Antrvm Ratvs - FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum de discussões do Antrvm Ratvs


4 participantes

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    avatar
    Alemão


    Posts : 67
    Join date : 19/09/2010
    Age : 54
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Alemão 08/10/10, 12:03 am

    Olá rapaziada

    No sábado dia 02/10 iniciei a montagem , lá na gruta, deste kit que farei do EB, mais precisamente o "Vovô" que foi o 1º M4 Sherman que o EB recebeu em 1945. Este Sherman pertencia a Companhia de Comando do 1º Batalhão de Carros de Combate e foi pintado de prateado e recebeu o nome "Vovô" por ocasião do desfile militar de 7 de setembro de 1969 e permaneceu até 1971 quando voltou a cor original do EB. Em 2009 ele foi restaurado e ganhou novamente a cor prateada. A seguir dois vídeos do "Vovô" durante sua restauração.




    O KIT

    Para fazer o "Vovô" comprei o kit da Dragon#6511 M4 Sherman 75mm Normandy que mais se assemelha ao Sherman real.
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq003

    Será necessário trocar o mantlet do kit da Dragon pelo da Legend iten LF1078 M34 Mantlet & Early M3 Gun barrel Set.

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq004

    E as lagartas do kit pelas da Panda Models T48 Rubber Chevron Tracks.

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq005

    Infelizmente o coió aqui não fotografou o início da montagem, pois esqueceu a câmera digital em casa. Mas no próximo sábado (09/10) eu a levarei para fotografar a montagem, já que haverá reunião lá na Gruta.
    Aguardem as novidades.
    avatar
    Alemão


    Posts : 67
    Join date : 19/09/2010
    Age : 54
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Alemão 08/10/10, 12:23 am

    Esqueci de mencionar as decais feita pelo colega modelista Marcos Serra (Panzerserra lá na Webkits).

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq

    Um profile do "Vovô"

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Vovomarcas2

    e uma foto do "Vovô desfilando.
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro M4Sherman_07
    Rato Marczak
    Rato Marczak


    Posts : 175
    Join date : 04/05/2009
    Age : 56
    Location : Porto Alegre - Brazil

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Rato Marczak 08/10/10, 07:40 pm

    Que tal é o kit Paulão? Tenho um antigo da Tamiya, mas é o Easy-8...

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    avatar
    Alemão


    Posts : 67
    Join date : 19/09/2010
    Age : 54
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Alemão 12/10/10, 06:47 pm

    Rato Marczak escreveu:Que tal é o kit Paulão? Tenho um antigo da Tamiya, mas é o Easy-8...

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

    Rato

    O kit é bom. O único senão é que ele tem muita sobra de plástico nas peças.
    Zarichta
    Zarichta


    Posts : 420
    Join date : 05/05/2009
    Age : 47
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Zarichta 12/10/10, 10:21 pm

    Muito interessante este modelo Paulão. Não conhecia esta versão.
    Logo vejo sua montagem ao vivo na Gruta.

    Abraço
    avatar
    Alemão


    Posts : 67
    Join date : 19/09/2010
    Age : 54
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Alemão 20/10/10, 12:11 pm

    Olá Cristian

    Como falei, este Sherman era o mais antigo recebido pelo nosso exército. Os M4 Sherman foram os equipamentos mais modernos recebidos pelo EB na época e o Brasil foi o 1º país latino-americano a receber este carro de combate.
    avatar
    Alemão


    Posts : 67
    Join date : 19/09/2010
    Age : 54
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Alemão 20/10/10, 12:52 pm

    Vamos a atualização da montagem.
    No sábado dia 16/10 segui o baile destacando as peças da suspensão e rodas do kit, tive que tirar sobras de plástico da injeção, lixar e colar várias peças.
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq001

    Embaixo, peças que fazem parte dos "bogies" ainda com as sobras de plástico...
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq004

    A seguir, as mesmas peças sem as sobras e lixadas.
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq005

    Abaixo os seis "bogies" prontos
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq006

    As rodas tratoras já montadas e as rodas tensoras por colar
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq002

    Nesta foto, a parte frontal do chassi montado
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq011

    A parte traseira do chassi
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq012

    Uma foto do chassi completo e com mascaradas com fita da Tamiya, pronto para a pintura.
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq013

    E que restou no fim do dia, sobras de plásticos.
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq009
    Rato Marczak
    Rato Marczak


    Posts : 175
    Join date : 04/05/2009
    Age : 56
    Location : Porto Alegre - Brazil

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Rato Marczak 20/10/10, 11:44 pm

    Tá indo bem... A esteira é de vinil Paulo?
    Pra variar, comecei outro kit, um Sd.Kfz.222... Tô meio sem tempo pra tudo, mas depois vou colocar umas fotos aqui...

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    avatar
    Alemão


    Posts : 67
    Join date : 19/09/2010
    Age : 54
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Alemão 21/10/10, 08:55 am

    Rato Marczak escreveu:Tá indo bem... A esteira é de vinil Paulo?
    Pra variar, comecei outro kit, um Sd.Kfz.222... Tô meio sem tempo pra tudo, mas depois vou colocar umas fotos aqui...

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

    Valeu, Rato. As esteiras originais do kit são em vinil naquela cor de caramelo clara, mas elas não serão usadas pois o "Vovô" usava as esteiras T 48 Rubber Chevron. Terei que troca-las pelas da Panda Models que comprei. Descobri que a Bronco lançou este modelo de esteiras, T 48 Rubber Chevron, e elas são do tipo Workable.
    Este teu Sd.Kfz.222 é o da Tamiya ou é o da Hobby Boss?
    Rato Marczak
    Rato Marczak


    Posts : 175
    Join date : 04/05/2009
    Age : 56
    Location : Porto Alegre - Brazil

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Rato Marczak 21/10/10, 11:47 am

    Pois é Alemão. A Bronco tá matando a pau, com preço muito menor que a Tasca. Pena que lançam muito menos novidades que as "grandonas".
    Quanto ao 222, nem Tamiya nem HB. Esqueci de mencionar que o meu é 1/72. O kit é da ICM. Lembra muito os da antiga Esci, são bem injetados e ainda vem com as grades em PE. Gostei do kit.

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Zarichta
    Zarichta


    Posts : 420
    Join date : 05/05/2009
    Age : 47
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Zarichta 22/10/10, 10:26 pm

    O Rato, curtindo militaria?

    Eu estou me coçando para trabalhar naquele Porche Turret 1/72 da Dragon, mas o que me desanima justamente são as esteiras em vinil. Onde eu consigo material deste tipo nesta escala?

    Paulão, show de andamento.

    Abraços
    avatar
    BoxM@n


    Posts : 59
    Join date : 06/10/2010
    Age : 57
    Location : Canoas - RS

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  BoxM@n 22/10/10, 11:16 pm

    Legal Paulão!!
    Parabens, tá ficando muito legal o teu trabalho.
    Quanta peça hein!!??
    Grande Abraço!!
    BoxM@n
    avatar
    Alemão


    Posts : 67
    Join date : 19/09/2010
    Age : 54
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Alemão 24/10/10, 10:11 am

    Valeu, André. Toca ficha no teu Beaufigter, pois todos nós queremos vê-lo montado.

    Abraço
    Paulão
    Zarichta
    Zarichta


    Posts : 420
    Join date : 05/05/2009
    Age : 47
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Zarichta 24/10/10, 11:33 am

    Alemão escreveu:Valeu, André. Toca ficha no teu Beaufigter, pois todos nós queremos vê-lo montado.

    Abraço
    Paulão

    Faz tempo que queremos ver este finalizado. Shocked
    Mas eu ainda acredito no BoxM@n!
    avatar
    BoxM@n


    Posts : 59
    Join date : 06/10/2010
    Age : 57
    Location : Canoas - RS

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  BoxM@n 11/11/10, 09:55 pm

    Uma vez iniciei um T-62 da tamiya, só que foi tanta peça para lixar que desanimei e passei o kit adiante. Mas um dia ainda eu monto um desses modernosos da Dragon!!!
    Grande Abração!!!
    Zarichta
    Zarichta


    Posts : 420
    Join date : 05/05/2009
    Age : 47
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Zarichta 17/11/10, 11:51 am

    Fotos novas Paulão!!!
    avatar
    Alemão


    Posts : 67
    Join date : 19/09/2010
    Age : 54
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Alemão 18/11/10, 06:09 am

    BoxM@n escreveu:Uma vez iniciei um T-62 da tamiya, só que foi tanta peça para lixar que desanimei e passei o kit adiante. Mas um dia ainda eu monto um desses modernosos da Dragon!!!
    Grande Abração!!!

    Aqui está aquele teu T-62.

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq013
    avatar
    Alemão


    Posts : 67
    Join date : 19/09/2010
    Age : 54
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Alemão 18/11/10, 06:16 am

    Zarichta escreveu:Fotos novas Paulão!!!

    Tem sim Cristian, das duas últimas reuniões. Eu é que estou em parte acochambrando pois minha internet anda lenta e está demorando para enviar as fotos para o Photobucket. Embarassed Embarassed
    avatar
    Alemão


    Posts : 67
    Join date : 19/09/2010
    Age : 54
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Alemão 18/11/10, 06:56 am

    Bem, vamos lá. Na penúltima reunião, dia 30/10 comecei a montagem das peças do Upper Hull (casco superior)

    Tampas do compartimento do motor
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq004-1

    Casco superior
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Aq003-1

    Aqui um "dry fitt" das partes inferior e superior do Sherman. Já estão coladas as tampas dos tanques de combustíveis, faróis dianteiros e suas proteções, lanternas traseiras com as proteções, entradas de ar do motor, sirene e sua proteção, alças para içamento da viatura e também foram feitas furos no casco superior para colocação das ferramentas no kit, apesar delas não aparecerem nas fotos do "Vovô" eu vou coloca-las no kit.
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Imagem012

    Aproveitei e comecei a trabalhar nas esteiras do kit que certamente darão bastante trabalho. Aqui fotos das esteiras nos seus sprues.
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Imagem002

    Será necessário unir 79 destas peças...
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Imagem005

    ...com estas peças para formar cada esteira para o kit.
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Imagem004

    Aqui uma pequena seção da esteira montada.
    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Imagem003

    Mais adiante eu posto as fotos da reunião do dia 13/11. Até mais.
    Zarichta
    Zarichta


    Posts : 420
    Join date : 05/05/2009
    Age : 47
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Zarichta 18/11/10, 06:50 pm

    Show Paulão.
    Belo kit e bela montagem.
    Meu velho, só me explique uma coisa. Eu não saco muito de militaria, mas a pergunta é: as esteiras você pinta antes de montar as 79 peças do conjunto ou pinta tudo já montado?

    Abraço
    avatar
    Alemão


    Posts : 67
    Join date : 19/09/2010
    Age : 54
    Location : Porto Alegre

    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Alemão 18/11/10, 07:05 pm

    Zarichta escreveu:Show Paulão.
    Belo kit e bela montagem.
    Meu velho, só me explique uma coisa. Eu não saco muito de militaria, mas a pergunta é: as esteiras você pinta antes de montar as 79 peças do conjunto ou pinta tudo já montado?

    Abraço

    Obrigado, Cristian. No caso destas esteiras eu vou montar o conjunto antes e depois quando estiverem prontas daí eu as pinto. Estas esteiras vem umas seis seções por sprue e uns oito "dentes" por sprue, daria uma trabalheira dos diabos para pintar.

    Conteúdo patrocinado


    M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro Empty Re: M4 Sherman "Vovô" do Exército Brasileiro

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/03/24, 03:25 pm