Olá! Como um elefante doente, Groo retorna.
Eu não estou me lembrando de fotografar mais detalhadamente, ando rápido querendo testar coisas novas (neste caso testei 5 diluições diferentes pras cores do 190) e acabo não fotografando tudo que gostaria.
Coisas da vida. Como já dito anteriormente acabei detalhando mais o cockpit na última quinta feira, durante um encontro aí na Gruta Estirênica. O papo estava bão e acabei não fotografando, depois dele já colocado e a fuselagem fechada, tirei, na sexta, umas fotos...
Parti pra junção das asas, e colagem de mais alguns detalhes, nada de especial:
Perdi uns detalhes de rebites e linhas de painel lixando e nivelando, então refiz tudo:
Usei o meu scriber Tamiya ,que é duzentas e cincoenta milhões de vezes – arredondando o número – melhor que o meu antigo da Trumpeter, e com um alfinete negociado junto à patroa, que coloquei em um mandril:
Mascarei a bagaça então e vamos para o sofrimento. Apesar de ter dito na quinta pra uma pessoa que eu gosto de pintar, eu não falei a verdade. Eu detesto pintar. Massss, vamos lá...... Eu uso um aerógrafo da Gatti, um AG2, sem a parte de trás, pois eu vario muito a posição da agulha durante a pintura, e facilita a limpeza.
Tudo que eu uso eu disponho de maneira organizada e na sequencia que vou usar, detesto bagunça e bagunça toma muito do tempo útil pra modelar. A foto abaixo estava sem os RLMs 75 e 83, pois naquele momento achei que não iria conseguir finalizar a pintura, pois tinha um garotinho querendo atenção, e como o garotinho é o mais importante da minha vida, não posso dizer não pra ele, quando ele pede atenção. No fim eu pintei tudo, com direito a clarear todos os RLMs.
Em primeiro lugar, sempre, o selador e o primer. O selador para ancorar o primer, que vai corrigir pequenas imperfeições, apontar outras e ancorar a tinta. Dois pequenos detalhes precisaram de correção, coisa rápida que fiz em 5 minutos, com Errorex mesmo.
Durante todo o processo, os Thinners à mão. Ambos da marca Anjo. O 2900 pra diluir o primer e tintas, conforme o que vou fazer, e o 5000, bem forte, apenas para, após cada passo, desmontar e limpar o aerógrafo completamente. Eu limpo ele direto, nunca tive problemas fazendo isso e me toma uns 3 minutos cada limpeza. Pra mim, vale à pena. Depois de preparar a pintura, eu sombreio pesadamente com preto bem diluído, tenho da Aerotech, foi a primeira tinta duco que comprei, não lembro se em 2008 ou 2009, numa das viagens pra SP passei na HOriginal e comprei. Hoje não compro mais assim, eu mando fazer em uma loja de tintas automotivas e diluo em casa, em recipientes que compro pra isso. Sai umas 5x mais barato.
As tintas abaixo, os RLMs 66 e 76, fiz assim, deixei a cartela de cores que o Helder (vou agradecer a vida toda ele) me cedeu (Luftwaffe Color Chart, da Eagle Editions), na loja de tintas e os caras emularam perfeitamente os tons que eu queria. O branco servirá pra diluir e acrescentar ao RLM76 e simular desgaste na fuselagem e parte inferior do avião.
Tenha sempre à mão material para misturar tintas, limpar sujeira e limpar aerógrafo, isso vai te economizar muito tempo e tua seção de pintura vai render mais.
Eis o bitcho sombreado!
RLM 76 aplicado. Mantenho parte do sombreamento pois não quero perder ele quando aplicar o tom clareado:
Depois, diluí um pouco de branco e acrescentei ao RLM76, pra similar desgaste nas chapas. Apliquei em passadas rápidas, nos centos dos painéis, fiz alguns riscados e tal:
Depois, sobrou tempo e apliquei o RLM75 e 83, também clareando os dois tons, assim como o 76. Por último, apliquei verniz brilhante P.U. para preparar a superfície pra aplicar os decais da (cruzem os dedos rapazes) Academy.
Agora na hora do almoço aplicarei esses decais e vamos ver o que dá.
Abs!