O Yokosuka K5Y era uma biplano treinador intermediário em tandem de dois lugares como o codinome de "Willow", apelidado pelos aliados. O Willow serviu a Marinha Imperial Japonesa durante a segunda guerra mundial. Devido a sua camuflagem laranja brilhante (aplicado em todos os treinadores), ele ganhou o apelido de "aka - tombo", ou libélula vermelha (um inseto comum no Japão).
A aeronave foi desenvolvida pela Yokosuka como Yokosuka Type 91 Intermediate Trainer, mas devido a problemas de instabilidade, a Kawanishi fez uma reformulação em 1933. Ele entrou em serviço em 1934 como Type 93 Intermediate Trainer K5Y1 utilizando trem de pouso fixo. Esta versão permaneceu em uso durante toda a guerra.
O K5Y2 e K5Y3 apresentavam floats (flutuadores). Após 60 exemplares iniciais fabricados pela Kawanishi, a produção foi continuada pela Watanabe (556 aeronaves construídas), Mitsubishi (60), Hitachi (1393), First Naval Air Technical Arsenal ( 75) , Nakajima (24) , Nippon ( 2733 ) e Fuji ( 896 ) , com um total de 5.770 . Estas aeronaves foram o principal instrumento de treinamento de voo da Marinha Imperial Japonesa, e como formadores intermediários , eles eram capazes de realizar manobras acrobáticas . Duas outras versões baseadas em terra, a K5Y4 com 358 kW ( 480 cv) Amakaze 21A e o K5Y5 com 384 kW ( 515 hp ) Amakaze 15, foram projetadas , mas nunca construídas.
O kit é muito bom. A AZ Model tem apresentado kits muito interessantes. Vou montar este diretamente da caixa.
Eis as fotos:
Caixa:
Decal, fotogravados e resinas:
Sprues:
Manual:
E quero agradecer ao colega Rato pelo empréstimo das publicações:
A qual acompanha os shipping's das cores:
E esta outra publicação com muitos detalhes:
A revista também trás a versão que irei representar:
Vai ajudar e muito! Segue então.
Peças destacadas e lixadas:
Manches colados. PE's e decais preparados:
Combinação para o interior green da Kawanishi:
Peças prontas para pintura:
Tinta aplicada:
O painel foi pintado primeiramente de preto brilhante. Depois apliquei os decais e aí sim o PE pintado. Aplico um verniz fosco e depois pingos de verniz nos relógios:
Laterais pintadas:
Cintos ajustados nos assentos:
Painéis e conjunto do interior colados na primeira lateral. Interior basicão:
Pastel fechado e .... não se enxerga mais nada no interior:
Com a fuselagem fechada, iniciei os ajustes de lixa e massa.
Com um arame fino, fiz os lift grips e os foot steps. Os que acompanham o kit são muito espessos.
Apliquei massa na junção da fuselagem.
Agora é esperar curar a amanhã mandar ver na lixa.
Por enquanto é só. Logo novas!
A aeronave foi desenvolvida pela Yokosuka como Yokosuka Type 91 Intermediate Trainer, mas devido a problemas de instabilidade, a Kawanishi fez uma reformulação em 1933. Ele entrou em serviço em 1934 como Type 93 Intermediate Trainer K5Y1 utilizando trem de pouso fixo. Esta versão permaneceu em uso durante toda a guerra.
O K5Y2 e K5Y3 apresentavam floats (flutuadores). Após 60 exemplares iniciais fabricados pela Kawanishi, a produção foi continuada pela Watanabe (556 aeronaves construídas), Mitsubishi (60), Hitachi (1393), First Naval Air Technical Arsenal ( 75) , Nakajima (24) , Nippon ( 2733 ) e Fuji ( 896 ) , com um total de 5.770 . Estas aeronaves foram o principal instrumento de treinamento de voo da Marinha Imperial Japonesa, e como formadores intermediários , eles eram capazes de realizar manobras acrobáticas . Duas outras versões baseadas em terra, a K5Y4 com 358 kW ( 480 cv) Amakaze 21A e o K5Y5 com 384 kW ( 515 hp ) Amakaze 15, foram projetadas , mas nunca construídas.
O kit é muito bom. A AZ Model tem apresentado kits muito interessantes. Vou montar este diretamente da caixa.
Eis as fotos:
Caixa:
Decal, fotogravados e resinas:
Sprues:
Manual:
E quero agradecer ao colega Rato pelo empréstimo das publicações:
A qual acompanha os shipping's das cores:
E esta outra publicação com muitos detalhes:
A revista também trás a versão que irei representar:
Vai ajudar e muito! Segue então.
Peças destacadas e lixadas:
Manches colados. PE's e decais preparados:
Combinação para o interior green da Kawanishi:
Peças prontas para pintura:
Tinta aplicada:
O painel foi pintado primeiramente de preto brilhante. Depois apliquei os decais e aí sim o PE pintado. Aplico um verniz fosco e depois pingos de verniz nos relógios:
Laterais pintadas:
Cintos ajustados nos assentos:
Painéis e conjunto do interior colados na primeira lateral. Interior basicão:
Pastel fechado e .... não se enxerga mais nada no interior:
Com a fuselagem fechada, iniciei os ajustes de lixa e massa.
Com um arame fino, fiz os lift grips e os foot steps. Os que acompanham o kit são muito espessos.
Apliquei massa na junção da fuselagem.
Agora é esperar curar a amanhã mandar ver na lixa.
Por enquanto é só. Logo novas!