Antrvm Ratvs - FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum de discussões do Antrvm Ratvs


4 participantes

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    rodrigobm
    rodrigobm


    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 51
    Location : Porto Alegre

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  rodrigobm 18/04/11, 06:25 pm

    Olá Amigos;

    Meu novo projeto em andamento é um Panzer IV Ausf.D, que operou na Russia em 1941...

    O texto apresentado a seguir é uma mescla de meus parcos, rasos e risíveis conhecimentos(?), de informações colhidas na internet (destas, principalmente colhidas no blog http://avidanofront.blogspot.com), e de informações pesquisadas nos excelentes livros da Editora Squadron/Signal Publications “Panzer IV The Panzerkampfwagen IV Medium Tank,1939-1945”, de autoria do Kevin Hjermstad, “PzKpfw IV in action” de autoria do Bruce Culver e ilustrado pelo Don Greer e “Panzer Colours” da editora Polonesa Wydawnictwo Militaria, e escito pelo Janusz Ledwoch (é de um romantismo sem par fazer pesquisa em literatura Polonesa,aliás romantismo é uma licença poética, pois o certo seria dizer inferno, uma vez que não sei nada em Polonês fiz pouco mais que olhar figurinhas). Estes livros foram emprestados gentilmente pelo amigo e modelista 0,534 boca Jackson “Bradley”,e tenho a intenção de adquirir exemplares similares aos três "assim que os encontrar para venda"

    Estes são os livros:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010674
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010675
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010676
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010679

    Esse "Panzer Colours é tão bom que vem com chips pintados e colados, para que a fidelidade da cor seja bem precisa na hora de replicá-la.
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010677

    Essa é a cor do bitcho em questão (O cinza...):
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010678

    Antes de entrarmos na contextualização solicitada, vamos a alguns dados da fera (Informação inútil - “ô loco olha essa fera” foi a última frase pronunciada pelo Faustão antes de entrar na jaula do tigre):

    PzKpfw IV Ausf. D – Dados Gerais:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 PzKpfw%20IV%20Ausf%20D%20Especifica%C3%A7%C3%B5es

    E um desenho básico do bitcho:

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 PzKpfw-IV%20D%20001

    Um pouco da sua história, muito resumida no entanto:

    Embora produzidos em pequenas quantidades, os primeiros PzKpfw IV viram ação de combate na Polônia em 1939 e na França em 1940.
    No inicio da guerra, os alemães consideravam o Pz.III superior ao Pz.IV, mas mesmo sendo apenas carros de combate de apoio, eles foram muitas vezes utilizados contra os tanques franceses, especialmente a distâncias curtas, onde o seu canhão era mais eficiente. Os carros 4 também participaram na campanha da Iugoslávia, na invasão da Grécia e estiveram também no deserto.
    Como aconteceu com outros veículos alemães, eles foram vistos como pouco eficientes perante os carros russos que começaram a aparecer em 1941 onde em algumas batalhas de tanques, os alemães não conseguiram vencer os tanques russos KV-1, mesmo disparando os seus projéteis a curta distância, e tinham que se aproximar demasiado dos T-34 para os destruírem.
    Os alemães ainda fizeram entrar aos serviço a versão E e F, com uma torre com mais blindagem, antes de alterarem o canhão principal do carro.

    Embora fosse o mais pesado carro de combate alemão até 1941, a série Ausf.D do Panzer-IV que representa as várias séries iniciais armadas com canhão curto de 75mm, não tinha a função de lutar contra outros tanques inimigos, mas sim a função de apoio.

    É um erro comum quando se fazem comparações na fase inicial da guerra e se compara este veículo blindado, com os veículos blindados de outros países beligerantes, pois tanto o Panzer IV série A como o série-D não tinham como função principal o ataque contra outras formações blindadas.
    Como prova disto, está a organização das unidades blindadas alemãs, que apenas possuíam uma companhia equipada com este tanque em cada batalhão Panzer, enquanto que dispunham de duas ou três companhias equipadas com o Panzer -III, esse sim dedicado à função anti-tanque e destinado a atacar os veículos blindados inimigos.
    Apenas 35 unidades do Panzer IV modelo A (18 toneladas) foram produzidas pela Krupp, que ganhou o concurso para o fornecimento deste carro de combate. Novas versões se seguiram com inovações e modernizações essencialmente relacionadas com o aumento da blindagem, dado que o veículo na essência não foi alterado.
    O "Panzer IV" ou blindado 4, como lhe chamavam os alemães foi sendo alterado, ainda antes da guerra, surgindo as versões B, C, que foram versões de desenvolvimento. As versões D, E e F foram produzidas em em maior número.
    Todas estas versões, mantiveram a mesma função de apoio e por isso estavam armadas com o canhão de 75mm de baixa pressão, o qual era eficiente contra veículos pouco blindados e contra infantaria, mas que tinha dificuldade em perfurar a blindagem dos tanques pesados dos franceses e dos britânicos e mais tarde dos soviéticos.
    As séries iniciais do Panzer-IV com canhão curto, foram produzidas nos seguintes numeros:

    Versão A: 35 unidades (a partir de Out/1937)
    Versão B: 42 unidades (a partir de Abr/1938)
    Versão C: 134 unidades (a partir de Set/1938)
    Versão D: 231 unidades (a partir de Out/1939)
    Versão E: 200 unidades (a partir de Set/1940)
    Versão F1: 470 unidades (a partir de Abr/1941)

    Versão F2: 175 unidades (canhão L/43) (a partir de Mar/1942)
    a versão F 2 é uma versão de transição, pois embora mantenha as características dos restantes veículos, é o primeiro carro a receber o novo canhão longo de 75mm

    Total das versões iniciais: 1287 veículos

    De tanque de apoio a tanque principal

    Quando se verificou em 1940 que o Panzer-III com o seu pequeno canhão de 37mm não era eficiente para destruir os tanques franceses mais pesados ou os tanques britânicos, pensou-se no Panzer-IV como opção para a colocação de um canhão mais potente, o que já tinha sido considerado desde a concepção inicial do tanque, mas embora os estudos para um carro de combate mais pesado tivessem sido recomeçados, eles não receberam especial prioridade.
    A opção que se tomou, foi em vez disso a de trocar o canhão de 37mm do Panzer-III por um canhão de 50mm.
    No entanto, quando a Alemanha invadiu a URSS em 22 de Junho de 1941, o Panzer-IV com o seu canhão de cano curto, continuava a ser o carro mais pesado que os alemães tinham no terreno, embora a sua função continuasse a ser a de carro de combate de apoio.
    Os Panzer-III com canhão de 50mm que os alemães tinham colocado ao serviço, embora superior aos modelos armados com o canhão de 37mm, mostrou ser inútil contra os tanques soviéticos T-34 e KV-1.
    Esta evidência leva a que soluções de emergência sejam adotadas, e mesmo com o seu canhão curto de 75mm, o Panzer-IV vai passar a ser utilizado como tanque principal.
    Embora não preparado para o efeito, uma solução de emergência consistiu em distribuir uma nova munição que podia ser utilizada no canhão de cano curto, tendo alguma eficácia contra carros de combate. A solução era mais cara, e só com as versões seguintes (O F2 é o primeiro Panzer IV a receber um canhão adequado para combater contra blindados).
    A solução demora vários meses a aparecer e os primeiros carros armados com o novo canhão (capaz de disparar um projétil ao dobro da velocidade) só começa a ser entregue às unidades Panzer a partir de Março de 1942, nove meses após o inicio da invasão da União Soviética.

    PzKpfw IV Ausf. D

    Informação genérica:
    Numericamente, trata-se do mais importante carro de combate alemão durante a II Guerra Mundial. O Panzer.IV foi o único tanque alemão produzido durante toda a guerra, e provavelmente durante mais tempo que qualquer outro carro de combate durante o conflito.
    Inicialmente o Panzer-IV era um tanque de apoio, com um canhão de 75mm destinado não a perfurar a blindagem dos tanques inimigos, mas sim a atacar a infantaria inimiga em pontos fortificados, onde uma peça de alta velocidade não tinha grande utilidade. A função de atacar os blindados inimigos estava aliás destinada ao Panzer-III (mais pequeno).
    Mas a partir de 1941, com a invasão da União Soviética, os alemães entenderam que o armamento de 37mm e de 50mm dos seus tanques Panzer-III não era suficiente para derrotar a blindagem dos tanques russos T-34 e KV-1, que embora estivessem operacionais apenas em pequenas quantidades, foram considerados como uma ameaça temível.
    Tendo chegado à conclusão de que o Panzer III (por definição o veículo destinado à função anti-tanque) era muito pequeno para colocar canhões maiores, foi decidido que o Panzer-IV (como também era conhecido o PzKpfw-IV) seria o principal tanque alemão na luta contra a Rússia.
    A partir de 1941, e como resultado da invasão da URSS o Panzer IV, que era o maior tanque alemão, mas não tinha sido concebido para atacar blindados, começa a ser modificado com o objetivo de alterar completamente a sua função. .
    Logo no inicio da Operação Barbarosa (e de emergência), a industria alemã produziu uma munição especial, que podia ser disparada do canhão KwK-37-L/24 e ser eficiente contra os tanques russos, mas mesmo assim as suas prestações não eram vistas como suficientes.
    Pouco mais tarde os Panzer IV passaram receber um canhão de 75mm de alta velocidade (Ver PzKpfw IV/F), o qual foi posteriormente modificado para um cano do mesmo calibre mas ainda mais longo.
    O Panzer IV não era claramente o mais eficiente carro de combate alemão, mas ele foi mantido em produção durante muito tempo nas linhas de montagem alemãs por absoluta falta de opções. Mesmo quando Hitler decidiu fechar as linhas de produção do Panzer IV os generais alemães opuseram-se porque a indústria não conseguia produzir suficientes números de tanques Panther (PzKpfw-VI) e Tiger (PzKpfw-V).
    O Panzer-IV esteve ao serviço durante toda a guerra e mesmo em 1945 ainda havia várias unidades ao serviço
    Vale lembrar que o chassis do Panzer IV foi utilizado para várias versões adicionais que são descritas separadamente, como por exemplo o canhão de assalto Sturmgeschutz-IV, ou o caça-tanques Panzerjager-IV, entre outros.

    O veículo a ser retratado de maneira pobre,diga-se de passagem, é o "411", da 4ª Companhia, 25º Regimento Blindado, 7ª Divisão Blindada, que operou na Rússia em 1941. Esse trecho do meu texto será melhorado assim que eu achar material à respeito.

    O kit:

    Escolhi para representar o Panzer IV, o kit nº de código 6265 (escala 1:35) da Dragon, de uma série de moldes relativamente novos (pós 2004, creio), que vem inclusive com opção para retratar vários carros, e com acessórios que em uma primeira e breve análise dispensam os "aftermarkets" (trocando em miúdos, é peça pra caramba, trocentos PEs, esteiras LBL do tipo "magic track", com cores diferentes para a esquerda e direita e mais um monte de bugigangas, incluindo uma "guia" para pré montar as esteiras, que vão me deixar loucão).

    O Kit representa uma fidelidade muito grande ao real, pelo que pude comparar com as inúmeras fotos e seu tamanho dá a entender que as dimensões estão corretas. A injeção do plástico é muito precisa, sem rebarbas. Como desvantagem o excesso de peças dos kits da Dragon. É peça demais e não sei se não desencoraja algum modelista por aí (eu incluso) no meio do caminho. Decais da excelente Cartograf (Italiana). O manual só não é mais complicado porque não veio escrito em chinês, mas é bem completo, aliás é tão completo que a pessoa ao terminar o kit, aperta um botão no manual e ele se transforma em um diploma de engenharia.
    Diria que é um kit nota 7,5 (Com esse monte de pecinha vocês não achavam que eu ia dar nota 10, né?)

    Fotos da bagaça:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010654
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010656
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010657
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010659
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010658
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010662
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010660
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010661
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010664
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010663
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010665
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010666
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010667
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010668
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010669
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010670
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010671
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010672
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010673

    Por hora é só, eu vou pesquisar um pouco a montagem, pois se seguir à risca o manual, algo pode dar errado. Mas vou postando fotos de etapas simples, como começo da suspensão e montagem das esteiras, que é por onde começarei.
    Zarichta
    Zarichta


    Posts : 420
    Join date : 05/05/2009
    Age : 47
    Location : Porto Alegre

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  Zarichta 19/04/11, 08:38 pm

    Que arsenal hein Rodrigo?
    Muito bom.
    Acompanhando aqui.

    Abraço
    rodrigobm
    rodrigobm


    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 51
    Location : Porto Alegre

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  rodrigobm 26/04/11, 08:45 am

    Zarichta escreveu:Que arsenal hein Rodrigo?
    Muito bom.
    Acompanhando aqui.

    Abraço

    Oi Zarichta, tudo bem? Como foi o feriado pra você?

    Estou com bons avanços (casco inferior pronto e pintado, pra facilitar a colagem das esteiras, estou experimentando esse método, se não der certo tenho outro Ausf.D igualzinho "na manga" heheheh)

    Espero poder postar essa semana ainda. Alguns desses avanços eu publiquei no forum da IPMS-PoA.

    Abraços a todos e é muito bom participar aqui!

    RodrigoBM
    Rato Marczak
    Rato Marczak


    Posts : 175
    Join date : 04/05/2009
    Age : 56
    Location : Porto Alegre - Brazil

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  Rato Marczak 27/04/11, 07:47 am

    Pois é, o homem tá armado até os dentes.
    Vai postando aqui, Rodrigo. As coisas são calminhas mas isso é bom.

    Abraço

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    rodrigobm
    rodrigobm


    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 51
    Location : Porto Alegre

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  rodrigobm 28/04/11, 02:18 pm

    Rato Marczak escreveu:Pois é, o homem tá armado até os dentes.
    Vai postando aqui, Rodrigo. As coisas são calminhas mas isso é bom.

    Abraço

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

    Oi Rato!

    Esse kit é "bão" em termos de detalhes, mas tem lá suas "pegadinhas". Já tô finalizando o casco inferior, esse fim de semana acho que posto o andamento dele aqui. Ele exige muita paciência e pesquisa, e paciência é coisa que às vezes esqueço o que é hehehe.

    Obrigado!
    RodrigoBM
    rodrigobm
    rodrigobm


    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 51
    Location : Porto Alegre

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  rodrigobm 18/05/11, 03:21 pm

    Pessoal, o kit "non" está parado. Em breve as "fotinhas" com alguns modestos comentários acerca da montagem.

    Abraços!
    rodrigobm
    rodrigobm


    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 51
    Location : Porto Alegre

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  rodrigobm 02/06/11, 06:34 pm

    Oi!

    Vamos retomar a brindadeira. Na realidade retomar não é bem a expressão. O kit não parou, com exceção de uma semaninha que tirei pra destr,ops,montar um 109 da Italeri em um gb da wk.

    Começando pelas rodas e suspensão:

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010680
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010681

    Juro que não compreendo o sentido de alguns aspectos da engenharia da Dragon...

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010683

    Destaquei a peça A38 do kit e isso simboliza a partida!

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010682

    Os rebites das rodas tratoras tem que ser colados um um pedaço de sprue, que depois é cortado, de tão pequenos:

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010684
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010685

    Rodas tratoras quase prontas, precisando de um acabamento melhor nos rebites, o que foi feito depois e o bobão aqui não documentou:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010688
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010687

    Limitadores da suspensão:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010689

    Rodas tensoras:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010690
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010692

    Começando a suspensão propriamente dita:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010706
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010696
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010695
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010698

    Optei, depois de descobrir como de fato montar/sequência certa, colar com JET, pois ele permite esse ajuste depois do conjunto colado. Então eu colava cada conjunto, alinhava/ajustava com a ajuda de uma régua, que também era usada para verificar se os dois eixos estavam paralelos de fato a linha do casco inferior.Ah, ainda por cima alguns furos não batiam alguns com os pinos de encaixe, então medi pra saber qual broca usar...
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010714
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010715

    Poucas peças.....
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010713
    Vamos avançando (foto tirada em um encontro com o pessoal do Clube Sul,pessoal muito agradável)
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010734

    Devagarinho vamos avançando mais:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010743
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010742

    Algumas pegadinhas da Dragon, nenhuma das "calotas das rodas" oferecidas batem com as reais...
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010747_2
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010748_2

    Vamos colocar o "menos errado" então:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010749_2

    Hora de gastar os dedos e lixas pra limpar os roletes de retorno...
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010752

    Rodas prontas:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010751

    A quantidade de detalhes que a Dragon oferece é demais. Há um certo equilíbrio entre oferecer diversão e dificuldade, na minha opinião, e que ela não percebe. Vejam o mecanismo de transmissão das rodas tratoras, ele é extremamante detalhado e só faria sentido se alguém fizesse uma vinheta/diorama com o blindado em manutenção:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 DSC04985
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 DSC04986
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010980

    Bom, depois de toda a parte de baixo do casco montada, resolvi deixar pintada, depois trabalhei nas esteiras de modo a deixar toda a parte inferior pronta (somente sem o verniz brilhante). Depois então finalizamos a parte de cima do casco e unimos as duas, deixando a torreta para o final.

    Utilizei um pouco do Panzer Gray preparado pelo amigo Bradley, e separei em três recipientes, um com a cor "base" e os dois outros com um tom levemente escurecido e o outro clareado. Pintei então tudo e deixei pronto. Esse kit tem um lado bom, que é o fato das bandas de rodagem dos roletes estarem separadas, aí é só tocar tinta. Cada uma das peças recebeu selador (promotor de aderência), primer, e os três tons de Panzer Gray.
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Imagem%252520006
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 DSC05005
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 DSC05007
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 DSC05008
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 DSC05009
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 DSC05010

    "Después" aprontei as esteiras. Com jet fica fácil, pois ele derrete o plástico pra fundir de maneira a torná-lo "moldável" durante o processo de secagem. Uma vez prontas, passei selador, primer e uma cor escura que poderia ser qualquer uma, observando que a sujeira vai se sobrepôr a quase toda extensão. No meu caso usei RLM66 que é um cinza escuro.
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010972
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010968
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1010970
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020093
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020175
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020176
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020177

    É hora então de trabalhar no casco superior. Vamos à luta, fazer o quê....
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020057
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020126

    (detalhe da metralhadora):
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020130
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020131
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020133
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020136
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020137

    Não estou colocando muitos detalhes internos, pois o veículo vai ficar quase todo fechado, afinal, espero finalizar ele antes de morrer.Mas algumas coisas eu acabei optando por fazer abertas, tamanha a qualidade dos detalhes. É o caso da exaustão do motor:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020140
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020141

    Algumas fotos de parte do casco superior:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020166
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020167
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020169

    Mesmo kit bom deixa lá suas frestas...
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020171

    Começando o infern,quer dizer, a beleza dos detalhes em PE:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020172
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020173
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020174

    Entre ontem e hoje dei uma "pegada" firme na parte superior, puxa, quero terminar! Very Happy (me custou dois horários de almoço)
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020388
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020389

    Engana-se quem acha a última maravilha a Dragon e seu kits mais modernos (esse é de 2006). A parte superior do caso está torta um paquímetro me confirmou) e foi meio chatinho ajustar as laterais. Masssss, com calma e jeito chega-se onde se quer.
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020390
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020392
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020391

    Atenção para acertar o ângulo dos paralamas traseiros,o encaixe não encaminha para o ângulo correto.
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020422

    Já os paralamas dianteiros tem um encaixe que direciona para o ângulo certo e fica assim:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020424

    Passei para a última tarefa de hoje, colocar os acessórios nas laterais. Eles vem todos em duas opções: Ou totalmente em plástico, ou com os fixadores que os prendem nas laterais, em PE. Optei por totalmente plásticos, pois quero usar os PEs em outro Panzer que tenho da Dragon, mais antigo e que dará uma realçada nele.
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020427
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020428
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020429
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020430

    Por hoje é só! Semana que vem terei novidades!
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Thats-all-folks
    Admin
    Admin
    Admin


    Posts : 138
    Join date : 04/05/2009
    Age : 56
    Location : Porto Alegre - Brazil

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  Admin 08/06/11, 08:03 am

    Nossa, fiquei até meio tonto de tanta foto. Grande artigo, Rodrigo.
    Não gostei muito das rodas de vinil... aliás, não gosto de nada em vinil.
    Continue postando, estamos acompanhando...

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    rodrigobm
    rodrigobm


    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 51
    Location : Porto Alegre

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  rodrigobm 21/07/11, 10:03 am

    Admin escreveu:Nossa, fiquei até meio tonto de tanta foto. Grande artigo, Rodrigo.
    Não gostei muito das rodas de vinil... aliás, não gosto de nada em vinil.
    Continue postando, estamos acompanhando...

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

    Olá Rato!

    Essas esteiras na realidade são link by link "magic track" da Dragon. Elas dão um certo trabalho pra montar, e acho que com os efeitos (sujeiras e afins) elas vão ficar com um aspecto melhor. Valew!

    Very Happy

    Rodrigo
    rodrigobm
    rodrigobm


    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 51
    Location : Porto Alegre

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  rodrigobm 21/07/11, 10:08 am

    Olá pessoal, vou tomar vergonha na cara vou então dar continuidade ao Panzer, nessas "férias" da faculdade;

    Comecei a colocar os detalhes nesse blindado bonitão, incluindo molas de verdade que seguram as extremidades dos para-lamas(tem hífem?):
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020539
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020538

    Prendi as esteiras definitivamente, e além de não gostar do trabalhão que deu, elas ficaram com erros, o caimento não me pareceu correto.
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020530

    Detalhe das mesmas:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020532
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020531

    Há muitos detalhes laterais a colocar, com ou sem photo etcheds, eu optei pelos detalhes sem PEs, quando possível, pois quero guardá-los para um outro Panzer que tenho, que possui menos detalhes.
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020534

    Fiquei impressionado com a qualidade da injeção e dos detalhes deste kit, mas achei um pouco “demais”, confesso:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020535
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020536
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020537
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020540

    Sábado eu fui no encontro bimestral da IPMS-PoA, no Clube Geraldo Santana. Lá aproveitei pra finalizar um Bf 109 E-3 e para tocar tinta no Panzer IV:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020612
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020613

    Eu gosto de fazer luzes e sombras, muita gente não gosta, eu sei, mas seguindo o princípio de que cada um tem seu gosto, eu fiz no Panzer. Ao invés de clarear e escurecer misturando na hora, eu mantenho os três tons já prontos. Usei selador e primer automotivos antes, para promover uma boa aderência e nivelamento de pequenas imperfeições (causadas por mim mesmo heheh). O que ocorre é que se o tom escuro ou o claro ficarem muito “salientes”, eu diluo a cor base e aplico como filtro, que é o que farei mais adiante, pois a parte traseira do veículo ficou muito “artificial”:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020616
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020618
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020617

    Abaixo um vídeo que o Fab-Wan fez na hora que eu estava tocando uma tinta nesse meliante:


    E o veículo como está desde segunda feira, pela manhã:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020671
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020669
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020670
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020674
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020672
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020673

    As esteiras eu dei uma “pré-sujada”, uma vez que o acesso a elas vai ficar complicado mais adiante:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020675
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020676

    Pintei também a parte inferior das saias laterais:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020677

    Por hora é isso. Próximo passo é montar a torreta, ajustar o casco, colar, pintar, colocar decais e aquele processo de sempre, verniz/efeitos/verniz fosco, pincel seco e afins. Acho que não tá longe demais de terminar.
    Abs!
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Thats-all-folks
    rodrigobm
    rodrigobm


    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 51
    Location : Porto Alegre

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  rodrigobm 26/07/11, 03:37 pm

    Oi, vamos a mais uma atualização então(estou levando muito tempo pra estragar esse kit)...

    A etapa no momento é a torre, então vamos à mesma:

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020687
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020685

    “Bagageiro” super complexo, montado:
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020689

    A escotilha deu algum trabalho, na realidade foi bem rápida, o maior trabalho foi entender o manual da Dragon, que presta um desserviço ao modelista em várias etapas.
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020787

    Ela poderia ser montada fechada ou aberta, e no caso de aberta haviam duzentos mil, oitocentos e setenta e cinco peças para detalhar, eu vou fazer quase tudo fechado, então montei só as peças externas, na posição fechada(perdão pela foto mal tirada):
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020789

    O habitáculo do artilheiro é muito detalhado, mas eu vou deixar fechado, como dito antes, privilegiando apenas a parte externa do veículo. Então eu pus peças básicas apenas, e internamente nem pintarei, coloquei pouco mais do que o suficiente para que a torre encaixe no casco do blindado. O canhão é meio chato de montar, e não confere com o manual, eu destaquei as peças e testei de várias maneiras diferentes até saber como ficaria melhor. Esse manual acho, não serve às vezes nem como papel higiênico (aliás, bom papel higiênico é a revista Mad). Seguem umas poucas fotos da sequencia da torre, e como está agora o veículo:

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020824
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020823
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020825
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020832
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020834
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020833
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020836
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020837
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020838
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020835
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020839

    Já tenho anotadas uma série de "burradas" nesse projeto. Como tenho outro kit igual "na caixa" serve no mínimo de lição esse meu amigo Panzer IV.

    Abs!
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Thats-all-folks


    Admin
    Admin
    Admin


    Posts : 138
    Join date : 04/05/2009
    Age : 56
    Location : Porto Alegre - Brazil

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  Admin 26/07/11, 09:23 pm

    Olhando o vídeo, jurava que ia cair tinta na perna...
    Um dia vou entender como vcs conseguem pintar o kit com as esteiras coladas no lugar... Um dia...

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

    rodrigobm
    rodrigobm


    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 51
    Location : Porto Alegre

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  rodrigobm 27/07/11, 08:52 am

    Admin escreveu:Olhando o vídeo, jurava que ia cair tinta na perna...
    Um dia vou entender como vcs conseguem pintar o kit com as esteiras coladas no lugar... Um dia...

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com


    Very Happy

    Na realidade ele foi pintado antes, as esteiras foram coladas quando o casco inferior estava já pintado. E o casco de cima foi pintado à parte e depois colado.

    No entanto, reconheço que não é a melhor maneira, mas é aquele "orgulho bobo" de querer reinventar um processo para que fique mais agradável. E não demorou muito para eu reconhecer que a idéia não foi das melhores.

    Massssss, vamos aprendendo, importante é não fazer duas vezes a coisa errada hehe.


    Abraços!
    rodrigobm
    rodrigobm


    Posts : 436
    Join date : 30/03/2011
    Age : 51
    Location : Porto Alegre

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  rodrigobm 08/08/11, 03:42 pm

    Oi;

    Algumas atualizações, pintada a torreta, aplicados verniz brilhante, decais, mais verniz, wash, fadding e verniz fosco. Falta a pintura dos acessórios, o escapamento e adeus.

    Tem alguns erros, omissões e exageros, vou aprendendo na caminhada constante.

    Está assim no momento:

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020965
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020966
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020967
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020968
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020969
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020970
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020971
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020972
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020973
    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 P1020974

    Abraços
    Admin
    Admin
    Admin


    Posts : 138
    Join date : 04/05/2009
    Age : 56
    Location : Porto Alegre - Brazil

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  Admin 09/08/11, 02:01 pm

    Ficou muito bom. Põe mais sujeira aí pra tirar as marças de pincel...
    Acho que vou fazer o meu na mesma versão...

    Abraço

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Zarichta
    Zarichta


    Posts : 420
    Join date : 05/05/2009
    Age : 47
    Location : Porto Alegre

    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  Zarichta 02/10/11, 02:16 pm

    Que beleza de kit Rodrigo!!! Shocked Shocked

    Muito bom mesmo. Isso me dá ânimo de terminar meu Marder.

    Gostei de sua pesquisa e metodologia. Cada um tem seu estilo de modelismo. Esse é o que mais me agrada: pesquisas para bons papos na GE + ótimas técnicas empregadas = ótimo resultado. Parabéns.

    Abraço

    Conteúdo patrocinado


    Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35 Empty Re: Pz.Kpfw.IV Ausf.D "PanzerIV" - Dragon 1:35

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 28/03/24, 07:03 am