Fórum de discussões do Antrvm Ratvs


    Bf-109 E-3 Tamiya 1/48 - Reforma pintura

    Compartilhe
    avatar
    rodrigobm

    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 45
    Location : Porto Alegre

    Bf-109 E-3 Tamiya 1/48 - Reforma pintura

    Mensagem  rodrigobm em 21/07/11, 10:18 am

    Olá pessoal;

    Esse kit eu pintei para participar do GB de 109 da WebKits que o meu amigão Brettas coordena por lá. É chover no molhado falar dele(do kit Razz), E-3 Tamiya na 1:48.

    Esse kit era do Bradley e ele estava fazendo o mesmo para um GB de 109 que houve tempos atrás na IPMS-PoA. Bom, ele acabou desistindo depois de ter tido problemas com a pintura, ele não usou promotor de aderência e .... na hora de retirar algumas máscaras o bitcho descascou.

    Então o cara ficou meio p* da vida e nunca mais colocou a mão nesse avião. Acabei ganhando ele de presente, muito gentil que o Bradley é Very Happy e vou refazer a pintura, e montar a mesma versão que ele iria montar.

    Vamos aos detalhes:

    CAIXA:


    KIT(perdão pelas fotos, acabei tirando à noite e minutos depois comecei o processo de “descoloração”, o qual, como bobão que sou, não tirei fotos. Mas foi um misto de Easy-Off (limpa forno) e o que não saiu eu tirei com muita paciência, algodão e acetona.:




    Decais um pouco envelhecidos, o Bradley tinha faz muito tempo esse kit:


    Manual:


    Versão escolhida (INÉDITA aqui e em qualquer outro lugar):



    Esse processo de descoloração levou até sexta feira. Ontem e hoje estou de plantão na Engenharia de Infraestrutura, então... trouxe ele comigo e mais umas tralhas:



    Deixei o capô do motor pintado com a cor original (O Bradley usou Gunze, acho, inclusive eu deveria ter tirado a tinta toda com acetona, nem precisava do Easy_Off)pra comparar com meus tons de duco, o RLM 71... acho que vou ter que fazer, assim como o 74 (que fiz tb mas não está bacana)



    Voltando à vaca fria, ontem depois de aplicar selador e primer (retirei a tinta do capô antes hehe) fiz um pré sombreamento, tentei na realidade, pra dar mais aspecto de desgaste fazer o que o “cara” (Brettas) faz, mas óbvio que deu problema naquela pecinha que segura o aerógrafo e aperta o gatilho:










    Uma vez pré-sombreado, partimos hoje para camadas de RML65 MUITO diluídas. (Detalhe da redação: Todas as tintas usadas neste projeto são automotivas tipo duco/laca, e o selador para plástico e o primer também são produtos automotivos (marca Anjo, eu gosto, relativamente barato e rende muito).





    Depois de algumas camadas bem finas de RLM65, optei por adicionar branco e dar uma desgastada na pintura (faz falta um fundo azul.....)





    Essa tinta seca em minutos, por segurança aguardo meia hora pra trabalhar em cima, mas poderia ser 10 ou 15 minutos sem problema, ainda mais que está muito diluída.

    E por fim mascarei tudo com fita Tamiya:



    E a apliquei RLM02 (como faz falta um fundo azul – parte 2):




    Cujo tom clareei com branco assim que secou. E nesse momento assim está:


    Esse negócio de formular tintas tem seu lado bom, mas também é meio chato. Apanhei um pouco e fiz um RLM71 que deu pro gasto.
    Mascarei então para pintar o RLM 71:



    Pintei, depois passei verniz (pu, automotivo, em camadas bem finas, ele seca em poucos minutos), removi as máscaras (descascou uns pequenos pontos que vou consertar) e ele está assim:






    Dias depois....

    Os decais da cartela antiga são muito difíceis de aplicar, os maiores despedaçam direto (dois ainda remontei, ficaram bons, mas levou muito tempo), então resolvi colocar os novos, pois como tenho um kit desses na caixa comprado poucos meses atrás, tenho portanto uma cartela novinha. Porém a minha vontade era de usar os antigos, pois são feitos com um filme muito mais fino, pela empresa Scale Master. Os decais da Tamiya são muito grossos e eu não tenho um amaciante de decais, então ficou uma droga, sobretudo nas cruzes abaixo das asas, que vou corrigir com tinta e depois o verniz fosco praticamente iguala. Depois dos decais eu dei nova camada de verniz automotivo pra selá-los e hoje trouxe para o serviço para fazer a sujeira, para a qual escolhi primariamente alguns dos meus óleos, e no almoço decido qual usarei, provavelmente o raw umber. Ainda em relação aos decais, acho que vou comprar algumas cartelas, da Aeromaster. Vocês tem dicas de outros bons decais ww2 na 1:48?

    Bom, vamos às fotos, créditos para a montagem do cockpit, claro, todos do Bradley, pois eu só estou refazendo a pintura externa.


















    Depois dos decais e nova camada de verniz brilhante vem a sujeira/envelhecimento. Tive problemas sim com os decais. Remontei/remendei e pintei por cima as cruzes na parte de baixo das asas, ficou, para mim, passável. Agradecimentos especiais ao Jackson pelo amaciante confort/gunze de decais que ele me cedeu. Próximo passo (sabe-se lá quando) é montar o canopy, passar o verniz fosco, pintar metralhadoras (colocar as das asas), trens de pouso, spinner, hélice, tubo de pitot , “balancins” e antena.

    Seguem fotos:














    E ontem chegou uma das coisas mais aguardadas por mim este ano: o Color Chart da Eagle com chips pintados nas cores RLM. E graças sejam dadas ao Helder, que tinha e generosamente me propôs uma troca. Obrigado Helder!!! Very Happy








    Já entrando na etapa de finalização desse 109 em versão (heheh) nunca antes vista em nenhum lugar do mundo...

    Canopy /antenas colados, vamos à pintura das peças restantes:


    Tudo pintado (usei preto brilhante no spinner/hélice, pois depois vai o verniz fosco e mata o brilho):


    Dei um trato no trem de pouso com wash no tom “raw umber”, pneus pintados com...rlm66 da Vallejo, no pincel (terei que dar uma envelhecida e desgaste nos pneus e rodas)


    Nosso amiguinho momentos antes do verniz fosco já sobre seu trem de pouso:



    Bom, sobre o verniz fosco, vamos considerer umas coisas… Eu uso verniz fosco da Easy Colors, na realidade é uma mistura de verniz brilhante deles, com um elemento fosqueante deles também, regula-se essa “quantidade” de fosco com mais ou menos fosqueante. Meus últimos modelos não me deixaram satisfeito, pois usei fosqueante demais, e isso queiramos ou não, acaba agindo na cor, no caso do rlm04 ele acabou “modificando” a natureza deste amarelo “mais quente” e tornando o mesmo mais claro. Então baixei para a metade da quantidade de fosqueante, pois o rlm02 que usei (e mesmo o 65), fórmulas minhas, já estavam claros demais, então não quis acentuar ainda mais. Então o acabamento não “fosqueou” na medida que eu queria, ficou entre o fosco e o semibrilho. É possível que eu modifique, ainda não decidi.
    Com relação aos escapamentos, pintei os mesmos à mão com um esmalte marrom muito escuro que tenho da Revell, e depois fiz um pincel seco com metalcote Humbrol.

    Seguem as fotos do que é ele agora:









    E conforme o desejado, eu finalizei esse kit no 4º encontro IPMS-PoA 2011, que ocorreu no Clube Geraldo Santana, em Porto Alegre, no último sábado, dia 16 de julho.

    Eu trabalhei também no meu Panzer IV Dragon 1:35.



    “Eu não coloquei o fio da antena”,”eu não pintei as luzes de sinalização nas asas”. Em um próximo eu faço isso. Dou como encerrado este.
    Bom, vamos ao que interessa:




















    Este kit não ficou comigo, foi presenteado ao meu bom amigo, meu grande amigo, Jackson Bradley, que era o dono do kit. Eu não tenho espaço em casa para guardar muitos kits prontos, então normalmente os presenteio.

    Modelismo pra mim, é diversão tão somente, sendo assim, meus kits nunca estarão ao nível do pessoal aqui. Mas levo numa boa! Agora é finalizar o Panzer e trabalhar na 1:72 até dezembro, quando encerra a tortura o semestre na faculdade.

    Por hoje é só pessoal!


    Abs
    RodrigoBM




    avatar
    Pacheco

    Posts : 115
    Join date : 25/01/2011

    Bf-109 E-3 Tamiya 1/48 - Reforma pintura

    Mensagem  Pacheco em 22/07/11, 12:53 am

    Lindo trabalho Rodrigo...parabéns.
    avatar
    Admin
    Admin

    Posts : 138
    Join date : 04/05/2009
    Age : 49
    Location : Porto Alegre - Brazil

    Re: Bf-109 E-3 Tamiya 1/48 - Reforma pintura

    Mensagem  Admin em 26/07/11, 09:14 pm

    Beleza de 109, Rodrigo.

    Perguntinha besta: onde vc comprou aqueles frascos de tinta?

    Abraço

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    avatar
    rodrigobm

    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 45
    Location : Porto Alegre

    Re: Bf-109 E-3 Tamiya 1/48 - Reforma pintura

    Mensagem  rodrigobm em 27/07/11, 09:03 am

    Admin escreveu:Beleza de 109, Rodrigo.

    Perguntinha besta: onde vc comprou aqueles frascos de tinta?

    Abraço

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

    Oi Rato!

    Obrigado, mas no mínimo 50% dos créditos (a parte que ficou bem feita) vão pro Jackson, inclusive já devolvi o kit pra ele Very Happy

    Esses "vidrinhos" (na realidade um plástico muito resistente) eu compro na casa Lina (ou Linna) ali na Alberto Bins quase esquina com a Rua Senhor dos Passos, aqui no centro.
    Eles são tão bons que aguentam numa boa até thinner pra tinta poliéster (e claro, a própria tinta). Vedam bem e custam em média R$ 1,00 (o de 60ml) e R$ 1,25 (o de 100ml), creio preços que paguei da última vez, mas não deve fugir muito disso.

    Vou ali na sexta feira, é ao menos minha intenção, e posso providenciar alguns pra você, só dizer onde quer que sejam entregues.

    Uma coisa importante à frisar é que nem sempre eles estão disponíveis no dia em que vamos lá, quando estão, normalmente eu pego todos, ficam em uma pequena prateleira no andar térreo da loja, "mais ou menos" atrás dos caixas.

    Tem vidrinhos menores, de 20 e 30ml, mas o problemas desses é que ao destampá-los por vezes a tinta escorre para fora (assumindo que vamos sempre agitá-los antes de abrir, para misturar a tinta). Os de 60 e 100ml não tem esse problema.

    Abraços;
    RodrigoBM

    avatar
    Admin
    Admin

    Posts : 138
    Join date : 04/05/2009
    Age : 49
    Location : Porto Alegre - Brazil

    Re: Bf-109 E-3 Tamiya 1/48 - Reforma pintura

    Mensagem  Admin em 27/07/11, 10:43 am

    Não esquente, Rodrigo.
    Tô devendo uma visita à Lina, mesmo. Faz anos que não apareço por lá. Eu queria os de 20 ou 30, mesmo. Mas se conseguissemos frascos iguais aos da Vallejo seria ainda melhor, já que vêm com o conta gotas e eu prefiro assim para alimentar o aerógrafo.
    Valeu.

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

    Conteúdo patrocinado

    Re: Bf-109 E-3 Tamiya 1/48 - Reforma pintura

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 23/09/17, 11:45 am