabéns!
    Kuckartz

Mensagem  Kuckartz em 01/09/15, 08:51 am

Vlw Zarichta! No fim a base saiu melhor do que eu estava esperando.
    Deu uma trabalheira mesmo para fazer aquele painel Rodrigo, e no fim nem dá para enxergar direito hehehehe, mas faz parte do modelismo né.. Tem tantos detalhes que as vezes colocamos e nem dá para ver depois.

Abraços!
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 02/09/15, 10:41 pm

Brunão, meus parabéns, cara ! Eu não estou surpreso porque os teus kits são sempre excelentes !

Os painéis em diferentes tons, a base, a escadinha... tudo ficou ótimo ! Faço coro com o Cristian: tens de repartir essas jóias com o povo... abrilhantar os eventos de modelismo com teu excelente trabalho !

Abração do Jet Cool
    (Esperando o próximo jatinho, rsrsrs...)
    Kuckartz

Mensagem  Kuckartz em 03/09/15, 08:24 am

Jetcommando escreveu:Brunão, meus parabéns, cara ! Eu não estou surpreso porque os teus kits são sempre excelentes !

Os painéis em diferentes tons, a base, a escadinha... tudo ficou ótimo ! Faço coro com o Cristian: tens de repartir essas jóias com o povo... abrilhantar os eventos de modelismo com teu excelente trabalho !

Abração do Jet Cool
    (Esperando o próximo jatinho, rsrsrs...)

Muito obrigado Jet! As palavras de vocês são um tremendo incentivo! Quem sabe eu participo algum dia de uma exposição, agora que as coisas estão um pouco mais tranquilas em relação ao tempo.

Ps: Não postei lá na tua montagem dos A-10s, mas falo por aqui mesmo... Estou ansioso para vê-los prontos, do jeito como estão indo e com a quantidade de detalhes que tu está colocando, não vejo outro resultado se não dois kits excepcionais!

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 20/11/17, 12:56 am