Antrvm Ratvs - FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum de discussões do Antrvm Ratvs


2 participantes

    Novo Spit da Tamiya em 1/32

    Admin
    Admin
    Admin


    Posts : 138
    Join date : 04/05/2009
    Age : 56
    Location : Porto Alegre - Brazil

    Novo Spit da Tamiya em 1/32 Empty Novo Spit da Tamiya em 1/32

    Mensagem  Admin 01/12/09, 10:37 am

    Papai Noel chegou mais cedo este ano e eu não resisti... (leiam comentários adicionais abaixo também)



    Babem...

    Depois de fazer esse filme, dei uma olhada mais demorada no kit.. Posso afirmar que vale cada centavo. Além disso, vc não vai gastar nem um tostão em resina ou PE. Está tudo ali. Talvez uns fiozinhos aqui e ali, mas é só. Coisas interessantes que não falei:
    - Todas as estruturas do trem de pouso recebem um arame de aço de reforno por dentro.
    - É possível fazer um "late" Spit ou um "early":
    - Os dois tipos de leme estão incluídos.
    - Os dois tipos de roda estão incluídos (4 ou 5 raias).
    - Dois tipos de painel de controle.
    - Dois tipos de tomada de ar do carburador
    - Cada escapamento vem separado, com as aberturas perfeitamente entalhadas.
    - Dois tipos de porta do piloto.

    A Tamiya inovou em uma série de coisas na moldagem, também. Algo que deu pra perceber é que ela optou por fazer peças mais detalhadas em duas metades - o modelista que se vire. Isso evita os problemas de "mold seam", desalinhamentos e perda de detalhes perto da borda do molde. Isso vale inclusive (e estranhamente) para as pernas do trem de pouso como dito no vídeo, mira do piloto e outras peças aparentemente simples. Os pontos de injeção em todo o kit são pequenos e geralmente (mas não em todas as peças) em posições que ficarão invisíveis. Ou seja, como as coisas deveriam sempre ser... Já os pontos de ejeção das peças, bem, existem alguns, embora bem rasos e aparentemente fáceis de dissimular. Os únicos casos sérios que eu encontrei são dentro das costeletas dos flaps. Não encontrei nenhum "rechupe" (sink marks).

    Furos em peças agora são por conta do cliente. As instruções mandam furar em dezenas de lugares - o diâmetro do furo é claramente indicado em mm. Em dois ou três lugares o modelista deve desaparecer com painéis ou tampas moldadas em baixo relevo. É óbvio que vem mais Spitfires por aí...

    Mas ainda estou com dúvidas se os painéis do motor têm ou não uns dois tabs que parecem falsos... Vamos ver depois. Tbém não gostei do cabo do freio em vinil.

    A engenharia do kit é fabulosa. É possível inclusive mudar da configuração "em vôo" para "no solo" soltando os parafusos que vêm no kit. O suporte de exposição é fixado ao tanque da barriga, que por sua vez encaixa em "poly-caps" dentro da fuselagem. Ou seja, não há risco de dano ao modelo.

    Um puta kit... Numa puta escala.

    Abraços

    Rato
    avatar
    Thiago


    Posts : 1
    Join date : 07/01/2010

    Novo Spit da Tamiya em 1/32 Empty To esperando o meu!

    Mensagem  Thiago 07/01/10, 02:32 pm

    Minha mulher foi pros EUA no começo de dezembro e encomendei um pra ela, adquirido em circunstâncias bem peculiares, aliás. Ela foi pra Sandy, subúrbio de Salt Lake City, onde o pai dela mora. Coincidentemente, é lá que fica o armazém da Great Models Webstore, da qual eu nunca comprei nem nunca havia entrado no site, mas recebia o Newsletter mesmo assim. Mandei um email pra eles perguntando se vendiam direto no armazém e me responderam rapidamente que sim. Expliquei a situação e, meio de brincadeira (e porque tinha menos de 6 kits desses em estoque) perguntei se poderiam guardar um pra mim até que minha mulher chegasse lá. Me responderam perguntando quando ela chegava...bom sinal! Respondi que era dali a 3 ou 4 dias e, surpresa: disseram que poderiam, sim, guardar um kit pra mim, sem nenhum problema: sem sinal, sem número de cartão de crédito, sem nada. Só na confiança. Achei isso sensacional. Pedi pra ela mais uma ou duas coisas e ela foi lá no tal armazém, perguntou ela pessoa que me atendeu nos emails e não só foi muito bem atendida como ganhou um "tour" pelas dependências do lugar, que, pelo que ela me falou, é absurdamente gigante. Enfim, achei isso tudo muito legal.
    Pena que ela só volta em fevereiro! Mas agora falando do kit: e esses pneus de vinil? Já li em algum lugar que eles "desmancham" com o tempo, mas não tenho experiência nenhuma. No Hyperscale tavam discutindo sobre substitutos de resina que já existem. Será que precisa mesmo ou é preciosismo? Lá tinha um tópico sobre o cinto "sutton" também, parece que tem um substituto que não cheguei a ver do que é feito, mas é mais flexível e "acomodável" que o fotogravado que vem no kit. Mas fora isso, o pessoal tem falado em decais só mesmo. Bom, por favor, mantenha-nos informados sobre a construção dele!
    Admin
    Admin
    Admin


    Posts : 138
    Join date : 04/05/2009
    Age : 56
    Location : Porto Alegre - Brazil

    Novo Spit da Tamiya em 1/32 Empty Re: Novo Spit da Tamiya em 1/32

    Mensagem  Admin 10/01/10, 11:25 am

    Oi Thiago,

    Que legal a aventura da sua esposa. Eu nem gostaria de entrar num lugar desses pra não passar mal...
    Olhe, os pneus do Spit são de borracha vinílica sim. Mas essas coisas eveluiram muito e vc não tem o problema de 30, 40 anos atrás, quando as peças de borracha atacavam o plástico. Só acho que, por ser flexível, é mais chato de pintar.
    Já os cintos flexíveis que eles estavam falando (posable seat belts) nada mais são que resina que não seca nunca... Não sei qual vai ser a cara de um cinto desses daqui a uns anos...

    Obrigado por escrever, mas não vou começar a montá-lo tão cedo. Sinto muita falta do meu equipamento aqui, e até pra montar 1/72 é dureza.

    Abraço

    Rato

    Conteúdo patrocinado


    Novo Spit da Tamiya em 1/32 Empty Re: Novo Spit da Tamiya em 1/32

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/03/24, 12:03 pm