Fórum de discussões do Antrvm Ratvs

Acabou! Supermarine Spitfire Mk. Vb - Tamiya - 1:72

Compartilhe
    rodrigobm

Acabou! Supermarine Spitfire Mk. Vb - Tamiya - 1:72

Mensagem  rodrigobm em 29/09/11, 04:52 pm

Pessoal;

Abrindo o tópico então! Vamos com esse "lançamento" da Tamiya.

Brincadeiras à parte, trata-se de um Spit da Tamiya, o número 56 da famigerada série War Bird Collection, na escala 1:72.

A caixa:

Árvores:

Decais, manual e um set de aperfeiçoamento da Eduard, que na realidade é para o Mk. I, porém vou usar só a parte do cockpit que é praticamente a mesma do Mk.Vb (tenho os dois kits da Tamiya e os cockpits são idênticos, inclusive nos desenhos dos manuais e os passos de montagem):

Farei a versão do nº de série BL479 XOSZ, do 316º Esquadrão:

Abraços!

Última edição por rodrigobm em 03/11/11, 08:31 am, editado 1 vez(es)
    rodrigobm

Re: Acabou! Supermarine Spitfire Mk. Vb - Tamiya - 1:72

Mensagem  rodrigobm em 29/09/11, 04:54 pm

Muito bem galerosos, vamos por mão na massa, ou melhor dizendo, no plástico.

Comecei destacando as peças do cockpit, eu curto essa estrutura do Spit....

Vou fazer o painel em PE, dá até uma certa pena, mas vou usar o PE...

Como é um kit 1:72 (convém lembrar hehe), é bom ter uma certa delicadeza nessa tarefa. Coloque a peça em uma superfície plana, e use uma lima de superfície chata. E assim, muito, mas muito cuidado. Não passe ela muito rápido, muitas vezes, vá na manha, poucas passadas de cada vez, olhe bem e tal. Mais fácil fazer do que escrever, mas é assim que é pra mim, que sou meio tosco.

Passada a lima, vamos testar as peças:

Deu certinho:

Vamos então, deixar o painel prontinho. Não não vou colar ainda, pois preciso pintar uma parte da peça antes, ele só vai ficar prontinho e montado.Pra colar peças pequenas de PE, ou não, eu fixo a peça-base (tem hífen?), assim só preciso cuidar a peça que estou sobrepondo.

Muita, mas muita paciência. Vc perde uns 10 minutos, mas fazer correndo sempre dá xabú. Usei muita, mas muita pouca bonder, aplicada com a "ponta da ponta" de um palito de dentes. Prefiro usar palito de madeira, pois o risco de arranhar o PE é menor.

Ficou assim:

Ja colei algumas partes do cockpit, a peça que sustenta o painel e o assento ainda não, pois a primeira vou pintar em separado para depois aplicar o PE e a segunda ainda não decidi se vou usar, é muito esquisito esse assento.

Bom, por hora é só!

RodrigoBM
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 29/09/11, 04:57 pm

Mais um capítulo da saga inglesa...

Vamos passar selador/primer no interior do kit, para depois passar a cor interna (no meu caso usarei Humbrol matt 78 - "cockpit green", comprada há uns anos com o Seu Flávio, da Hobbycraft aqui de PoA). Olhando as fotos de alguns Spits (por exemplo, em http://www.ww2aircraft.net/forum/schematics/spitfire-cockpit-colour-7276.html, dá pra ver que é mesmo essa cor.

Vamos lá(perdão por algumas fotos tremidas):

Eu uso selador e primer automotivos, da marca Anjo, sendo o primer diluído em uma parte de primer e 3 ou 4 de thinner 2900, também da Anjo (que é recomendado pra diluição de lacas/ducos).

Uso antes o selador. Ele serve pra atacar a superfície do plástico de modo a remover a textura "lisa" dele. Na foto não sei se dá pra ver direito...

Tem que aplicar ele "de leve", com baixa pressão, e de uma distância de uns 20cm. Se carregar demais no selador, adeus kit, ele derrete o plástico.

Depois do selador, passo primer. Ele revela imperfeições na superfície, nivela marcas de lixa (desde que não sejam muito acentuadas) e "ancora" melhor a tinta. Eu diluo muito o primer que eu uso, não gosto de "carregar" muito.

Primer em tudo:

Depois passamos para o "cockpit green", que é a cor da Humbrol pra, pasmem, cockpits de aviões (ingleses):

Bom, agora é pintar os detalhes, colar PEs... Não estou muito inclinado a envelhecer o interior, pois não vou montar o canopy aberto, o canopy da Tamiya é fechado.

Até mais!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 29/09/11, 05:00 pm

Mais uma atualização....

Hoje (29/09) hora do almoço eu tentei finalizar o cockpit.

Como eu já disse, não vou me esmerar muito, pois a questão é que o canopy, vai ficar fechado.

Pintei o assento, da cor mais próxima que eu tinha da cor certa...

Algum detalhamento, pra constar....

Vammos aos photo-etcheds:

Painel colado (estava pronto já):

E fui colando. Photo-etched eu colo como todo mundo, com bonder, mas tem que ser muito, mas muito pouco, na manha...

Fazendo os ajustes pra fechar a fuselagem:

Agora no meio da tarde pintaram uns minutinhos livres e eu fechei a fuselagem e já colei as asas. Só não deu pra bater foto pq o chefe precisou que eu terminasse umas tarefas pra ele. Acho que depois das 18Hs, antes de eu sair daqui, posto elas.

Abs!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 29/09/11, 07:44 pm

Bom pessoal;

Hoje sobraram uns minutinhos agora ao final da tarde e fechei fuselagem, colei as asas, e mais alguns devices. Está pronto pra receber massa (será pouca) e lixa amanhã no almoço.

Eis o estado do bitcho:

Abs!
    Admin
    Admin

Mensagem  Admin em 29/09/11, 08:34 pm

Não dá pra acreditar...
    Alguém aí tem um Vallium pra dar pra esse cara?
    Ô Rodrigo, pega leve com os véios aqui. Mal terminou DOIS Tbolt's... Queria ter 10% do seu pique.
    Soca pólvora.

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Zarichta

Mensagem  Zarichta em 02/10/11, 02:03 pm

Caramba. Tenho que concordar com o Rato: o homi é uma bala!!

Bonito de ver Rodrigo. Eu tenho um MkI Tamiya nesta mesma escala que está somente com o interior feito. Parei na viagem dos flaps estendidos. É outro kitinho que está na fila em andamento. Mas alvo tem que esperar mesmo Laughing Laughing

Sigo acompanhando aqui. Belo trabalho.

Abraço
    Jetcommando

Mensagem  Jetcommando em 02/10/11, 09:14 pm

Pô, Rodrigo... o que tu fazes na 1/72 eu não fazia nem na 1/32... Very Happy

Cristian, tás na falta no sábado... Neutral

Abraço do Jet Cool
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 03/10/11, 10:13 am

Admin escreveu:Não dá pra acreditar...
    Alguém aí tem um Vallium pra dar pra esse cara?
    Ô Rodrigo, pega leve com os véios aqui. Mal terminou DOIS Tbolt's... Queria ter 10% do seu pique.
    Soca pólvora.

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

Olá Rato!

Eu quero encerrar meus 1:72 antes de me mudar, na morada nova espero tocar meus 1:48 e 1:35. Mas sabe, acaba sendo muito prazeiroso fazer os 1:72, qualquer escala é boa, creio, o importante é estar na ativa. Mas realmente é muito, mas muito chato a questão dos photo etcheds, eu não tenho mão muito firme e isso é determinante pra se colar decentemente um p.e.

Vamos seguindo a vida!

Abração!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 03/10/11, 10:17 am

Zarichta escreveu:Caramba. Tenho que concordar com o Rato: o homi é uma bala!!

Bonito de ver Rodrigo. Eu tenho um MkI Tamiya nesta mesma escala que está somente com o interior feito. Parei na viagem dos flaps estendidos. É outro kitinho que está na fila em andamento. Mas alvo tem que esperar mesmo Laughing Laughing

Sigo acompanhando aqui. Belo trabalho.

Abraço

E aí cara!

Tô determinado a finalizar meus kits 1:72 antes de me mudar, o espaço está curto em casa e vou levando essas "mosquinhas" por hora, e que são muito legais. Esses kits da Tamiya 1:72 são bem tranquilos de fazer.

Já iniciarei hoje mesmo aquele Fw 190 que comprei de você. Encomendei tintas da MDK pra esse Spit e vai demorar um pouco a chegada delas.

Abraços!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 03/10/11, 10:17 am

Pessoal, Não tenho muita novidade. Gostei tanto das tintas da mdk, mas tanto, que encomendei as cores RAF para este projeto. Mas vão levar vários dias pra chegar em função dessa questão dos correios.

Vou inclusive começar meu Fw 190 (que eu comprei do Cristian)no GB temático lá da WK, pra ele tenho tudo, então a intenção é começá-lo e terminá-lo enquanto não chegam as tintas da MDK.

Voltando ao assunto, ontem passei selador, primer, e sombreei.

Vamos às fotos:

Circo montado:

Selador aplicado, primer aplicado. Ficaram umas imperfeições, que eu resolvi com mais um pouquinho de massa. Enquanto ela secava eu vi um capítulo de Band Of Brothers (que série, que série)... Bom aí está o bitcho no primer, antes das correções (depois de arrumar não bati outras fotos dele e saí sombreando):

Eu ia sombrear com um verde bem escuro, pra fugir um pouco do lugar comum do sombreamento com preto. O Verde mais escuro que eu tenho é o RLM 70.

Mas comecei a aplicar e fiquei pensando se o dark green RAF não iria acabar matando ele, mesmo em uma camada fina. Acabei desistindo e partindo para o preto. Eu tenho a tendência de carregar um pouco no sombreamento, preciso dar uma repensada nisso. Eu ainda faço sombreamento carregado, pois se eu errar algo na pintura base, ao corrigir eu não perco ele, sem falar que ainda vai uma camada extra com a tinta base "clareada", então, para minhas pouquíssimas habilidades, essa ainda é a maneira correta. Eu poderia diluir mais a tinta da pintura base e do tom clareado, mas como uso duco/laca (diluente é o thinner), tenho medo de que ataque o plástico. E eu detesto tinta acrílica Very Happy. A minha metodologia não é nenhuma Brastemp, mas vem dando o resultado que eu considero "aceitável", pro meu nível. No P47 "verdão", eu fiz assim, o sombreamento foi bem carregado também.

Bem, ele está assim:

Abs!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 03/10/11, 08:08 pm

Jetcommando escreveu:Pô, Rodrigo... o que tu fazes na 1/72 eu não fazia nem na 1/32... Very Happy

Abraço do Jet Cool

Capaz Volmir, tenho certeza que teu A4 vai ficar melhor que meus arremêdos de kits. Toca ficha lá meu velho!

Very Happy
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 18/10/11, 11:37 am

Bom, sábado era dia de plantão, eu achei que dava pra pintar todo o Spit, mas não deu. Vou postar pouca coisa, portanto...

Arrumei o circo, é sempre bom estar com tudo à mão, em seu devido lugar....

Tinha esquecido de pintar os porões de rodas.... Fiz isso rapidinho:

Bom essa camuflagem era padronizada então não dá pra simular o mal de parkinson enquanto pinta, como nos aviões alemães. Eu fazia antigamente a pintura em borda dura, mas eu queria testar uma coisa diferente (pra mim). Fui em uma das máquinas de xerox e ampliei o desenho do manual até bater com o tamanho do kit. Se alguém quiser saber a proporção, o tamanho que deu certo foi 122%, ou melhor, 22% maior que o desenho original do manual.

Recortei....

Cortei....

E fui aplicando...

Pra fazer com que a pintura não fique em borda dura, dei um espaço entre o plástico e o papel, fazendo pequenos rolinhos com fita Tamiya:

Ah, sim, eu antes pintei a parte inferior do bitcho. O certo é pintar em medium sea gray (fs36270), mas há como equivalência o light gull grey (fs 36440). Essa equivalência encontrei em uma das tabelas da IPMS Stockholm. Comprei um aerógrafo Sagyma 440a, bico de 0,3mm, apenas pra passar primer e verniz, mas acabei testando ele com essa tinta da MDK. Testei então um aerógrafo que eu não conheço, com uma tinta que conheço pouco, uma combinação que só um bocó como eu faria. Mas deu certo.

Depois eu dilui um pouco de brando, adicionei ao 36440 e desgastei os paineis inferiores e depois testei o Ocean Grey (fs36152) com as máscaras da camuflagem.. Mas dae não tirei mais fotos, pois tive uns problemas.

Depois eu posto mais...

Abs

Pacheco

Re: Supermarine Spitfire Mk. Vb - Tamiya - 1:72

Mensagem  Pacheco em 18/10/11, 03:17 pm

Show de bola...vai ficar uma obra de arte.
    Parabéns.
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 21/10/11, 09:21 am

Pacheco escreveu:Show de bola...vai ficar uma obra de arte.
    Parabéns.

Oi Pacheco! Obrigado, esse final de semana eu retomo ele, e vou finalizar a pintura!

Abs
    Admin
    Admin

Mensagem  Admin em 21/10/11, 08:55 pm

Eita que o ómi não para...
    Que marca MDK é essa Rodrigo? Fabricação própria?

Soca pólvora aí...
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 24/10/11, 08:16 am

Admin escreveu:Eita que o ómi não para...
    Que marca MDK é essa Rodrigo? Fabricação própria?

Soca pólvora aí...

Essa tinta MDK é de fabricação "artesanal" do dono da Mania de Kit, essa loja fica em Recife e tem um ótimo atendimento via telefone. Ela difere um pouco das lacas, pelo menos das que eu faço, essa tinta é muito "dócil", muito fácil de diluir e cobre muito bem. O cheiro dela também não é tão forte quanto as que eu compro/faço por aqui. Eu recomendo ela!
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 24/10/11, 08:17 am

Bom, no sábado pintei o Spit. Eu testei a técnica das máscaras, ela é 100% boa, mas consome mais tempo do que eu tenho pra modelismo. Então, eu estava com um cronograma assim, sábado pintava o Spit pra domingo trabalhar nos 109s. Cronograma pra mim é coisa séria (até parece...Very Happy)

Acabei finalizando à "mão livre", não ficou lá uma Brastemp...

Montei o circo na área de serviço, todas as minhas pinturas eu faço "de pé", e controlando a porta da área de serviço pros mini-curiosinhos não chegarem perto, tinta automotiva + pulmõezinhos eu acho uma combinação perigosa.

Pela foto dá pra ver que a asa e a lateral direita fiz com as máscaras no domingo passado. Acabei tendo que desistir, eu comecei a pintar sem por a máscara e passei mal, tive que parar tudo. Ponham a p* da máscara pessoal. Então pra ganhar tempo, a outra lateral eu pintei com uma leve camada do ocean grey e parti para o dark green. Bom, é bom nesses casos estar com o esquema por perto pra não dar problema...

Não ficou bem como eu queria, "de primeira", mas ainda precisava clarear os centros dos painéis, pra dar efeito de desgaste. Entao aproveitei isso pra melhorar as bordas. O verde foi clareado com uma mistura diluída de branco e amarelo, e o cinza foi clareado com branco diluído.

Depois dessa saga que me tomou quase uma hora, passei um verniz p.u. (já catalisado) e ele está assim, pronto pros decais..

Sim, preciso pensar nessas fotos, preciso melhorar a maneira como aplico a luz pra fotografar, ainda estão escuras.

Abs
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 26/10/11, 04:38 pm

Bom como um elefante doente, Groo retorna.

Aliás, Groo faz o que Groo faz melhor.

Apliquei os decais... eles, como todos os decais da Tamiya são grossos, acho que tem uma porção de gente que reclama disso... Mas a combinação deles com o amaciante da Gunze (Mr Mark Softer) é muito boa...

Ainda sobre a pintura, a vontade que deu foi tascar easy-off em tudo e recomeçar pra fazer direito, uma vez que sei que as bordas da camuflagem ficaram exageradas . Mas o bobão aqui tem que aprender muito ainda deixo pra fazer melhor no meu outro Spit....

Abs!
    Admin
    Admin

Mensagem  Admin em 27/10/11, 10:13 am

Não vale à pena fazer isso hoje em dia, Rodrigo (tirar a tinta). Eu era um sujeito que mandava o modelo pra soda 3 ou 4 vezes antes de ficar satisfeito. Hoje eu teria uma coleção bem maior se não tivesse insistido tanto nisso... Tá ótimo assim.

Cara, eu era super fã de Groo no início dos anos 90. Acho que até tenho alguns números ainda...

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 28/10/11, 09:48 am

Admin escreveu:Não vale à pena fazer isso hoje em dia, Rodrigo (tirar a tinta). Eu era um sujeito que mandava o modelo pra soda 3 ou 4 vezes antes de ficar satisfeito. Hoje eu teria uma coleção bem maior se não tivesse insistido tanto nisso... Tá ótimo assim.

Cara, eu era super fã de Groo no início dos anos 90. Acho que até tenho alguns números ainda...

Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

Pois é Rato;

Vou finalizar assim. Mas eu devia investir mais tempo nas coisas, e fazer melhor. Penso isso mas não ponho em prática. Obrigado pelas suas palavras.

Groo é uma coisa que eu gosto muito, mas muito mesmo desde os anos 90. Tenho muitas revistas dele ainda guardadas que resistiram ao casamento, o especial "A morte de Groo" e uma enorme tatuagem na perna que fiz com ele brigando com o Drum.

Very Happy
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 28/10/11, 09:49 am

Ontem eu fiz um wash de leve...

Abs"
    Assinado: "britadeira do modelismo"

Alemão

Mensagem  Alemão em 28/10/11, 11:23 pm

Jetcommando escreveu:Pô, Rodrigo... o que tu fazes na 1/72 eu não fazia nem na 1/32... Very Happy

Abraço do Jet Cool

Tu queres montar kits na 1/32? confused confused confused Nóis providencia, aí aproveitemo e incineramos tuas goiabas, principalmente aquele F-15 azul calcinha.

Alemão

Mensagem  Alemão em 28/10/11, 11:26 pm

Rodrigo

Tá ficando duka.
    rodrigobm

Mensagem  rodrigobm em 31/10/11, 01:18 pm

Alemão escreveu:

Abraço do Jet Cool

Tu queres montar kits na 1/32? confused confused confused Nóis providencia, aí aproveitemo e incineramos tuas goiabas, principalmente aquele F-15 azul calcinha.

Volmir os caras estão em uma cruzada à favor da extinção das goiabas em tua vida!

Very Happy

Conteúdo patrocinado

Mensagem  Conteúdo patrocinado

Data/hora atual: 20/11/17, 12:50 am