Antrvm Ratvs - FORUM

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum de discussões do Antrvm Ratvs


+8
robv
Éverton Vieira
Fab-Wan
Shinke
rodrigobm
Pacheco
Zarichta
Jetcommando
12 participantes

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 18/09/12, 09:10 pm

    Rato Marczak escreveu:Ave.
    Tá ficando bom. Vc fez rescribing Volmir?

    Socos

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

    Bem... eu rebaixei as linhas do kit. É a primeira vez que faço isso. Só não será a última, porque o pulha do Bradley Suspect me repassou um Vampire, com esse martírio começado, ou seja: terei que terminar...
    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 18/09/12, 09:29 pm

    Identifiquei outra estrutura sobre a câmera do Gunsight. Tratei de fazê-la, mas tinha um "rasgo" retangular, com as extremidades arredondadas. O jeito foi fazer dois furos com a broca 0,25 e depois, uni-los:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Imagem437

    Depois cortei a chapinha e arredondei os cantos na lixa:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Imagem438

    Uma vez pronto,colei sobre a câmera do Gunsight. Agora é só pintar de preto.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Imagem441

    Observem o bico. Eu já tinha observado em outros kits montados, que alguma coisa parecia errada com o nariz desse F-5 da Heller... pois numa conversa sobre isso aqui no clube, o André Boxm@n matou a charada. O bico deve ser alinhado por cima, o que faz com que fique com essa fenda descomunal !! O corte do encaixe da peça é totalmente errado, quebrando as belas linhas do F-5.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Imagem434

    Já sabendo disso, aproveitei o Durepoxi que tinha posto para anteparo dos canhões e esculpi um degrau para dar a inclinação correta:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03191

    Depois efetuei a colagem com Bonder Gel, para poder ir ajustando.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Imagem435

    Por fim, preenchi essa vala com durepoxi... agora, dê-lhe lixa Sad !

    Meus agradecimentos aos amigos da GE que tem me incentivado a me aventurar nessas técnicas e a todos os amigos que tem prestigiado minha "goiabada" Very Happy

    Abraço do Jet ! 🆒
    Rato Marczak
    Rato Marczak


    Posts : 175
    Join date : 04/05/2009
    Age : 56
    Location : Porto Alegre - Brazil

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Rato Marczak 18/09/12, 10:48 pm

    Admirável... Gosto de ver trabalhos 'old school'.
    Mete bronca nisso aí. Tô curioso. Tem uma pilha de jatos aqui para fazer...

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 19/09/12, 10:06 am

    Já que o Professor tocou no assunto.... Smile

    Lembro-o que tem um Banshee pendurado, aguardando um mecanismo nas asas... mais do que ninguém, estamos aguardando ansiosos sua presença nas montanças, para aprendermos !

    Grato por acompanhar.
    Jet Cool
    Pacheco
    Pacheco


    Posts : 115
    Join date : 25/01/2011

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !!

    Mensagem  Pacheco 19/09/12, 03:22 pm

    Belo trabalho Jet... cheers
    avatar
    carlos tuga oliveira


    Posts : 25
    Join date : 08/01/2011

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  carlos tuga oliveira 19/09/12, 06:10 pm

    Boas,

    Eu não quero assustar até porque, eu próprio, até bem recentemente tenho utilizado o mesmo processo de utilizar chumbinhos para fazer lastro, embora ultimamente tenho utilizado uns chumbinhos com revestimento em latão (tipo "full metal jacket").

    Mas tenho lido e sabido por amigos que o chumbo com o passar do tempo tem tendência a dilatar e expandir a sua massa até mais de 10%, o que com o passar do tempo acaba por "rachar" os kits.

    Ou seja, estou há espera de ter alguns problemas no futuro com alguns kits já acabados e por outro lado tenho procurado novas alternativas nomeadamente tipo massa "das pronto" que depois de seca fica dura e com algum peso.

    Força com esse FAB que um dia também pretendo fazer um FAB (M2000 ou T meia).
    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 19/09/12, 11:09 pm

    Caro Carlos Tuga:

    Agradeço sua preocupação. De fato, já li sobre esse fenômeno, mas em virtude da combinação do chumbo com o cianoacrilato (super bonder); aí ficam com a palavra nossos mestres engenheiros, mas no tópico que eu vi (acho até que foi aqui mesmo ou na Webkits; tinha fotos de kits rachados por causa dessa combinação. Na época eu estava montando o F-89 e tinha acabado de colocar os chumbinhos no bico, quando o Professor Rato me alertou dessa situação; retirei todos e raspei ao máximo a cola e refiz o processo usando cola branca (como agora, no F-5...). De qualquer sorte, ainda tem espaço para eles dilatarem.

    Quando montares teu Mirage 2000, posta prá gente acompanhar ! Smile

    Abraço do Jet Cool
    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 04/10/12, 06:05 am

    Então, meus pacienciosos acompanhantes Very Happy...

    A boa notícia da semana: meu cafofo está em fase final de implantação, dêem uma conferida...

    A bancada:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Bancada

    Estante para os kits em suas "caixas-hangares", material e livros:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 EstanteKits

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 EstanteMat

    Ok, ok... chega de encher linguiça e vamos aos tímidos avanços dessa goiaba... Very Happy

    Reescrito o erro do scribe e lixada a primeira leva de massa, primer no bicho:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 PrimerSup

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 PrimerInf

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 PrimerEsq

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 PrimerDir

    E agora, um close do bico, depois de muuita lixa... mas creio que ainda é necessário mais trabalho, pois a mim parece que a parte de baixo ficou rombuda, muito arredondada ainda...
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 PerfilNariz

    Também separei os conjuntos dos trens, portas e freios aerodinâmicos, pintando tudo de alumínio. Gostei do detalhamento das peças e a única coisa necessária foi lixar as marcas de injeção das portas principais dos trens que não eram profundas.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03320

    Mad A obervação negativa fica por conta da bequilha, injetada numa só peça. É um saco pintar o pneu desse jeito ! Mad

    Obrigado a todos que prestigiam com sua frequência e comentários.
    Abraço do Jet e "vamu que vamu" ! Cool
    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 14/10/12, 10:58 pm

    Prosseguindo...

    Pintei aquela estrutura que ficava acima da câmera do gunsight e a parte superior do painel... onde parece descascado, é o brilho da tinta mesmo (até eu achei que não estava pintado...). Agora o cockpit está totalmente pronto e só falta dar uns retoques no piloto cujo uniforme "desbotou" devido ao manuseio e colocá-lo no seu devido lugar.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03342

    Preparei também os AIM-9B para as pontas das asas:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03340

    Escapamentos escavados...
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03339

    Pintados de branco, aguardando as famigeradas listinhas... é osso conseguir fotos ou especificações de cor dos mísseis reais na FAB... tenho o excelente livro do F-5 no Brasil e vou ter que reler com atenção para encontrar uma foto do Python 3 real (não de exercício). Aí estão eles, lado a lado. Acho que vai ficar muito legal a combinação. Estou pensando em colocar uma boca de tubarão no centerline. Sugestões são bem vindas Smile
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03343

    Verifiquei também que seria necessário corrigir os cabides das pontas das asas; os bordos de ataque e fuga são muito grossos e o de ataque tem a ponta reta. Também precisei eliminar a protuberância que serviria de encaixe para os AIM-9J que acompanham o kit. Vejamos como era:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03337

    E como ficou:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03336

    Aproveitei também para fazer a antena laminar do VOR/ILS, que fica sobre a deriva e não vem no kit. Pelo menos eu vasculhei as árvores e não achei... selecionei uma chapinha na espessura desejada (cedida pelo nosso amigo Bradley - Mestre da Militaria Smile) e cortei um pedaço retangular, com sobra:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03350

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03353

    Em seguida, utilizei uma seção de antena de rádio como lâmina para dar o perfil arredondado do bordo de ataque:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03356

    Medi o topo da deriva:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03357

    Eu tinha a impressão de que a parte arredondada ficava ALÉM da deriva e cortei com um milímetro a mais:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03358

    Mas observando melhor as fotos, vi que não; ainda bem, pois foi só diminuir o comprimento da antena.

    Era para ter pintado os trens de pouso, mas deu tudo errado :mad: ! Mergulhei os dois pneus no líquido de freio e terei que recomeçar do zero... Sad

    Jet 🆒
    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 21/10/12, 11:36 pm

    Vamos a mais um capítulo da novela:

    Estudando mais um pouco fotos do avião, percebi que a antena do VOR/ILS que fiz estava errada; na verdade ela tem perfil arredondado em ambas as extremidades, além de ser realmente um pouco maior que a deriva sobrando para a retaguarda. Então, tive de refazer:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03393

    Aproveitei o embalo e colei a dita cuja:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03397

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03396

    Dei também a segunda passada de massa; tinha uns buracos no bico que não ficaram bons... vai precisar de mais uma leva Mad ...
    Colei as tubeiras. Aqui vale um registro. Creio que o sujeito que projetou esse kit deve ter pensado em algum tipo de teste ou coisa assim. Pois me parece que ele levantou várias hipóteses para fazer o encaixe das tubeiras e escolheu o pior de todas Mad Mad Mad !!! As tubeiras, uma vez coladas, ficavam apontando para dentro. Tive de colocar um pedaço de plástico para mantê-las alinhadas e a borrachinha para que a tubeira direita não saltasse (levando a outra junto...):
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03391

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03390

    Por conta dessa movimentação toda, a parte superior ficou toda besuntada de cola Mad . Depois conserto isso...
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03416

    Partindo para o armamento. Os cabides desse kit foram feitos para fixação de bombas e/ ou mísseis Maverick. O que foi bom, pois para fixar os Python 3, aproveitarei o trilho dos AGM-65. Os cabides tinham aquelas garrinhas e parafusos, ou pinos para fixação das bombas... isso teve de ser removido, bem com uma boa limpeza e refinamento tanto no cabide como nos trilhos dos mísseis.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03398

    Observem como vem no kit e com os encaixes da bomba já removidos:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03400

    Dá-lhe lixa no encaixe do trilho ! É melhor ficar sem !
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03399

    Emassando o entalhe do encaixe dos cabides nos trilhos:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03405

    Vocês devem ter percebido um "dente" que apareceu no cabide. Pois bem, essa foi uma busca atroz. Revirei o livro do F-5; olhei as fotos de tudo quanto é ângulo... a dúvida era a seguinte:
    O kit vem com dois tipos de cabides; os dois internos e os dois externos. No kit eles tem mais ou menos o mesmo tamanho e apenas um tipo, que tem a forma de um paralelogramo, possuia uma fenda no bordo de ataque, que fui descobrir que era para possibilitar o funcionamento dos slats; só que esses eram os cabides internos e os mísseis são colocados nos cabides externos, que não possuíam as tais fendas e cujo bordo de fuga tem ângulo reto onde se encontra com a asa.

    Nas instruções do kit, não ficava claro quais eram os internos e externos... fui para as fotos e a grande maioria que vi, o cabide externo era com o bordo de fuga em ângulo reto, mas COM o entalhe para o movimento dos slats... aí, mandei a lima nos bichos:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03404

    Já colados e um "dry fit" com o Python 3 (a gente não resiste, né ? Quer logo saber como vai ficar Very Happy...)
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03406

    Também testei os encaixes dos AIM-9 e constatei que os trilhos das pontas das asas eram absurdamente grossos. O corpo do míssil não encostava neles, pois ele encostava nas aletas. Inicialmente pensei em colar uma tirinha de plástico como o Serelle havia feito com o Rafale dele (a gente aprende com os mestres Very Happy...) porém, verifiquei nas fotos que o míssil fica bem coladinho no cabide e que ele é praticamente da mesma espessura da asa. Mandei lixa sem dó:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03415

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03413

    Depois testei o encaixe dos mísseis e ficou perfeito ! Smile

    Fiz então os sensores de IR das crianças; usei preto brilhante para os AIM-9 e alumínio para os P3; a técnica é a mesma: coloco uma quantidade mais ou menos de tinta numa chapinha lisa, encosto a ponta do míssil e rodo ele vagarosamente, cuindando a inclinação para não ficar ovóide.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03407

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03418

    Abraço do Jet Cool
    Bradley
    Bradley


    Posts : 55
    Join date : 01/09/2010
    Age : 50
    Location : Capital dos pampas

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Bradley 22/10/12, 03:33 pm

    Tá!
    Mas e pq não fez as cabeças de guiagem transparentes????HEIN!!!!????

    Abraço por trás com mordidinha no lóbulo direito...
    PS:Vcs não estão pensando em NÃO ter montança no próximo sábado né??
    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 22/10/12, 10:09 pm

    Bradley:

    Garanto-lhe que sou capaz de mergulhar numa banheira de césio para saber que, por causa dessa "mordidinha" na orelha que - só no teu pensamento - eu recebi, tu vais morrer aos poucos, largando os pedaços pelo caminho, com os beiços brilhando de radiação...

    Vamos ao que interessa: confesso que POR TUA CULPA, cheguei a imaginar um jeito de lixar as ogivas dos mísseis e substituir por algum plástico "clear". Depois, calculei a probabilidade disso dar certo, levando-se em conta a minha habilidade e... conclusão: fiz o que fiz. E está feito. E achei bom. E cala a tua boca. Não diz mais nada.

    Amigão, venho de dois sábados seguidos de alforria... nem acredito... pelo menos eu e o Vladi não iremos, pois temos compromisso nesse sábado.

    Lamento pelo cão.
    Abraço.
    Rato Marczak
    Rato Marczak


    Posts : 175
    Join date : 04/05/2009
    Age : 56
    Location : Porto Alegre - Brazil

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Rato Marczak 25/10/12, 08:17 pm

    Jet,

    Eu tbém fiz assim nos Swinders do meu Skyray. Só que eu usei o Smoke da Tamiya. A 15m de distância, parece clear...
    + fotos???

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com
    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 25/10/12, 09:24 pm

    Rato Marczak escreveu:Jet,

    Eu tbém fiz assim nos Swinders do meu Skyray. Só que eu usei o Smoke da Tamiya. A 15m de distância, parece clear...
    + fotos???

    Rato Marczak
    www.ratomodeling.com

    Professor:

    A 15 metros de distância, teus kits parecem aviões reais ! What a Face

    Os meus melhoram um pouco porque não dá para enxergá-los direito... What a Face

    De lá para cá não fiz nada... mas assim que der, posto os avanços.
    Obrigado pela visita.

    Jet Cool
    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 19/11/12, 10:20 pm

    Bem, não há muitas novidades... Sad

    Os pneus dos trens foram para o líquido de freio de novo Mad ! Dessa vez, foi a última; após escová-los e lavá-los, pintei o steel, esperei secar e fiz máscaras de fita para as rodas, utilizando uma seção de antena para cortar em volta:

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03482

    Aplicadas as máscaras, foi a vez do preto fosco:

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03481

    Depois de tudo seco, colei os pneus nas pernas dos trens usando tolueno; por ser líquido, foi uma colagem limpa. Embebi o pincel e fui depositando o tolueno no orifício da roda, encaixando a perna do trem em seguida:

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03483

    Dei a última leva de massa nas antenas laminares sob o bico e na lateral, onde havia ficado uma pequena irregularidade. Na foto das antenas, ficou um monte de massa que retirei o excesso, mas não fotografei... depois de ter feito isso, achei que teria sido melhor cobrir os buracos com massa, construir antenas laminares com metal e enterrá-las na massa ainda fresca... mas, como eu disse, essa idéia só me ocorreu depois Sad.

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03477

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03476

    Para finalizar o dia de trabalho, retoquei o preto do painel, mas... craquelou ! Terei que lixar e pintar novamente. Foi esmalte revell sobre acrílica Tamiya... mas estava seca há bastante tempo, então, não entendi o porquê Sad .

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03479

    Buenas, por enquanto é isso.
    Jet Cool
    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 29/12/12, 02:39 am

    Buenas, como diz o ditado "Quem é vivo sempre aparece"... então, reuni o material das últimas semanas, para retomarmos essa goiaba... infelizmente, não conseguirei concluí-lo nesse ano... o que não chega a ser um desastre, considerando que 2012 só tem mais dois dias... Very Happy Very Happy. Ao que interessa:

    A colocação das listas dos AIM-9 foi por demais trabalhosa, o que piora quando o vivente pensa que será fácil e... não é. Optei por utilizar decais para fazer as famigeradas listinhas que - depois de alguma pesquisa - concluí por serem vermelhas e azuis, em posição diferente da preta que eu inicialmente tinha colocado em um dos mísseis.

    Separei os decais de meu arquivo de retalhos, já preparado para repetir a operação muitas vezes, pois sempre procuro usar o decal mais antigo:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03509

    Pela idade e ressecamento dos decais, cortei as tirinhas com alguma sobra no comprimento e mergulhei no amaciante de decal. Esse que eu tenho não é muito eficiente, mas deu para o gasto... trabalhei usando essa pinça de bambu, para não macular os decais.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03513

    Deslizava a listinha previamente cortada para minha base de vidro, separava os excessos de filme cortados; aplicava future com um pincel no local onde ia o decal e com a pinça, posicionava o mesmo. Até aí, fácil. O problema começava na hora de fazer o bicho contornar o corpo do míssil... foi um exercício de paciência.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03515

    As listas azuis não me deram tanto trabalho quanto as vermelhas. Essas... foram incontáveis tentativas. Usei future para colar todas. Resultado final:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03519

    Concluídos os mísseis, voltei-me novamente para o martírio "massa-lixa"; identifiquei outros pontos de erro no rebaixamento do relevo e umas "cositas más", que foram corrigidos com bonder e massa, respectivamente:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03572

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03573

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03571

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03570

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03575

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03507

    Isso foi feito ao longo de outras etapas, por isso o kit se apresenta diferente em algumas fotos; agrupei tudo para não ficar voltando no assunto mais tarde... lembro aos pacienciosos amigos que esta é a minha primeira (e penúltima - graças ao Bradley :mad:) experiência em rebaixamento de linhas, de formas que o resultado ficou mais feio que bater na própria mãe Sad...

    Voada: depois de fechar o kit é que percebi que, olhando pelas entradas de ar... tinha "aquele" buraco ! Esqueci de fechar essa joça. Cortei então, chapinhas em plástico preto e posicionei no fundo, colando com bonder. Fácil para descrever, já para fazer... :rolleyes:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03537

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03539

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03540

    Agora, uma guinada. Não fiquei nem um pouco satisfeito com o aspecto das tubeiras. Além da besuntação de cola e da diferença que ficou entre o anteparo das tubeiras e a fuselagem do avião, ainda ficou uma fenda gigante entre os bocais:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03533

    Inicialmente eu tentei preencher com sprue amolecido no tolueno, mas o resultado foi ruim, principalmente porque a área era terrível para lixar. Aí resolvi seguir os passos do Jaca, nosso mestre goiabeiro Very Happy... (registre-se: porque não pensei nisso antes ?): Saquei tudo fora:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03542

    Cortei os anteparos com alicate:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03544

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03545

    Trabalhei com lixa e lâmina, para raspar os restos de cola e remover o plástico;
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03547

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03546

    A idéia então, é fazer uma chapa inteira, onde as tubeiras encaixem. Separei uma placa de plástico:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03548

    Apoiando o kit sobre ela, com a lapiseria fiz o contorno da cauda:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03549

    Aí está o desenho primário:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03551

    Cortei os excessos e fui acertando com a lixa até alcançar o bordo riscado, que é maior do que tamanho devido. Isso foi proposital, para que eu tivesse uma boa área de colagem, com sobra para ajustes:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03553

    Usei Bonder Gel para colar, pois ela me proporcionou um tempo para centrar a peça, alinhando os contornos.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03554

    Resultado:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03564

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03563

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03562

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03561

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03560

    Bem, eu particularmente fiquei muito satisfeito. Mas ainda tinha a parte mais crítica: posicionar as tubeiras alinhadas... repeti o processo do corte da placa de plástico, porém, num pedaço de papel vegetal; fiz as medições (não pergunte como... com a minha matemática rasteira, até hoje estou pensando em COMO consegui fazer isso... Very Happy) e desenhei no papel vegetal os quadrantes ocupados pelas tubeiras e determinei o ponto central de cada um...
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03569

    Recortei meu gabarito tabajara e com duas tiras finas de durex, fixei ele por cima da peça do kit:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03576

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03577

    Agora a hora da verdade: perfurar. Isso fiz com todo o cuidado (até onde deu... vocês já vão entender, rsrsrs) para não perder a centralidade; à medida que ocorriam pequenos desvios no eixo, eu ia corrigindo com a broca cada vez maior, até acertar. Isso aconteceu rápido e depois foi só aumentar o diâmetro das brocas. Iniciando com a broca 0,25:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03578

    O resultado inicial:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03580

    O "armamento leve":
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03581

    Entra em cena a "artilharia":
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03583

    E por fim, não teve jeito: tive que apelar para o "arsenal nuclear" da minha furadeira:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03584

    Usei simplesmente, TODAS as brocas ! Já no final, com as brocas mais grossas, fui com cuidado, manualmente... por último, fiz uma correção final e poli as bordas com a maquineta da Avon e seus rebolos:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03586

    Resultado final: BEM melhor que o sistema original do kit...
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03585

    Vamos aos canhões: Broquei o alojamento deles e testei a colocação; achei que a cavidade deles estava muito grande...
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03530

    Deixei os canos no lugar e cobri com massa, procurando retirar o excesso:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03532

    Depois de seca a massa, retirei os canos com ajuda da pinça e dei uma trabalhada nas cavidades.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03538

    Melhorou, na minha opinião, mas creio que será necessário algumas correções pois a massa me pareceu meio irregular ainda:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03541

    Voltando ao cockpit, vamos fazer o HUD. Vamos aos registros:
    Com um lâmina, cavei um entalhe sobre o suporte do display, para encaixá-lo, uma vez que utilizarei a cola branca para fixá-lo e ela não tem boa aderência, ainda mais com uma superfície tão pequena...
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03592

    Entre fazer o ínfimo display e perdê-lo, fiz umas cinco peças...
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03593

    Perfil superior arredondado:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03597

    Como o entalhe aberto deixou à mostra o plástico cinza claro, fiz uma mistura de cola com guache preta (que tem acabamento fosco) para fazer a colagem. Apliquei com um pincel:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03594

    Por fim, posicionei o display:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03598

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03599

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03600

    Por enquanto é isso... agradeço mais uma vez aos amigos que comentam e acompanham.
    Forte abraço do Jet e um feliz 2013 com muitos kits ! 🆒
    Bradley
    Bradley


    Posts : 55
    Join date : 01/09/2010
    Age : 50
    Location : Capital dos pampas

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Bradley 31/12/12, 12:36 am

    Tá bom...
    Mas e os progressos da última montança de 2012?

    Bjunda
    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 31/12/12, 10:51 am

    Caalma, "bitcho"... vou entrar em recesso de final de ano mas assim que reunir mais material, já posto. Minha idéia é pintar o F-5 para então postar.

    Abração, feliz 2013 e obrigado por acompanhar !

    Jet Cool
    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 15/01/13, 01:39 am

    Buenas, vamos dar continuidade ao nosso Tigre dos Pampas... 🆒

    Primeiramente, o agradecimento aos perseverantes acompanhantes. Espero que o resultado compense minimamente o sacrifício dos amigos em acompanhar essa epopéia.

    Ao que interessa:
    Como eu já confessei, a pintura para mim é um martírio, mas com o incentivo do pessoal no clube, estou me adaptando ao uso do aerógrafo de dupla ação e às tintas acrílicas, que eu não gosto muito... mas o drama da escolha da tinta arrastou-se nas semanas anteriores, e cheguei à decisão de utilizar - para o "Cinza FAB - FS 36463" - o XF-19 Sky Grey, da Tamiya... encontrei algumas referências a ela com esse FS e para a Vallejo Model Color 989. Como não tinha como conseguir essa última, fui de plano "B"... para ter uma idéia, coloquei uma casquinha da tinta sobre o chip que aparece no livro do F-5 no Brasil:

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03502

    Pintei as portas dos trens e os frames do canopy, para ter uma idéia. Inicialmente, achei meio escuro...
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03506

    Mas depois fui me acostumando com a idéia e achando que ficou muito boa a cor, só tenho a impressão de que nas fotos o cinza parece ser mais azulado...

    Parti para o pré-sombreamento; como estou ainda em luta corporal com o aerógrafo, é possível encontrar várias "rateadas" de acúmulo de tinta e variações dantescas do traço... fazer o quê Sad ? Idade e pouca prática Very Happy ... mas vocês verão que o resultado não ficou tãão ruim (claro, sumiu tudo Very Happy ...).

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03602

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03603

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03604

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03605

    Com a ajuda do Bradley - mestre da militaria, substituí o pitot original por um de metal. Além de mais refinado, é infinitamente mais resistente:

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03609

    Fixar o canopy deu problema. O pára-brisa é muito baixo e grosso ! Eu tinha medo de colar com algo mais forte e detornar as transparências, mas a cola branca não deu conta do recado - o que foi melhor, pois tive que descolar para acertar as duas peças... precisei colar com Extra Thin da Tamiya; ainda bem que o canopy tem aquela moldura larga atrás, proporcionando boa superfície para colagem, sem risco de esbranquiçar a peça. Colei o canopy atrás e fui depositando cola nas laterais, pelo efeito de capilaridade, com a ponta de um pincel. Depois colei o pára-brisa no frame dianteiro do canopy e para colar a base dele, lancei mão do mesmo princípio. Não foi fácil casar as duas peças... o pára-brisa parecia estar torto.

    Depois de coladas as transparências, iniciei o mascaramento para pintura. Protegi os frames com fita:

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03607

    Preparei a máscara líquida (álcool polivinílico - créditos ao meu irmão modelístico Aircommando) adicionando um pouco de têmpera azul, para dar cor à mascara:

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03610

    Misture bem; o álcool polivinílico tem uma boa consistência.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03611

    Apliquei com um pincel e depois passei uma lâmina bem afiada, usando as fitas do mascaramento dos frames como guias, já que os frames não eram tão pronunciados. Não esqueça de remover as fitas antes de pintar !
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03612

    Enquanto a máscara secava, aproveitei para fechar uma fenda que tinha logo atrás do canopy; estiquei um sprue, mergulhei no tolueno e com um palito de dente, fui acertando ele - amolecido - na fenda. Cortei dando o formato para o acabamento e terminei de inseri-lo no local.

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03613

    Mascaramento dos porões. Quem for montar esse kit, não seja burro como eu: ele tem as portas prontas para montar fechadas - o que daria uma excelente máscara para os porões, mas o CAVALO aqui separou os sprues de peças que não seriam usadas... :mad:

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03608

    Manda ver XF-19 !

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03614

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03620

    Aqui ficou azulado, até um pouco escuro... mas é da fraca iluminação.

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03621

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03623

    Duas com flash:

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03625

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03626

    E a última, por baixo:

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03627

    Buenas, por enquanto é isso ! Vou tentar acelerar a colheita antes do nascimento do bebê... Wink

    Jet 🆒
    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 07/03/13, 02:03 am

    Bem pessoal, mais uma vez, agradeço, constrangido, pela paciência dos que tem me acompanhado... ocorre que há cerca de nove meses encomendei um kit... recebi no dia 30 de janeiro, às 12:08; enquanto esperava, fui rebaixando o relevo de um Vampire que me foi gentilmente presenteado pelo amigo Bradley, mestre da militaria:

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 BaixandorlvVampire-30Jan2013_zpscd3e0f00

    Finalmente chegou ! Meu kit 1/1 de ser humano ! Smile O único que todo o modelista quer que demore os nove meses prá chegar... Very Happy

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 NascimentoBelinha30Jan2013_zpsf4c9d07c

    Explicado o motivo da minha ausência Wink , vamos a umas poucas atualizações Smile :

    Pintei o bico...
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03742_zps5cd4a994

    ...e poli o pitot:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03801_zps00fa4636

    Aplicação da primeira demão de Brilho Fácil, para selar a pintura:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03764_zps5aab598d

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03765_zps5be31a6c

    Essa aplicação a pincel deixou marcas entre as áreas pinceladas que tive de polir, de agora em diante, só aerógrafo... mas o pior estava por acontecer. Na hora de mascarar a cauda para pintar a parte metálica, usei o álcool polivinílico e fitas; A MÁSCARA COLOU DE TAL FORMA NA TINTA QUE ARRANCOU TUDO !! :mad: :mad: Conclusão: tive de refazer o sombreamento e a pintura :mad:

    Consertado o estrago, verifiquei que entre as tubeiras, acima delas, existe uma placa (eu estava na dúvida se aquela região era metálica também, além de me lembrar do livro do F-5, onde em um dos profiles aparecia uns números pequenos ali...) então, vamos fazê-la. Marquei a área e tirei as medidas:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03776_zpsf277fbe4

    Escolhi uma chapinha de plástico com a espessura adequada e parti para a confecção da peça:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03773_zps7563cc0d

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03774_zpse2c8fa63

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03777_zps26487c1b

    Aplicada no local com Pritt Tak; tenho que acertar os contornos e pintar antes de colá-la no local.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03780_zps345a5b7b

    Lembram que estava fazendo os rollerons dos mísseis ? Pois é... não "rollou"Very Happy ... ficaram desiguais e os dos Python iam ser mais complicados, então decidi fazer uns gabaritos de cartão (observem que os rollerons dos AIM-9 estavam prontos):
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03640_zps528c3a59

    Desenhei com lapiseira 0.7 e cortei com uma lâmina de corte preciso:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03642_zps0aefda11

    Gabaritos prontos:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03643_zps705a7684

    Partindo para a pintura. Reuni o material necessário:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03772_zpsae12d829

    Com o míssil na garra do suporte protegido por um pedaço de papelão, apoiei o gabarito na aleta e o fixei minimamente com a pinça cruzada; a partir daí, fiz uma ponta em bisel no grafite da lapiseira e risquei levemente o contorno do rolleron, pintando à mão com um pincel bem fininho:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03771_zps5a5e45a2

    Levei dois dias para fazer os dezesseis lados ! :rolleyes: Mas fiquei satisfeito com o resultado. Principalmente nos Python que estavam meio sem graça, pois são totalmente brancos.

    Adicionei o cabo do freio nos trens de pouso; como eles são metálicos, escolhi um fio da cor:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03587_zpsb4ef61a0

    Com uma broca fina, escavei um alojamento na roda e colei o fio com bonder:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03589_zpsea5b8f4e

    Depois, com a ponta do palito de dente, fui conformando o duto; ficou uma sobra para fixar no porão, o que ainda carece de pesquisa.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03588_zps2e58b12b

    Gato escaldado tem medo de água fria. Com o bom e velho mascaramento com fita, pintei finalmente a área metálica na cauda:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03802_zpsfc474727

    Após aplicar uma camada de BF com o aerógrafo, apliquei um filtro para clarear e suavizar o sombreamento (ensinamento do Bradley, mais uma vez...); mais três camadas finas de BF para selar a pintura e colei as tubeiras:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03804_zps9dbe35c2

    Buenas, verifiquei que os trilhos dos cabides dos Python necessitavam de correção, pois os do kit (para bombas) são curtos; vamos estendê-los então. Escolhi uma chapa plástica da espessura do trilho e cortei um filete na largura dos mesmos, com alguma sobra:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03805_zps1b274e8e

    Ajustei o local da colagem com lixa, colei com cola da Tamyia e apliquei uma capa de bonder. Ficaram assim, ainda precisarão de lixa e pintura (observe os mísseis com os rollerons prontos):
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03806_zpsf1803a13

    Buenas, por enquanto é isso. Smile

    Jet 🆒
    Pacheco
    Pacheco


    Posts : 115
    Join date : 25/01/2011

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !!

    Mensagem  Pacheco 15/03/13, 12:51 am

    Boas,bela adiantada.
    Dei uma passada para ver se me animo com o meu F-5.
    Está paradão aqui.
    Abraços Jet.
    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 28/05/13, 12:27 am

    Uns poucos avanços, para não desanimar os viventes que ainda acompanham... Very Happy

    Como ficaram os Python com os cabides "estendidos", já pintados:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04075_zpsf91f8642

    Já os cabides internos não serão utilizados e acabei passando batido pelo encaixe deles sob as asas... para tapá-los, resolvi usar o próprio plástico. No banco de sprues, catei um de perfil quadrado...
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03921_zpsb76e1203

    Medi o tamanho...
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03923_zpse1aef486

    Cortei a barra no tamanho:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03924_zps223a0ca5

    Depois dividi em duas:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03920_zpscb339626

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03922_zps6939fccb

    Acomodei as barras no local do encaixe do cabide; entraram bem justas, de modo que não necessitará massa ! O excesso de altura foi aparado rente com essa gilette. Nem massa, nem lixa !
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03927_zps88bd5aaf

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC03928_zps29bc79b6

    Depois foi só dar continuidade à linha de painel e retocar a pintura e o Brilho fácil.

    Apliquei os decais, que são bem poucos...
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04069_zps6de556d0

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04070_zps90994bc8

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04071_zpsf31a2555

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04072_zpsf2996817

    Por enquanto é isso. Mas pretendo dar uma mexida nele nesse feriado. Como estou sem compressor, devo fazer o wash.

    Abraço a todos !
    Jet Cool
    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 09/06/13, 07:45 pm

    Conforme dito, aproveitei o feriado e apliquei o wash; como estava morrendo de medo de danificar a pintura, optei por utiliza guache. Dá um pouco mais de trabalho mas é mais seguro...

    Reunindo o material:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04092_zps539dd9fc

    Aplicando:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04093_zpsacf6de3f

    Resultado:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04094_zps24494a1f

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04095_zps448569b2

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04096_zps8828d666

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04097_zps98c29d7b

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04098_zps86620e8b

    Refazendo a antena laminar sob o bico:

    Observem que a antena é diferente da que vem no kit:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 F-5E4873_zps948cc633

    Comparando:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04146_zps131936d8

    Coloquei a porta da bequilha junto porque a antena é da mesma altura e a do kit, menor, além do formato. Mas os F-5 possuem as duas.

    Instalada e mascarada para a pintura:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04148_zpsa3a40441

    Mascarei também a antena de VOR/ILS da deriva e pintei tudo, além de outros retoques:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04147_zps2944b166

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04150_zpse47919ec

    Instalei os trens de pouso. Como a bequilha ficava folgada no alojamento, coloquei um pouquinho de durepox para firmar:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04149_zpsb0917903

    Depois colei os trens. Agora estou dando uma pesquisada nos porões para ver se melhoro algo. Até agora o bicho está assim:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04152_zpsf4324adf

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04154_zpsd993cd02

    Bueno... Lei de Murphy :mad:... não sei se todos perceberam, mas na primeira foto já dá para ver que falta um pedaço do decal "FORÇA AÉREA BRASILEIRA" :mad: :mad:
    Pois nem eu sabia que já estava sem antes de começar a aplicar o wash ! Pensei que tinha acontecido durante esta operação, embora eu tivesse certeza de que não havia tocado o kit ali... pois então. Se alguém puder me socorrer com esse decal... eu tenho outra folha do FCM, mas a inscrição é menor e eu queria evitar ao máximo ter que remover os decais... tenho CERTEZA que vai detonar a pintura. Agora, sinceramente, não entendo Sad . Várias camadas de brilho fácil e depois uma capa de future à pincel...

    Jetcommando
    Jetcommando


    Posts : 294
    Join date : 20/05/2010
    Age : 55
    Location : Sapucaia do Sul / RS

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Jetcommando 14/07/13, 01:19 am

    Bueno, primeiramente, agradecer mais uma vez a todos os amigos que tem acompanhado e incentivado este trabalho   Smile. Nas últimas semanas, importantes avanços !   Smile Smile  Smile

    Arrisquei-me a empregar uma técnica aprendida com o Bradley, nosso mestre da militaria, para fazer as luzes de navegação vermelhas da asa do Tigre; primeiramente, broquei o local das luzes, o que foi facilitado pelo fato de ali já existir um relevo. O único cuidado a se tomar é justamente não exceder o limite do relevo.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04138_zps1f36166b

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04139_zps984223a7

    Depois, foi a vez de providenciar a luz, propriamente dita, o que foi feito com um pedacinho de sinaleira de automóvel, esticado na chama de uma vela... a técnica consiste em esticar até uma espessura que ainda possibilite firmeza e aí deixar que a chama corte o fio; rapidamente, enquanto ainda quente, pressionar a extremidade contra uma superfície lisa e plana, obtendo assim uma lente. De acordo com a pressão e a espessura do fio cortado, se aumentará o diâmetro dessa lente. Para mim, bastou uma gotinha:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04137_zps46fb74e0

    Não há como conformar a peça por ser diminuta, então o jeito é ir tentando até conseguir uma de formato adequado. Eu tive sorte e não demorou muito. Apliquei uma gotícula de bonder no alojamento, coloquei Pritt Tak na ponta de um palito de dente para posicionar a lâmpada:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04140_zps8f1db216

    Aí está, no lugar. O material utilizado:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04141_zps6ca58f87

    Depois dei uma polida com lixas 400, 600 e 1000, selando com uma gotícula de future:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04143_zpse4c65a57

    Repetir a ação para a luz inferior.
    Depois dessa, só dá o Jet disputando os caquinhos de sinaleira com os garis nos locais de acidente...  Very Happy

    As demais usei clear da Tamiya.

    Com os trens colados, fui pesquisar para onde iam os dutos dos freios...
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04151_zpsd980f3de

    Bem, cheguei à conclusão (que pode estar errada) de que eles iam para o centro, emaranhar-se no porão das rodas. Como o porão do kit é simplório e vi em várias fotos o F-5 aterrissado com os porões fechados, resolvi fazer assim. Só que a peça para fazer o porão das rodas fechado é diferente da utilizada na posição aberta (que eu já tinha pintado); então, tive de pintar as peças corretas, o que fiz nesse sábado. De qualquer modo, estiquei e colei os dutos do freio ao longo dos porões, usando bonder:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04211_zpsfa9dd04e

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04210_zps7d00e18f

    Fiz também a sonda de temperatura, usando sprue esticado. Furei o local com broca 0,25 mm:
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04266_zps3909b7ac

    Introduzi o sprue esticado e cortei na altura desejada com um alicate.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04269_zpsb7277e8a

    Depois colei a outra parte com alguma sobra e aparei as pontas até chegar na dimensão correta.
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04270_zpsbaed0746

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04271_zpsf51b1435

    Reparei o decal que estava partido ! Agradeço imensamente ao Laércio Tavares que me enviou a folha completa ! Muito obrigado, amigão !   Smile
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04273_zps9c62d238

    Tive de fazer alguns retoques nos cabides, na antena laminar (que tinha descolado:x ...) e no centerline que descascou uma parte. Em função disso, não colei os AIM-9, mas aproveitei e colei os Python. O bicho já ficou com cara de interceptador !   Smile Smile  Smile
    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04274_zpsae529fff

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 DSC04275_zps87e8f45b

    Abração do Jet a todos que prestigiam esse trabalho...Cool Cool 
    Pacheco
    Pacheco


    Posts : 115
    Join date : 25/01/2011

    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !!

    Mensagem  Pacheco 15/07/13, 12:12 am

    Maravilha jet.
    Preciso voltar a trabalhar no meu.
    Tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo.
    Parabéns.

    Conteúdo patrocinado


    Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!! - Página 4 Empty Re: Meu 1º FAB !! - FINALIZADO !!!

    Mensagem  Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: 26/04/24, 10:18 am