Papai Noel chegou mais cedo este ano e eu não resisti... (leiam comentários adicionais abaixo também)
Babem...
Depois de fazer esse filme, dei uma olhada mais demorada no kit.. Posso afirmar que vale cada centavo. Além disso, vc não vai gastar nem um tostão em resina ou PE. Está tudo ali. Talvez uns fiozinhos aqui e ali, mas é só. Coisas interessantes que não falei:
- Todas as estruturas do trem de pouso recebem um arame de aço de reforno por dentro.
- É possível fazer um "late" Spit ou um "early":
- Os dois tipos de leme estão incluídos.
- Os dois tipos de roda estão incluídos (4 ou 5 raias).
- Dois tipos de painel de controle.
- Dois tipos de tomada de ar do carburador
- Cada escapamento vem separado, com as aberturas perfeitamente entalhadas.
- Dois tipos de porta do piloto.
A Tamiya inovou em uma série de coisas na moldagem, também. Algo que deu pra perceber é que ela optou por fazer peças mais detalhadas em duas metades - o modelista que se vire. Isso evita os problemas de "mold seam", desalinhamentos e perda de detalhes perto da borda do molde. Isso vale inclusive (e estranhamente) para as pernas do trem de pouso como dito no vídeo, mira do piloto e outras peças aparentemente simples. Os pontos de injeção em todo o kit são pequenos e geralmente (mas não em todas as peças) em posições que ficarão invisíveis. Ou seja, como as coisas deveriam sempre ser... Já os pontos de ejeção das peças, bem, existem alguns, embora bem rasos e aparentemente fáceis de dissimular. Os únicos casos sérios que eu encontrei são dentro das costeletas dos flaps. Não encontrei nenhum "rechupe" (sink marks).
Furos em peças agora são por conta do cliente. As instruções mandam furar em dezenas de lugares - o diâmetro do furo é claramente indicado em mm. Em dois ou três lugares o modelista deve desaparecer com painéis ou tampas moldadas em baixo relevo. É óbvio que vem mais Spitfires por aí...
Mas ainda estou com dúvidas se os painéis do motor têm ou não uns dois tabs que parecem falsos... Vamos ver depois. Tbém não gostei do cabo do freio em vinil.
A engenharia do kit é fabulosa. É possível inclusive mudar da configuração "em vôo" para "no solo" soltando os parafusos que vêm no kit. O suporte de exposição é fixado ao tanque da barriga, que por sua vez encaixa em "poly-caps" dentro da fuselagem. Ou seja, não há risco de dano ao modelo.
Um puta kit... Numa puta escala.
Abraços
Rato
Babem...
Depois de fazer esse filme, dei uma olhada mais demorada no kit.. Posso afirmar que vale cada centavo. Além disso, vc não vai gastar nem um tostão em resina ou PE. Está tudo ali. Talvez uns fiozinhos aqui e ali, mas é só. Coisas interessantes que não falei:
- Todas as estruturas do trem de pouso recebem um arame de aço de reforno por dentro.
- É possível fazer um "late" Spit ou um "early":
- Os dois tipos de leme estão incluídos.
- Os dois tipos de roda estão incluídos (4 ou 5 raias).
- Dois tipos de painel de controle.
- Dois tipos de tomada de ar do carburador
- Cada escapamento vem separado, com as aberturas perfeitamente entalhadas.
- Dois tipos de porta do piloto.
A Tamiya inovou em uma série de coisas na moldagem, também. Algo que deu pra perceber é que ela optou por fazer peças mais detalhadas em duas metades - o modelista que se vire. Isso evita os problemas de "mold seam", desalinhamentos e perda de detalhes perto da borda do molde. Isso vale inclusive (e estranhamente) para as pernas do trem de pouso como dito no vídeo, mira do piloto e outras peças aparentemente simples. Os pontos de injeção em todo o kit são pequenos e geralmente (mas não em todas as peças) em posições que ficarão invisíveis. Ou seja, como as coisas deveriam sempre ser... Já os pontos de ejeção das peças, bem, existem alguns, embora bem rasos e aparentemente fáceis de dissimular. Os únicos casos sérios que eu encontrei são dentro das costeletas dos flaps. Não encontrei nenhum "rechupe" (sink marks).
Furos em peças agora são por conta do cliente. As instruções mandam furar em dezenas de lugares - o diâmetro do furo é claramente indicado em mm. Em dois ou três lugares o modelista deve desaparecer com painéis ou tampas moldadas em baixo relevo. É óbvio que vem mais Spitfires por aí...
Mas ainda estou com dúvidas se os painéis do motor têm ou não uns dois tabs que parecem falsos... Vamos ver depois. Tbém não gostei do cabo do freio em vinil.
A engenharia do kit é fabulosa. É possível inclusive mudar da configuração "em vôo" para "no solo" soltando os parafusos que vêm no kit. O suporte de exposição é fixado ao tanque da barriga, que por sua vez encaixa em "poly-caps" dentro da fuselagem. Ou seja, não há risco de dano ao modelo.
Um puta kit... Numa puta escala.
Abraços
Rato