Fórum de discussões do Antrvm Ratvs


    FW 190 A-2 "Blue 2" - Tamiya 1:72 Atualizado 19Jan2016

    Compartilhe
    avatar
    rodrigobm

    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 45
    Location : Porto Alegre

    FW 190 A-2 "Blue 2" - Tamiya 1:72 Atualizado 19Jan2016

    Mensagem  rodrigobm em 05/10/15, 06:25 pm

    Deus abençoe;

    Resolvi montar um kit, vou fazê-lo com um dos meus 190s da Tamiya na escala 1:72. Na realidade ele está bem adiantado, mas tenho fotos que documentam um pouco o processo.

    Separei o que à principio utilizarei.



    Saquinhos lacrados (o fotógrafo se superou nas fotos):



    Árvores de peças:



    Ótima injeção e detalhes:


    Puxa nem lembrava, mas o Manuel também está lacrado:


    Os decais estão amarelados, ainda bem que não vou usar hehehe.


    Transparências excelentes:


    Uns mimos, eu mereço.


    Zoom Set da Eduard, para o 190 A-3 da Tamiya:


    Um dos mimos que eu mais gosto, máscaras para canopy. Podem precisar de ajustes e tal, mas são ótimas.


    Um set de escapamentos em resina, da Quickboost. Eu curto e custou 3 dólares na época que eu comprei, frete di grátis.
    ]


    Vou dar uma bisoiada neste meu livro, sempre dá pra tirar uma coisa boa.



    Bem, eu não vou usar os decais amarelados, então vou fazer alguma versão deste meu Top Colors da Kagero. Essa série custa baratinho, e é só de profiles, com decais para todos os profiles do livro, nas 3 escalas.


    Gostei deste 2 azul, bem bacana. É um A-2, mas praticamente idêntico a um A-3, há diferenças que devo comentar mais adiante, talvez o desenho do profile esteja equivocado em uma ou outra coisa. Mas eu quero me divertir apenas, então sem stress. Se eu quisesse stress ficaria fazendo hora extra que seria mais rentável, inclusive.







    Os decais que vem com o livro são excelentes.




    Por hora é isso.

    Uma musiquinha pra relaxar…






    Última edição por rodrigobm em 19/01/16, 01:00 pm, editado 2 vez(es)
    avatar
    rodrigobm

    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 45
    Location : Porto Alegre

    Re: FW 190 A-2 "Blue 2" - Tamiya 1:72 Atualizado 19Jan2016

    Mensagem  rodrigobm em 06/10/15, 12:15 pm

    Deus os abençoe. Uma pequena atualização:

    Madre Teresa ou Irmã Dulce, não lembro qual delas, mas uma me disse que para tirar as peças das árvores, convém um pouco de cuidado. É meio básico tocar neste ponto aqui, mas acho que valoriza o que uma dessas senhoras de boa fé me repassaram. O conselho é que convém ter alguns tipos de alicates e uma serrinha da JLC. Não precisa morrer se não tiver serrinha JLC, uma serrinha de ourives pode fazer o mesmo trabalho, delas a que me aconselhou, disse que dá no mesmo. Eu tenho da JLC, comprei do Carlos no MP Ferramentas. Legal o Carlos, não sei se ele conheceu as velhinhas.



    Para não ficar detonando o fio do alicate de corte reto (cabo laranja) eu uso os de cabos azuis, um é de manicure e o outro é para eletrônica. O laranja é mais para cortar pequenos canais de injeção. Bem eu separo a peça das árvores deixando algum material e depois eu serro rente à peça, com a serrinha. Lembro sempre de não desperdiçar a dica da velhinha.



    Uma lixadinha de leve pra dar acabamento, as lixas estão com aspecto de bem usadas pois antes dei um trato nos dentes do meu cachorro.


    Mesma coisa com as demais peças, sempre. Cuidar bem das ferramentas, as manter limpas e funcionais, foi um grande ensinamento que o Morcego Vermelho me passou e eu levo à sério.



    As saídas dos ejetores de cartuchos vem fechadas, tanto na 1:72 (aqui) quando na 1:48. Eu opto por abri-las, dando um aspecto mais tchans. O nome técnico é tchans. Técnica do tchans. É o tchans. Não segurem o tchans. Funciona assim, pela parede interna da peça eu vou raspando com uma lima de ponta chata, até ficar bem fininha. Depois é só empurrar o outro lado com a ponta de um estilete. Se ficar meio ruim dentro do corte, irregular, o estilete e a lixa dão uma força e por fim, um bafo de cola Tamiya extra fina.



    Uma musiquinha pra relaxar, deus abençoe:



    avatar
    rodrigobm

    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 45
    Location : Porto Alegre

    Re: FW 190 A-2 "Blue 2" - Tamiya 1:72 Atualizado 19Jan2016

    Mensagem  rodrigobm em 08/10/15, 05:00 pm

    Deus abençoe;

    Hora de atualizar essa bagaça. AGORA! Quem aí sabe fazer pudim? Aquele com a caldinha de açúcar derretido???? Pudim é bão. Agora vão vender Mountain Dew no Brasil. Vou comer pudim e beber Mountain Dew geladinha. Sabor de infância.

    Eu colo resinas com Araldite 10 minutes to midnight. Permite que eu deixe bem ajustada:



    Quando vou lixar, evito perder linhas, senão é retrabalho pra fazer de novo. Cole um pedaço de fita isolante 3M que atenda a NBR 5410, na cor azul. Nenhuma outra vai funcionar. Ou não.


    A mesma fita cortada em tirinhas eu uso pra fixar partes do kit durante a secagem da cola. Aqui na foto são as asas. Usei Tamiya extra thin para colar, mas se você acha frescura, cole com bonder. Cole com Jet. Cole com guspe. Cole com Durepoxi. Tolueno. Solde. Pregue. Vai da sua cabeça, seja feliz.



    Resolvi bater uma foto do detalhe da abertura do ejetor dos cartuchos de munição. Como eu já disse, raspei pelo lado interno e assim facilita o recorte. Raspei com um ancinho, mas ia ficar desfocado na foto, então coloquei uma lima de ponta chata pra dar um tchans.


    Aqui o que era uma dúvida e não é mais. Fiquei com pena de queimar o cartucho do Zoom Set. Os detalhes internos do kit são ótimos, e como tenho um set de cintos alemães da Eduard, vou deixar o ZS pra outra.



    Lembrei entre uma crise e outra de sanidade que tenho miras da Quickboost, um pacotinho com seis me custou uns 3 dólares. Com frete.


    Musiquinha pra relaxar…





    avatar
    Zarichta

    Posts : 420
    Join date : 05/05/2009
    Age : 40
    Location : Porto Alegre

    Re: FW 190 A-2 "Blue 2" - Tamiya 1:72 Atualizado 19Jan2016

    Mensagem  Zarichta em 12/10/15, 10:08 pm

    Está bacana essa montagem hein Rodrigo.
    Muito legal essa versão.
    Manda bala aí meu velho!

    Abraço!!
    avatar
    rodrigobm

    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 45
    Location : Porto Alegre

    Re: FW 190 A-2 "Blue 2" - Tamiya 1:72 Atualizado 19Jan2016

    Mensagem  rodrigobm em 13/10/15, 02:16 pm

    Zarichta escreveu:Está bacana essa montagem hein Rodrigo.
    Muito legal essa versão.
    Manda bala aí meu velho!

    Abraço!!

    Valeu!
    avatar
    rodrigobm

    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 45
    Location : Porto Alegre

    Re: FW 190 A-2 "Blue 2" - Tamiya 1:72 Atualizado 19Jan2016

    Mensagem  rodrigobm em 13/10/15, 02:19 pm

    É nóis on de têipe. Venho pensando nesta montagem. Penso também nas parreiras, nas uvas docinhas do próximo verão. No aumento da CPMF. Em meteoros colocando a humanidade em seu devido lugar. Meteoros em forma de cachos de uvas. Com aquelas folhinhas. Um cachão de uvas chocando-se contra a terra. Fico pensando em Hatori Hanzo também. “Se em sua jornada, Deus deparar-se com minha espada, Deus sairá cortado”. Hanzo era o cara.

    Djavan nunca explicou suas letras de música. Ele também não sabe o que significam.

    Lavei bem as peças que eu ia pintar. Ia? Nops, já eu pintei. Separei as peças que vou pintar. Vou? Ó como é difícil descrever que vou fazer uma coisa que já fiz. Estou realmente muito preocupado com tempos verbais. Neste interim, pintei as peças. Usei varetas de estireno para colar as peças, com uma gotinha de bonder gel, preferivelmente onde não ficará visível depois. Será que são sobras das árvores de peças? Será que existe uma loja que as vende assim? Veja isso e muito mais no Globo Repórter.




    Comprei faz meses o DVD do Juan Villalba. Comprei em uma espécie de pré venda, boca a boca virtual. É um DVD de músicas, na realidade é uma música só, de uns 30 segundos, que ele repete por oito horas. Pra não entediar muito ele monta um kit durante a música e filma isso. Ia sobrar muito espaço no DVD só com a música, então ele colocou esse áudio visual bacana. NO DVD ele dá um ponto de vista diferente para chegar ao RLM66, o cinza que era usado nos cockpits dos caças alemães depois de novembro de 1941, ou algo assim. Ele é um cara bom em cores, deve ter aprendido com o Brettas. Vou perguntar hoje pro Brettas, não posso me esquecer. Villalba chegou à conclusão de uma coisa legal, embora deixe nas entrelinhas. Ele prefere em alguns casos chegar próximo da cor real, usando duas outras, uma mais clara e outra mais escura. Assim é simples fazer a luz (só usar a cor mais clara) e a sombra (usa a cor mais escura). Não é bobo o cara, talvez sonhe com meteoros também. Para o RLM 66 ele usa 40% de preto e 60% de cinza médio, ambos Tamiya. Eu vou diluir essa mistura na já famigerada mistura de isopropanol e Future. A proporção exata eu nem sei mais qual é, ponho umas gotas e testo, se ficar bom, ficou, se não, ajusto com mais tinta ou diluente. Use a imaginação.

    Ao fundo, separei umas cores da Andrea, para pintar os interiores, efeitos e etc. Tem vezes que uso umas, em outras vezes uso outras, vai do dia.



    Ruim não ficou a mistura. Mas pra sombrear e iluminar cockpit a escala não é a mais indicada, então é bueno mais adiante fazer uns efeitos legais pra compensar.








    Uma musiquinha para relaxar...



    avatar
    Jetcommando

    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 49
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Re: FW 190 A-2 "Blue 2" - Tamiya 1:72 Atualizado 19Jan2016

    Mensagem  Jetcommando em 14/10/15, 09:05 pm

    A montagem está uma beleza, mas a inspiração do escritor está me deixando meio confuso. Não sei se a Madre Teresa que divulgou o hobby para a Irmã Dulce ou se foi o Djavan que emprestou a fórmula das cores para o Brettas ou nenhuma das alternativas anteriores... e ainda apareceu um japa com espada desafiando Deus (que deve ter sorrido...) que eu desconfio que seja sócio do fundador da Tamiya...sem contar uma tal de Andréia que anda fabricando tinta e vendendo em tubinhos de remédio que comprou na Agália. Enfim, uma bagunça. geek

    Jet
    avatar
    rodrigobm

    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 45
    Location : Porto Alegre

    Re: FW 190 A-2 "Blue 2" - Tamiya 1:72 Atualizado 19Jan2016

    Mensagem  rodrigobm em 19/01/16, 12:57 pm

    (Andorinha africana ou europeia?) Deus abençoe! Bem, voltamos à bagaça. O kit está pronto faz sei lá, quase 20 dias. Mas não aqui. Aqui eu ainda pinto ele, monto, pinto e etc etc. Pensei em encerrar com as fotos dele pronto, pensei em documentar tudo, pensei na vida, pensei em ficar em casa, pensei no banco Real que dá dez dias sem juro no cheque especial. Pensei em Jesus, que transformou água em vinho segundo a lenda, mas não explicou se era seco ou suave.

    Vou maquiar o painel, ele está com uma cor made in minha cabeça, mas que passa por RLM66 acho.


    Vou aplicar um pincel seco com tinta esmalte metalizer (achei que não tinha usado, mas revendo as fotos usei produto não acrílico).


    Para dar efeitos nos mostradores e painel em si, vou usar pinceis de ponta fina e de ponta chata. Os pinceis da Andrea Miniatures de pelo de marta Kolinski são bem bons, e custam acho, 3 Euros, com frete free. Saem mais baratos que muitos outros. Tenho alguns. Pincéis são como times de futebol, cada um tem sua preferência, desde que sirvam para o propósito, todos são bons.


    Aplicando um pincel seco no painel, ele não fica exatamente como seria o real, mas além de pequeno fica escondido, então não vou me estressar.



    Gosto de usar tintas da Andrea ultimamente. Separo algumas que talvez use, e depois escolho o que vou fazer.


    Pinto o fundo dos relógios com um preto qualquer.



    Aproveito para passar no interior do cockpit



    Simulo os instrumentos (não vão aparecer praticamente) com um bocadinho de tinta prata, dentro dos relógios. Depois preencho com verniz brilhante, Future, Gunze ou Andrea, o que eu pegar na hora, todos vão dar no mesmo:


    Passo um cinza médio nas bordas do assento pra deixar mais legalzin.



    Depois com dois tons de marrom, faço a pintura da almofada. Esse piloto não colocou a bunda no metal.


    Antes de pintar o assento eu isolei as laterais com fita, para poder colar melhor os cintos, a bonder pega melhor assim.



    Colei o painel no cockpit e pintei alguns detalhes:





    Adispois o seu Zé Buscapé me disse em um sonho que era pra colar os cintos laterais e colocar o assent no lugar.



    Depois acerto o restante deles, ao pintar o painel atrás do piloto.


    Fechando o cockpit (sequência de fotos resumida):


    Asas unidas:



    Painel pintado, depois um pincel seco na bagaça, Future, cintos adicionados e wash com tinta acrílica da Andrea


    Acabamento na parte inferior, lixa, reescreve, suaviza e todo o blábláblá de sempre:



    Uma musiquinha para relaxar:



    Por enquanto é só, pessoal.

    RodrigoBM - Plasmo

    Conteúdo patrocinado

    Re: FW 190 A-2 "Blue 2" - Tamiya 1:72 Atualizado 19Jan2016

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 23/09/17, 11:40 am